O Que é Uma Válvula de Escape? Para Que Serve?

O Que é Uma Válvula de Escape? Para Que Serve?

Antes de falarmos a respeito da válvula de escape e qual a sua função, vamos conhecer um pouco sobre válvula.

O motor de combustão interna é constituído de duas ou mais válvulas, as quais têm a função de deixar entrar, ou deixar sair os gases dos cilindros da câmara de combustão. A válvula tem um formato de uma haste cilíndrica, com uma cabeça parecida com um disco.

Tipos de Válvulas

Um motor a combustão interna possui dois tipos de válvulas: as de admissão e as de escape:

  • Válvulas de admissão: faz o controle da entrada dos gases, e da mistura entre ar e combustível no cilindro, dentro da câmara de combustão do motor.
  • Válvulas de escape: ela expulsa os gases logo depois da explosão.

Alguns motores possuem válvulas de admissão com a dimensão da cabeça maior do que as de escape, com o objetivo de facilitar que os gases entrem no cilindro.

A temperatura na cabeça das válvulas de admissão pode chegar a 250˚C, e na sua haste, a temperatura pode chegar a 100˚C. No caso das válvulas de escape, elas podem atingir uma temperatura bem mais elevadas: na cabeça da válvula de escape, a temperatura pode chegar a 750 ˚C; e na sua haste, a temperatura pode chegar aos 400 ˚C.

Por terem que suportar uma temperatura muito alta, algumas válvulas de escape são ocas, e o seu interior e preenchido com sódio, o qual permite a dissipação rápida do calor aumentando, assim, a vida útil da válvula.

Número e Disposição de Válvulas e Cada Cilindro

As válvulas podem ser dispostas de duas maneiras: laterais (SV) ou à cabeça (OAV). Cerca de 90% dos motores da atualidade possuem as válvulas dispostas à cabeça.

Em relação à quantidade de válvulas, quanto maior for o número, mais eficiência terá o motor. Pode haver mais de duas válvulas em cada cilindro. Os mais comuns são os cilindros de 4 válvulas, sendo duas de admissão e duas de escape.

Os carros muitas vezes são identificados pela quantidade de válvulas que eles possuem em seus motores. Por exemplo, um motor que tem quatro cilindros, e em cada um deles tem 4 válvulas, é um “motor de 16V”.

Enquanto um motor que tem 6 cilindros, cada um deles com 4 válvulas, é chamado de “motor de 24V”.

Em um motor de 4 tempos, a cada duas voltas do virabrequim, cada válvula abre e fecha. Um motor girando a 6.000 rpm, atua as válvulas 3000 vezes a cada minuto.

Antes, era necessário realizar a troca das válvulas com uma certa regularidade, por causa do grande desgaste que o funcionamento provocava nas mesmas. Na época, era adicionado o tetraetilchumbo na gasolina para reduzir este desgaste.

Válvulas

Válvulas

Hoje, porém, o tetraetilchumbo é proibido. Atualmente são usados materiais mais resistentes, e as cabeças das válvulas são revestidas com estelite. Isso eliminou a necessidade de fazer a troca das velas, e fazendo do tetraetilchumbo obsoleto.

Válvula de Escape

Agora que já conhecemos um pouco do que é e como funciona uma válvula vamos falar especificamente da válvula de escape.

A válvula de escape está localizada na cabeça do cilindro, o qual pertence a um motor a combustão interna. A válvula de escape é instalada no motor a combustão interna, com o objetivo de expulsar os gases contidos na câmara de combustão.

Quando acontece a inflamação de ar e combustível no cilindro, os gases resultantes desta combustão são expulsos para o exterior do motor por meio da válvula de escape.

A válvula de escape do modelo de motor a combustão interna, é maior do que a válvula de admissão. Isto se dá pelo fato de que é muito mais fácil admitir o combustível e o ar para dentro da câmara de combustão, do que para limpar o cilindro após a combustão.

Em motores modernos, que possuem grande potência, no decorrer do consumo de combustível, existem tecnologias que são capazes de fazer a coordenação do fechamento, e da abertura da válvula de escape na hora certa, proporcionando um bom funcionamento do motor.

Válvula de Escape

Válvula de Escape

Equipamentos, juntamente com a caixa de engrenagens, aproveitam ao máximo o equipamento para fazer a limpeza do cilindro. Durante o momento crítico em meio ao processo de combustão, quando a válvula de escape é aberta, o pistão consegue expulsar dos cilindros os gases resultantes do processo de combustão. Sem precisar sacrificar o fluxo de misturas de ar combustível, admitidos para o interior do cilindro.

Há o envolvimento de vários fatores na ajudam à válvula de escape no decorrer da realização da sua tarefa principal. É crucial que na cabeça do cilindro, junto com a válvula, haja também um dispositivo bem elaborado.

Sua instalação deve ser livre de qualquer restrição, para que os gases utilizados na combustão, não tenham nenhuma dificuldade no momento de sair da câmara de combustão. Possibilitando, assim, uma saída rápida e sem problema.

Não deve haver nenhuma obstrução na porta de escape, e esta deve ser correspondente a junta. Este método é bem popular para realização desta operação.

Por meio da moagem, a porta de saída, que fica no coletor de escape e na cabeça do cilindro, deve ter o tamanho exato, igual ao tamanho da abertura na junta de escape. E o fluxo provocados pelos gases não deve ser interrompido.

O fornecimento de um caminho desobstruído e suave, ajuda a válvula de escape na hora de expulsar os gases da combustão para fora da câmara de combustão.

Inúmeros ângulos podem compor a face única de uma válvula de escape, em se tratando de um alto desempenho. No cabeçote, na base da válvula, existe um ângulo correspondente a cada ângulo.

Com a interligação dos ângulos, é proporcionada não só uma boa vedação no momento em que a válvula se encontra fechada, mas também é capaz proporcionar um caminho mais suave, em volta da borda da válvula de escape. Possibilitando, assim que os gases fluam com maior facilidade.

Para que os motores dos veículos tenham uma eficiência maior, pode haver mais que 2 válvulas em cada cilindro.  Normalmente os motores usam cilindros com 4 válvulas, sendo duas de admissão e duas de escape. Os veículos automotivos comuns usam uma válvula de 3 ângulos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *