Pode Usar Óleo de Motor a Diesel em Motor a Gasolina?

Uma dúvida comum de condutores é se pode usar óleo de motor à Diesel em Motor à gasolina. De acordo com informações, no caso de veículos que necessitem de óleo de nível API SJ, ou um inferior, pode-se usar o Lubrax Extra Turbo, uma vez que ele atende bem os níveis API CG-4 / SJ de forma simultânea, pois trata-se de um tipo de óleo ideal para ser usado em frota mista, ou seja, à diesel e à gasolina.

Quanto aos outros produtos que pertencem à linha diesel, eles não são qualificados para serem usados nos motores à gasolina.

Óleo Lubrificante do Motor

É importante ressaltar que o óleo lubrificante do motor é feito especificamente para aquele combustível queimado pelo propulsor. No caso do motor à gasolina, ele tem certas peculiaridades, sendo necessário o uso de um composto mais especifico. Há também um outro composto ideal para o álcool. E outro específico para o diesel.

Por qual motivo isso acontece? Se fossem todos uniformizados e padronizados não seria mais fácil?

Quando acontece a queima de combustível na câmara de combustão, os gases então, migram para o cárter, até entrarem em contato com o óleo. Este, por sua vez, precisa ser adequado para o contato com o tipo de gás que foi liberado, e que não é igual ao emitido por outro tipo de combustível.

É por esse motivo principal que não é permitido usar um óleo específico para os motores à diesel, em motores à gasolina, e nem o contrário.

O mesmo também acontece no caso de motor flex?

Atualmente, já é possível encontrar óleos que foram produzidos para motores capazes de queimar os dois combustíveis: gasolina e etanol.

Caso o condutor tenha a certeza de que o único combustível usado no tanque será a gasolina, então, ele pode utilizar o óleo projetado para o motor à gasolina.

Porém, se o motor é flex, o ideal mesmo é utilizar um óleo que seja específico para esse tipo de motor, para evitar danos ao veículo.

Qual o Problema Em Usar Óleo Para Motor à Diesel Em Um Motor à Gasolina?

Devido à reação química que acontece entre gases originários da combustão deste com o óleo, pode acontecer alteração no composto, e também ocorrer prejuízo nas características, podendo resultar em problemas no motor.

Ainda assim, alguns mecânicos chegam a recomendar aos proprietários de veículos, que utilizem o óleo para motor à diesel em motor à gasolina. E ainda “explicam” erroneamente, que motor à diesel trabalha com altas taxas de compressão, que eles são capazes de “aguentar um tranco maior” quando submetidos a serviços mais pesados. E que, dessa forma, ele acaba protegendo o motor a gasolina muito mais.

No entanto, nós já vimos que o que acontece é algo bem diferente disso. O uso de um óleo para motor à diesel em um motor à gasolina pode danificar muito o seu veículo.

Mitos e Verdades a Respeito de Óleos Lubrificantes

Não é raro ouvirmos pessoas fazendo diferente afirmações sobre óleo lubrificante, como se fossem especialistas no assunto. Em geral, algumas pessoas que se intitulam mecânicos costumam fazer afirmações como, por exemplo: “veículo que é muito rodado precisa de óleo grosso”, ou “todo óleo lubrificante é igual e pode ser usado em todo tipo de motor”.

A questão é que, nem sempre, esse tipo de afirmação é verdadeira. O problema é que muitas pessoas acabam seguindo conselhos errados e usando um óleo lubrificante incorreto em seu veículo.

Para ajudar a acabar com algumas das principais dúvidas, selecionamos abaixo alguns mitos e verdades a respeito de óleo lubrificante. Confira!

1 – Todo óleo lubrificante é igual e pode ser usado em qualquer tipo de veículo.

Mito. Cada lubrificante é projetado para uma determinada aplicação específica. Quando se trata de óleo para motor, a diferença é ainda maior devido aos diferentes tipos de combustíveis e de motores.

2 – O óleo que o fabricante do veículo recomenda em seu manual é sempre a melhor alternativa no momento da troca.

Verdade. O correto é sempre usar o lubrificante que o fabricante do veículo recomendou em seu manual.

3 – Um veículo mais antigo também pode utilizar óleo de última geração.

Verdade. A recomendação é sempre usar o óleo que o fabricante recomendou para o veículo. Se quiser usar um óleo de última geração, o ideal é verificar antes o grau de viscosidade do óleo.

4 – Posso usar qualquer lubrificante em veículos antigos.

Mito. A recomendação é sempre seguir o que o fabricante recomendou no manual do veículo, ainda que o carro seja mais antigo.

5 – Não há diferença entre óleo lubrificante para carro e para moto.

Mito. Até um tempo atrás, era recomendado usar o mesmo lubrificante de carro de passeio em moto. Porém, como as novas motocicletas 4T evoluíram muito, bem como os seus requisitos de desempenho, passou-se a usar lubrificantes para motos com produtos específicos para esse veículo, e que são indicados para essa aplicação.

6 – Se o óleo lubrificante do motor estiver escuro, é o momento de trocar.

Nem sempre. O lubrificante tem como principal finalidade, limpar o motor. Ou que significa que, se o óleo está sujo, o motor está limpo. Por isso, o ideal é trocar o óleo conforme o que foi indicado pelo fabricante no manual de veículo.

7 – A quilometragem é considerada o único fator determinante para a troca do óleo.

Mito. O proprietário do veículo pode encontrar no manual do mesmo as condições indicadas para a troca do óleo, e que se baseiam em outros fatores além da quilometragem. O tempo de uso, assim como o tipo e a condição do serviço (como estrada sem asfalto, trânsito muito pesado, estradas cheias de poeira e etc.) também são determinantes para a troca de óleo.

Para garantir que o motor funcione corretamente, tenha qualidade e dure mais tempo, e que o lubrificante tenha um bom desempenho, é imprescindível seguir todas as recomendações do fabricante, e as orientações contidas no manual do veículo. Assim, você terá um motor rodando em boas condições por muito tempo, sem o risco de sofrer danos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *