Primeiros Socorros no Trânsito

Hoje, devemos estar bastante atentos nas nossas estradas, visto que o risco de um acidente acontecer é alto, pelo grande número de carros que circulam pelas vias brasileiras. Sabendo dirigir e seguir as regras impostas no trânsito, podemos fazer uma boa e tranquila viagem, ou até mesmo chegar são e salvo no trabalho, por exemplo.

Mas, como devemos ser prevenidos, em caso de acidente, devemos proceder, de forma correta, os primeiros socorros adequados ás vítimas, pois, se depender do estado ou da gravidade da lesão, pode ser salvo graças à maneira correta de se proceder aos primeiros socorros.

.

Você sabe como agir caso se deparar com uma ocorrência dessa magnitude? Não? Fique tranquilo. Neste artigo, iremos destacar a você as noções dos primeiros socorros, como proceder, e algumas precauções para que nada dê errado e para que a vítima possa sobreviver. Então, vamos lá?

Como Prestar Corretamente os Primeiros Socorros

No caso de ocorrer algum acidente, você deve estar ciente de como proceder caso haja alguma vítima com ferimentos graves. Você deve ter em mente que, apesar de dominar todas as técnicas de primeiros socorros, você não é instruído como um médico. Então, aja no possível, sem extrapolar os limites. Isso pode ser fatal para a vítima ou prejudicar o seu estado já deteriorado.

Antes de qualquer coisa, você deve contatar de imediato os serviços de socorro, lhe informando tudo o que for possível, como idade da vítima (se não souber com exatidão, procure passar a idade aproximada do indivíduo), a sua exata localização, os veículos ou outras vítimas envolvidas e, o mais importante, quais foram as primeiras ações que você prestou antes de o serviço chegar.

Se você não souber proceder de maneira exata os primeiros socorros, seja positivo e faça a pessoa ficar mais tranquila, com frases do tipo ‘’A ambulância está a caminho’’, ‘’vai ficar tudo bem’’. Assim, a vítima fica mais esperançosa.

Algumas Recomendações Básicas

Primeiros Socorros

Primeiros Socorros

Você deve ficar atento para não ser uma vítima também. Se estiver em uma rodovia movimentada, faça sinais, coloque o triângulo ou pedaços de madeira para sinalizar aos outros motoristas de que há vítimas. Coloque tais objetos a uma distância segura. Se estiverem outras pessoas com você, diga a elas para não atrapalharem se não souberem ajudar, e oriente-os a permanecer no veículo.

Antes de começar, olhe bem as circunstâncias do acidente. Veja se a vítima tem escoriações ou ferimentos graves. Assim, você vai saber de maneira correta como proceder em casos desse tipo.

Caso a iluminação do local esteja baixa ou nula, nunca, em hipótese alguma, acenda algum tipo de fósforo, vela ou isqueiro. Há o risco de gases ou combustível vazar dos tanques dos carros sucateados, podendo causar explosões.

Se precisar deslocar algum pedaço grande que esteja obstruindo a sua chegada á vítima, não hesite e peça ajuda a outros transeuntes para ajuda-lo a mover. Desse jeito, você não fica ferido também.

Respiração Artificial: O que é e Como Fazer

O nome já diz tudo: respiração artificial significa utilizar meios para fazer com que a vítima que não está respirando restabeleça essa ação. É bastante simples. E, se não for feito logo e da maneira correta, a parada respiratória pode evoluir para uma séria parada cardíaca, podendo levar a vítima a óbito.

Então, se você proceder da maneira correta e, no máximo, até 2 minutos depois da arada, as chances de a vítima voltar a respirar bate na casa dos 90%. Se não souber fazer, chame alguém que saiba, e aja antes mesmo de o socorro chegar.

Como Fazer a Respiração Boca a Boca

Respiração Boca-a-Boca

Respiração Boca-a-Boca

Segue agora instruções para você que não sabe fazer a respiração boca a boca. Olhe com atenção:

-Ponha sua mão no nariz da vítima e segure, para não deixar o ar vazar;

-Abaixe-se e coloque sua boca em cima da boca da vítima, e comece a soprar de maneira forte.

-Depois de feito isso, deixe a sua boca um pouco longe da vítima e sinta o ar expirado pelo pulmão;

-Se caso a pessoa ainda não der sinais de recuperação, repita por inúmeras vezes esse procedimento.

-Se a vítima tiver ferimentos em seus lábios, faça o contrário: ‘’Boca-Nariz’’. A única diferença é que você terá que assoprar as narinas da vítima e ser cauteloso ao fechar a boca dela para não deixar o ar escapar.

Em Caso de Parada Cardíaca

Se o procedimento de respiração artificial não for feita a tempo ou ser mal sucedido o risco de parada cardíaca aumenta. Quando isso ocorre, pode ser simples o diagnóstico, é só ficar atento em alguns sinais que a vítima emite, como:

  • -Nenhum batimento cardíaco;
  • -Nenhum sinal de respiração;
  • -Perda da consciência;
  • -As pupilas ficam dilatadas;
  • -As extremidades do corpo adotam uma coloração roxa;
  • -Intensa palidez apresentada pela vítima.

Se estiver apresentando esses sintomas, é hora de agir, com a massagem cardíaca, que nós vamos ensinar a seguir.

Como Fazer a Massagem Cardíaca

Confira aqui os procedimentos necessários para fazer a massagem cardíaca e para que ela tenha sucesso:

  • -Antes, posicione a vítima em uma superfície que seja dura;
  • -Com suas mãos, faça pressões no esterno (osso que está localizado no centro do tórax), para que o coração fique comprimido ao encontrar o arco costal posterior e também a coluna vertebral. Mas não pressione por longos períodos, pare de exercer força rapidamente. Você deve proceder a essa atividade cerca de 60 a 70 vezes por minuto, até que o coração restabeleça a sua atividade ou até a ajuda especializada chegar ao local.

Como Fazer uma Hemorragia Externa Cessar

Para conter o sangue que não cessa de vazar você pode fazer o seguinte:

  • -Fazendo uso de pano limpo, amarre-o em volta do corte a fim de o sangramento parar;
  • -Se não tiver um pano limpo, gravatas, cintos ou outras coisas que exerçam pressão também podem ser colocados;
  • -Se o corte ter uma dimensão pequena, apenas pressionando o dedo no local a hemorragia deve acabar.

Aí estão algumas dicas para que você possa ficar preparado no caso de algum acidente que, porventura, pode vir a ocorrer.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *