Qual a Diferença Entre a Gasolina e o Diesel?

A gasolina e o diesel são dois dos combustíveis mais utilizados pelos brasileiros em seus veículos atualmente. Mas eles têm muitas diferenças entre si.

Uma das principais é que a gasolina é utilizada para abastecer veículos mais leves, como, por exemplo, motos e carros. O etanol também é usado para essa função, especialmente nos automóveis que são flex.

Ou seja, aceitam tanto gasolina quanto álcool. Já o diesel move veículos maiores e mais pesados, acima de mil quilos, como grandes embarcações, ônibus, caminhões, máquinas para a produção agrícola e até mesmo algumas picapes.

A proporção de substâncias químicas presentes em cada um também é bem diferente. Enquanto que a gasolina possui 80% de gasolina mesmo e mais 20% de etanol anidro, o diesel tem cerca de 95% de diesel e os outros 5% são de biodiesel.

Já uma de suas principais semelhanças é a origem de cada um, já que ambos são retirados diretamente do petróleo, que tem origem fóssil.

O diesel acaba sendo um combustível mais econômico que a gasolina, então muitos proprietários acabam preferindo fazer essa escolha quando possível.

E isso também justifica a oposição de muitos contra a lei que obriga apenas os veículos maiores de usarem diesel como meio de locomoção.

Porém, o motor a diesel é diferente do motor a gasolina. Por isso, a escolha deve considerar mais que o preço que é cobrado por litro nos postos de combustível país afora.

Outra grande diferença é que gasolina precisa de uma faísca que é causada pela vela de modo a conseguir a combustão necessária para ligar o veículo. E é justamente devido a essa característica que a taxa de compressão em motor que funciona a diesel acaba sendo ainda maior.

Existem vários países, como na Europa, por exemplo, que os veículos a diesel são ainda mais comuns que os veículos a gasolina, já que não existe a lei que proíbe automóveis de passeio de usar esse combustível.

Agora a análise será feita sob a visão de consumidores, e não mais da parte técnica.

Consumo

Com certeza essa é uma das maiores vantagens que os automóveis que são movidos por diesel tem sob os que usam gasolina, pois eles conseguem fazer cerca de 25 km/l por litro. E é impossível de chegar nesse mesmo número nos veículos que são movidos à gasolina e tem o mesmo porte.

A Durabilidade

Uma outra razão que faz o motor a diesel custar mais que os motores a gasolina é sua robustez. Porém o ponto positivo é que ele com certeza vai durar ainda mais, justamente por esse motivo.

Ao tratar esse tipo de motor com os devidos cuidados e toda a manutenção necessária, o automóvel será o seu meio de locomoção principal por alguns anos, além de manter um bom preço de revenda.

Carro Abastecendo

Carro Abastecendo

A Velocidade

O motor que funciona a gasolina é ideal para quem busca por um veículo que vai apresentar tanto uma boa velocidade, quanto performance.

A Manutenção

O motor a diesel surgiu primeiro do que o movido à gasolina, portanto possui uma tecnologia ainda mais avançada. Porém, sua manutenção custa mais, já que a grande maioria dos automóveis usa gasolina, então a mão de obra acaba sendo ainda mais barata.

Poluição

Na verdade, a poluição não é um ponto positivo do motor a diesel, pelo contrario: é um dos motivos que os ambientalistas mais usam para criticar os efeitos extremamente nocivos à Camada de Ozônio e a qualidade do ar nas grandes cidades.

Mas vale a pena falar sobre, pois a gasolina polui menos do que o diesel, por incrível que pareça.

Isso melhorou um pouco ao longo dos anos, visto que a tecnologia dos veículos e do combustível em si foram ampliadas.

Um óleo diesel como o S10, por exemplo, tem níveis de enxofre ainda menores. Porém um automóvel mais antigo com o mesmo combustível acaba poluindo mais.

Dá Para Trocar um Veículo Feito Com Motor de Gasolina Para um a Diesel?

Atualmente não existe um veículo flex que aceite gasolina e diesel, apenas os que aceitam gasolina e etanol, conforme já mencionado anteriormente.

Devido às diferenças de cada estilo de motor e como eles funcionam, as tecnologias também acabam sendo diferentes.

E é justamente por conta delas que é impossível fazer a conversão de um motor originalmente feito de gasolina por diesel.

Isso é inviável, pois todos os itens do motor feito a diesel tendem a ser mais robustos. Já o de gasolina é mais frágil quando se trata de produzir combustão somente pela compressão.

A saída atualmente para quem quer economizar, já que o preço do combustível aumentou de maneira assustadora no último ano, continua sendo se transportar por meios alternativos, como, por exemplo, de bicicleta, skate ou até mesmo a pé.

Isso acaba contribuindo para o meio ambiente, já que a qualidade do ar ficará melhor, além de ser uma boa prática de exercícios físicos também. Porém é bastante cansativo e mais demorado também.

Como Funcionam os Motores A Diesel? E os Motores a Gasolina?

O motor que funciona a diesel basicamente funciona a partir da combustão interna, por meio de uma reação química que é gerada da mistura do oxigênio que está no ar e o óleo.

Ele não exige a presença de velas de ignição. Essa queima faz com que o motor cumpra seu papel através da compressão, que acontece dentro da câmara de combustão.

Os mais comuns funcionam em 4 diferentes etapas:

1 – O ar é aspirado para o lado de dentro do cilindro;

2 – Começa a compressão, onde a temperatura do cilindro se eleva devido ao volume ter diminuído;

3 – Em seguida, o óleo diesel é transformado em gotículas pelo ejetor, e vira combustão ao se misturar com o ar quente;

4 – A fase de escape é o final, onde os gases da combustão saem do cilindro;

Os carros a gasolina funcionam em quatro etapas também:

1 – O pistão faz um movimento para o lado inferior, onde uma mistura de combustível com ar entra no cilindro que está dentro da válvula;

2 – A válvula é fechada e a toda a mistura é comprimida na parte de dentro;

3 – Quando o máximo nível de compressão é atingido, uma faísca é gerada a partir de uma vela, e a ignição é feita;

4 – A faísca produz combustão, que faz os gases se expandirem rapidamente. O pistão é deslocado, as engrenagens giram e o veículo consegue rodar;

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *