O Que Significa 8v Em Carros?

Muito se vê falar sobre potência de motores no meio automobilístico, mas pouco se entende o que as expressões 8v e 16v significam. As válvulas são responsáveis pela a entrada e saída de ar do motor e são peças indispensáveis para o funcionamento do mesmo.

O Que É Motor E Qual Sua Função?

Motor é o nome dado ao dispositivo que tem por função transformar a energia (combustível) em velocidade. Pode ser chamado também de ferramenta de combustão interna pelo fato de ser responsável por transformar a queima de combustíveis em movimento, no caso dos carros e demais automóveis. Existem diversos tipos de motores, podendo ser flex, turbo, 8v, 16v.

Qual Significado E Função Da Letra V?

O “V” é uma abreviação de válvula. Para a combustão interna de um motor, são necessárias duas válvulas para o veículo funcionar de maneira plena. Essas peças são abertas durante todo o ciclo de combustão. No motor, são necessárias no mínimo duas válvulas por cilindro, sendo elas válvula de escape e válvula de admissão. Se encontram no cabeçote do motor e se subdividem nas mesmas quantidades. Tais peças são responsáveis pela a entrada e saída de ar do cilindro, e ainda pela mistura do ar dentro do cilindro.

As válvulas de escape têm como função a permissão ou o bloqueio de entrada e saída de determinados gases nos cilindros do motor. Ela se localiza na cabeça do cilindro de combustão interna do motor. Já as válvulas de admissão tem como função abrir e fechar a passagem de forma que de tempo de passar a quantidade ótima de combustível e ar dentro do motor.

As válvulas trabalham abrindo e fechando, de forma a controlar a temperatura extremamente elevada da explosão dentro das câmaras dos cilindros. Com isso, para não haver danificação das peças, elas são resfriadas pelo sistema de arrefecimento e ainda precisam de lubrificação para facilitar a movimentação. Existem modelos de veículos com motores mais potentes que funcionam com mais de duas válvulas por cilindro. Os automóveis se tornam mais potentes, mas dispõe de fatores negativos.

Que Motor É Melhor: De 4V Ou 2V?

É visível a grande duvida sobre os motores, qual obtém melhor desempenho? De 2V ou 4V? De certa forma, cada um possui pros e contras. Os cilindros que dispõe de 4V remetem a um motor mais potente, pelo fato de permitir a maior entrada de combustível e consequentemente resulta em um melhor desempenho da potência do veículo, em contrapartida o custo é maior em relação aos de 2V.

O ganho de potência está condicionado a altas rotações, ou seja, em pista livre, rodovias, onde o trafico exige uma velocidade mais elevada. Já dentro das cidades, no trânsito urbano com semáforos, faixa de pedestres, a necessidade constante de paradas, troca de marcha o motor com apenas 2V oferece um desempenho melhor e mais econômico em questão de
combustível.

O Que É Um Motor 8v?

Ainda nos dias de hoje poucas pessoas se interessam em entender o funcionamento do seu automóvel por completo. O único interesse do consumidor é saber se o carro “anda bem” e “bebe” pouco, mas por trás disso existem diversas coisas para serem compreendidas sobre o automóvel, o que evitaria diversos problemas inicias na hora da compra e sanaria grande partes das dúvidas.

A denominação 8v indica a quantidade de válvulas que estão ligadas ao cabeçote do motor. O modelo 8v, geralmente entrega o torque máximo em rotações menores. Dessa forma os carros com essas configurações são indicados para transitar na cidade.

O mercado automobilístico oferece opções para todos os tipos de consumidores. Desde os mais calmos e tradicionais que procuram por carros mais econômicos até aqueles que desejam alta potência, velocidade e design renomado.

Quais As Diferenças De Um Motor 8v e 16v?

Quando o consumidor é submetido ao momento de escolha de qual modelo de automóvel convém com suas necessidades, é preciso diferenciar e pontuar o que mais lhe agrada. Seria um carro mais econômico ou um mais potente? Existem diversos modelos para a escolha.

Dentre esses modelos, se depara com a questão: automóvel com 8V ou 16V? de forma amis geral, o motor de 8 válvulas dispõe de uma arrancada melhor levando em comparação o motor de 16v. tal fato acontece porque o automóvel com motor de 8v entrega seu torque máximo em rotação mais baixas. Contudo, o mesmo perde seu rendimento em velocidades maiores, ou seja, terá uma potência inferior ao motor com 16v.

Mas por outro lado, o motor com 8v tem suas vantagens. A sua manutenção geralmente é mais simples e mais barata, levando a consideração a mão de obra e aos valores das peças. O motor 8v é mais recomendado para transitar dentro da cidade, onde enfrente velocidades mais baixas. Por fim, o motor 8v é mais difícil de ocorrer problemas com carbonização. Isso ocorre por conta de sua estruturação diferenciada.

Motor 16v- Fiat

Motor 16v- Fiat

Já o motor de 16v, chegou no Brasil por volta dos anos 90. Período em que foi liberada a entrada de produtos importados no país. Com isso, essa licença permitiu que novas tecnologias entrassem no país. Dessa forma, as montadoras puderam modernizar seus automóveis já no território brasileiro, dentre elas Ford, Volkswagen, Fiat e Chevrolet.

O motor de 16v se tornou muito famoso dentro do país, por possuir novas tecnologias e por estar relacionamento aos carros importados. Tais fatores deram maior prestígio ao automóvel, contudo não durou muito tempo.

O desempenho do motor de 16v apresentou falhas e era inferior ao de 8v, sua revenda era mais difícil e a manutenção era mais cara e mais complicada. Resultado, o país não estava preparado naquele momento para a chegada daquele estilo de veículo, mesmo com  toda sua fama e novidade. O mercado brasileiro não disponibilizava mecânicos, montadoras e nem proprietários para tal modelo de veículo.

Curiosidades Motor 16v Na Atualidade

Atualmente, as coisas mudaram em relação a revenda com veículos de motores de 16v. Tem-se como exemplos modelos de veículos que conquistaram espaço no mercado brasileiro, dentre eles podemos citar Toyota Corolla e Honda Civic.

Esses dois modelos citados, agradavam muito mais pessoas, em sua maioria do sexo masculino com a faixa de idade entre 40 a 60 anos. Contudo, atualmente, muitos jovens se atraem por esses modelos de carro. Seu bagageiro é extremamente amplo, o automóvel chega em altas velocidades e esteticamente falando seu design agrada muitos olhares por onde passa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *