GNV – Gás Natural Veicular

Há algum tempo, um novo combustível veicular está sendo utilizado para tentar amenizar os impactos ambientais dos veículos. Além da gasolina e do álcool, o GNV (Gás Natural Veicular) é uma opção “limpa” de combustível, pois não possui impurezas e nem resíduos da sua combustão.

Para quem não sabe, o GNV é o mesmo que o Metano, porém, a forma como ocorre a sua queima para que o motor possa funcionar é que o torna uma alternativa limpa para o meio ambiente. Esse tipo de combustível tem ganhado tanto espaço que já estão sendo fabricados carros “triflex” (gasolina, álcool e GNV).

Por Que o GNV é Bom?

O Gás Natural Veicular está sendo bastante comentado como uma das melhores opções de combustível. Como já explicamos, não existem impurezas e nem resíduos da sua queima, mas, além disso, existem outros pontos favoráveis em escolher essa opção. Para começar, devemos ressaltar que esse combustível não possui corrosivos. Assim, ele não forma depósitos de carbono nas suas câmaras de combustão.

O GNV não contém aditivos o que o torna uma opção bem interessante, uma vez que é importante cuidar com essa questão de aditivos. Além disso, a mistura do ar e do combustível GNV é perfeita a qualquer temperatura. A combustão dura por mais tempo do que a dos outros combustíveis. Num longo prazo, isso representa melhores condições para o motor do seu carro.

GNV

GNV

O maior cuidado de quem utiliza o GNV é a forma como o mesmo é armazenado, pois deve ser feito em cilindros de aço especiais que mantenham uma pressão de 200 bar. Se o seu carro for convertido para utilizar esse combustível poderá facilmente voltar a utilizar outro combustível, basta que a parte de recebimento do gás seja chaveada e que se volte a utilizar o combustível anterior.

A segurança também é um quesito que torna o GNV uma escolha mais inteligente, pois ele é mais leve do que ar e assim dispersa mais facilmente. Além disso, a temperatura de ignição desse gás é 620°C que é bem mais alto do que a do álcool que é a 300°C e a gasolina que é a 200°C.

As Vantagens do Gás Natural Veicular

Além dos benefícios que já citamos, também existem outras vantagens em utilizar o GNV, até mesmo por isso tantas pessoas tem feito a conversão do sistema de combustível. A primeira coisa que motiva um motorista a fazer a conversão é o fato de que o GNV é muito mais barato do que qualquer outro combustível.

O meio ambiente também ganha com esse tipo de combustível, pois ele queima em sua totalidade, o que garante que não haja resíduos no meio ambiente. O motor também passa a ficar mais limpo o que permite que ele tenha uma vida útil muito maior. Trata-se do combustível que mais tem feito sucesso o mundo devido a sua facilidade de queima.

Daqui a alguns anos é bem provável que o GNV se consolide como um dos principais combustíveis veiculares no mundo, isso porque existem reservas do gás para pelo menos mais 65 anos enquanto o Petróleo para a produção de outros combustíveis está disponível apenas para mais ou menos 40 anos.

Cilindro GNV

Cilindro GNV

Vantagens Para o Motor

O motor do carro também sai ganhando com a escolha do GNV, conheça abaixo alguns dos motivos que tornaram esse combustível uma das principais escolhas dos motoristas.

Vida Útil do Óleo

O fato de esse combustível ser mais limpo ajuda a não contaminar o óleo lubrificante, garantindo que ele tenha uma vida útil muito mais longa. O período para pensar em fazer uma troca pode aumentar uns 1000 km a 2000 km.

Vida Útil do Escapamento

Pelo fato de não haver um acumulo de água (causado pela gasolina e álcool), o sistema de escapamento pode ter uma vida útil de pelo menos mais 20% de tempo.

Tubo no Carro

Tubo no Carro

Limpeza da Injeção

Se você está sempre preocupado com a limpeza dos bicos injetores, saiba que não precisa mais pensar nisso se passar a utilizar o GNV. Pelo fato de ser um combustível que não produz resíduos, também não obstrui os bicos injetores.

As Desvantagens do Gás Natural Veicular

Porém, como nada no mundo é perfeito, é óbvio que o GNV também apresenta alguns problemas. Veja abaixo as principais desvantagens de escolher esse combustível antes de se decidir pela conversão.

Cabeçote Trincado

O cabeçote é uma das partes que mais sofrem num carro que roda movido a GNV, isso porque a pressão mais acentuada pode gerar pequenas fissuras no mesmo. Para evitar esse tipo de problema, é importante manter o motor regulado e seguir as recomendações para a pós-conversão.

Desgaste nos Cabos das Velas

Os cabos das velas sofrem um desgaste muito maior devido ao fato de serem mais exigidos num carro que utiliza GNV. A vida útil desses cabos é, em geral, de 30.000 km, porém, com o GNV pode cair para 15.000 km, metade da sua durabilidade normal. Entretanto, não se alarme, pois já existe no mercado velas específicas para serem utilizadas no motor a gás.

http://www.youtube.com/watch?v=u4G__dYFVGY

Válvulas Travadas

Os cilindros do motor do seu carro sentem um pouco essa mudança, pois como o GNV é um combustível seco não realiza lubrificação dos mesmos. Essa falta de lubrificação é que o causa o travamento das válvulas. Uma forma de evitar esse problema é utilizar gasolina ou álcool durante uns 3 km a 5 km do seu trajeto todos os dias.

Gasolina Passada

Quando o motorista passa a utilizar o GNV pode até mesmo se esquecer que um dia já utilizou gasolina no seu carro, porém, o motor do mesmo não esquecerá. Ainda existe gasolina dentro do tanque e se ela ficar parada por lá durante meses poderá envelhecer. Esse envelhecimento faz com que ela perca todos os seus atributos e na hora que você resolver utilizá-la não terá um bom resultado.

A dica é se você não vai usar muito a gasolina manter apenas meio tanque cheio assim terá menos gasolina envelhecendo no seu motor, não é mesmo?

A Decisão

A decisão de fazer a conversão é muito séria e irá alterar a rotina do seu carro então o ideal é pesar todos os prós e contras e somente depois disso fazer a sua escolha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *