Qual o Combustível Fóssil Mais Poluente?

Combustível fóssil é, por definição, um grupo dos recursos naturais que está disponível na natureza e são utilizados para produzir uma energia através de queima dos mesmos.

Esse combustível é oriundo da decomposição do material orgânico por um longo período. Os três tipos de combustíveis fósseis são: o petróleo, o gás e carvão mineral. Porém, existem ainda outros na natureza.

O uso desse combustível é muito explorado e, por consequência, levanta debates sobre os seus benefícios e malefícios. Afinal de contas, quando ocorre a queima, pode poluir o meio ambiente.

Pensando nisso, vários grupos de pesquisa vêm estudando e pesquisando sobre a diversidade desse recurso, para saber qual o combustível fóssil mais poluente no planeta.

Portanto, continue lendo, pois esse é o tema do nosso artigo de hoje.

História Do Combustível Fóssil

Esses combustíveis naturais ganharam esse nome pelo fato da sua origem ser ligada ao processo da decomposição do material orgânico, nas camadas das bacias sedimentares.

O processo segue de maneira parecida ao que acontece no processo da formação de fósseis. Mesmo assim, existem certas teorias pouco famosas, na área da ciência, que defendem que a origem do combustível fóssil se dê por outros caminhos.

Uma dessas teorias é a da inorgânica ou da abiótica do petróleo, por exemplo. No entanto, todas essas teorias ainda precisam de uma validação melhor no ambiente acadêmico, já que elas se pautam somente em algumas hipóteses e indícios.

Como possuem uma fóssil, o petróleo e os demais recursos a ele ligados, não se renovam. Ou seja, a sua reposição na natureza se dá de forma muito devagar.

Combustível Fóssil

Combustível Fóssil

Com isso, se acirra com o planeta a geopolítica desse petróleo, já que desde o período da Revolução Industrial, essas fontes energéticas naturais são de grande necessidade, para que a economia capitalista do mundo funcione normalmente.

Principais Tipos De Combustíveis Fósseis

Petróleo: o petróleo é, junto com a água, o maior recurso natural hoje em dia. Mesmo que existam alguns esforços dos governos em todo globo para serem menos dependentes do mesmo, ele ainda é o recurso mais usado como combustível.

Além de ser uma fonte não renovável, nosso petróleo tem como um ponto negativo a emissão de muita quantidade dos poluentes para a atmosfera, quando ele é queimado.

Nosso petróleo é usado na fabricação da gasolina e do óleo diesel. Além de ser usado também para o querosene, que é um combustível para avião.

Gás Natural: além do petróleo, temos o gás natural como outro grande recurso de combustível fóssil.
Esse Gás Natural ultimamente vem sendo o combustível mais promissor entre outros, quando se trata dos investimentos e da utilização. Entre suas vantagens, podemos citar o fato dele ser o que menos polui em relação aos demais.

Além disso, o Gás Natural possui muitas reservas. O seu custo de produção energético é inferior, comparando ao carvão e urânio enriquecido.

O seu processo de formação acontece, normalmente, em conjunto com o petróleo. Mesmo que nem sempre os dois se encontrem nos mesmos locais

As duas grandes potências globais em relação a reservas e de exploração desse combustível são Rússia e os Estados Unidos. Os russos, aliás, fazem um ótimo uso geopolítico do Gás Natural, já que boa parte do continente asiático e europeu depende da importação dos recursos. .

Carvão Mineral: esse recurso, por sua vez, obteve uma boa importância na estruturação da sociedade logo após a Primeira Revolução Industrial. Ele foi, na época, considerado como a principal fonte de combustível.

No entanto, mesmo atualmente, ele é muito usado, principalmente nas grandes termelétricas, que são geradas baseando-se no aquecimento da água. Depois de convertida no vapor, pode rodar em uma turbina, ligando o gerador de energia.

Mesmo com o seu potencial calorífico, e com o seu período de combustão, que são capazes de gerar uma boa vantagem quando se trata da produtividade, o carvão mineral é o combustível fóssil mais poluente de todos.

Porém, ele também é o mais abundante entres os combustíveis. Praticamente a metade das suas reservas são encontradas na China.

Vantagens e Desvantagens da Utilização Desses Combustíveis Fósseis

O consumo do combustível fóssil pode apresentar alguns pontos positivos e negativos. Sendo assim, é necessário entender um pouco delas para saber qual o recurso mais poluente. Segue a lista:

Vantagens Dos Combustíveis Fósseis

Eles contêm uma elevada eficiência na distribuição de energia quando comparados aos outros tipos de fontes. Afinal, esses combustíveis produzem quantidades consideradas por unidades de peso.

Os seus reservatórios normalmente oferecem uma facilidade na localização, na extração e no processamento.

Contém um ótimo custo-benefício em relação aos outros recursos energéticos.

Desvantagens Dos Combustíveis Fósseis

Quanto mais é reduzida as suas disponibilidades, graças ao grande uso dos seus reservatórios, o seu preço tende a aumentar.

Estão ligados a diversas problemáticas ambientais. Entre esses problemas, podemos citar a emissão dos gases nocivos à atmosfera, favorecendo, por exemplo, a inflação do famoso efeito estufa.

Erros no armazenamento e na extração, por exemplo, de gás natural ou do petróleo, podem gerar diversos e perigosos problemas, tanto para o ecossistema quanto para saúde humana.

Combustíveis Fósseis

Combustíveis Fósseis

Combustíveis Fósseis e Seus Impactos Ambientais

A utilização dos combustíveis fósseis está ligada à vários problemas com o meio ambiente. A dependência de uma matriz energética global em relação aos recursos não renováveis de energia, fez com que esses reservatórios reduzissem muito mais graças à extração intensa e sem freio desses recursos naturais.

Aliás, por serem formas não renováveis para energia, as suas disponibilidades vêm sendo bastante ameaçada. Portanto, essa produção da energia global também.

Outra problemática em relação ao ecossistema é a questão das emissões dos gases do famoso efeito estufa, e que a queima de todos esses combustíveis acaba provocando.

O dióxido do carbono, por exemplo, é um dos mais nocivos gases que prejudicam e aumentam os efeitos, além de criar alterações no nosso clima.

A questão da diminuição de emissões vem sendo alvo de grandes discussões e debates em diversas conferências ambientais.

Alguns acordos já foram fechados, como o Acordo de Paris e o Protocolo de Kyoto, por exemplo. Esses acordos buscam algumas alternativas para substituir esses combustíveis fósseis na produção energética.

É acordado que o essencial é estabelecer políticas para conservação no meio ambiente, e conter alterações climáticas provocadas por esse uso abusivo desses recursos naturais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *