Pressão do Óleo no Motor

É comum ser atribuída ao filtro de óleo a maioria dos problemas com lubrificação dos motores de veículos, mas os especialistas da área afirmam que nem sempre o filtro de óleo é o vilão da história, explicando que o problema também pode estar relacionado com a pressão do óleo.

Os mecânicos explicam que a bomba de óleo de carros e caminhões fornece uma quantidade maior de produto para lubrificação do motor, sendo que o excesso é direcionado de volta ao cárter pela válvula reguladora de pressão, que caso apresente um problema de funcionamento ficará na posição aberta ou fechada.

Pressão do Óleo no Motor

Pressão do Óleo no Motor

Num travamento na posição aberta, uma grande quantidade de óleo retornará para o cárter, deixando o motor sem lubrificante suficiente. Já na posição fechada, muito óleo será fornecido para o sistema, fazendo com que a pressão aumente e chegue até a deformar ou romper o filtro.

Nesta condição, o problema pode ser considerado como apenas do filtro que se rompeu, mascarando e deixando passar despercebido o problema original.

Cuidar bem do seu carro é muito importante para garantir que ele sempre esteja pronto para te levar aonde você quiser. Uma das partes mais importantes de um carro é o seu filtro de óleo, pois é ele quem vai ajudar o auto a ter um bom desempenho. Estar sempre de olho na medição da pressão do óleo no motor é uma parte necessária desses cuidados.

Saiba agora mais sobre a verificação da pressão do óleo no motor e a real importância de estar sempre de olho nessa questão. Com essas dicas você estará sempre por dentro das necessidades do seu carro.

Sensor de Pressão do Óleo

Sensor de Pressão do Óleo

Reconhecendo Problemas no Motor

A medição da pressão do óleo no motor tem outras funções a de se fazer um reconhecimento geral das condições do motor. Observando se a pressão está correta é possível até mesmo saber de antemão que existe algo errado em relação à lubrificação do seu carro. Esse tipo de problema de lubrificação pode diminuir e muito a vida útil do seu motor.

O motor de seu carro possui uma bomba de óleo que é a responsável pela circulação do mesmo em todo o motor. Esta bomba é que fornece o óleo sobre pressão para todo o sistema e permite que o motor funcione como deve. Para se ter uma ideia o óleo sobre pressão é passado para o virabrequim, bielas, balancins, eixos de comando de válvulas e também nas engrenagens de comando.

Medidor de Pressão do Óleo

Medidor de Pressão do Óleo

Quando existe algum defeito nessa bomba, por menor que seja, ele acarreta em possíveis danos ao motor. Esses danos podem comprometer seriamente o motor do seu carro e assim trazer problemas para o dia a dia do mesmo. Os motores que tem bombas com defeito precisam passar por uma retífica ou mesmo reforma completa do motor.

Estar sempre atento para a bomba de óleo é importante porque em apenas alguns segundos de queda de funcionamento do mesmo o motor acaba fundindo. Porém, não é somente em casos extremos que existe um grande problema, pois quando o motor funciona com pressão da bomba abaixo do normal aos poucos vai sendo causado um desgaste que terminará certamente numa oficina mecânica.

No começo, os problemas estarão resumidos a apenas alguns barulhinhos, porém, com o avanço do desgaste o seu carro passará a afogar.

Medindo a Pressão do Óleo no Motor

O local onde a bomba de óleo está localizada muda de modelo de motor para modelo de motor, mas pode ser bem mais simples do parece. O motor deve estar morno ou frio para que seja realizada essa verificação. Comece observando se o nível do óleo está correto, se estiver prossiga para o segundo passo que é localizar a bomba de óleo no motor.

Teste de Pressão do Óleo

Teste de Pressão do Óleo

Para a sequência você precisará de uma chave de boca ou chave estrela de 9/16 pol. Será necessário remover o botijão de latão que tem a sua cabeça sextavada. Esteja preparado porque um pouco de óleo acumulado poderá jorrar. Mas, esse é um bom sinal, pois indica que a passagem do mesmo não está obstruída. Você deverá se preocupar no caso de não haver esse jorramento, pois indica que algo está obstruindo a passagem de óleo.

Observe que o bujão que foi removido te dará a acesso a uma rosca ¼ NPT, é nessa rosca que você deverá encaixar o manômetro (equipamento utilizado para verificar a pressão do óleo). Porém, nem todos os motores dispõe desse bujão para encaixar o manômetro, nesses casos a medição deve ser feita no furo que é da fixação do sensor de pressão do óleo.

Inserindo o Manômetro

O manômetro deve ser inserido no bloco do motor da onde foi retirado o bujão, fique tranquilo, pois é bem fácil fazer esse rosqueamento. Não é necessário utilizar ferramentas para isso. Em caso de dificuldade em rosquear não force, pois pode haver algum problema com a rosca e dessa forma forçar não resolverá.

Nível do Óleo

Nível do Óleo

Uma dica é utilizar um manômetro mais elaborado que possua mangueira com prolongador para tornar a leitura mais fácil. Porém, nada impede de fazer essa leitura utilizando um manômetro comum. Tenha o cuidado de colocar o relógio de tal forma que fique virado para cima e dessa forma seja fácil de observar a leitura.

Fazendo a Leitura

Para conseguir fazer a leitura, será necessário ligar o motor em marcha lenta, certifique-se que a luz espia do motor apagou. Essa luz fica no painel de instrumentos. Fique sempre atento a possibilidade de acontecer vazamentos de óleo no local em que você instalou o manômetro.

A leitura da pressão do óleo no motor deverá ser feita com o motor em marcha lenta (600 RPM) e também em rotação média de 2000 RPM. Anote a cada 2 minutos os resultados num papel. Faça isso até que o motor chegue a temperatura normal do bloco e no carter. Isso pode levar de 20 a 30 minutos.

Em seguida, você deve fazer uma comparação dos valores que você anotou e também do que o fabricante do motor indica como o normal. Assim você saberá se está dentro do padrão ou não. Através dessa comparação é possível saber se a pressão está muito baixa ou muito alta.

Finalizando

Para terminar, é necessário recolocar o bujão no lugar de onde você o retirou para poder fechar o buraco no bloco do motor. Não esqueça de apertar o bujão com a chave. Faça o teste da luz espia do óleo, ela deverá estar desligada. Confira também se não tem nenhum vazamento, pois ás vezes não prestamos atenção a esse detalhe, mas não é nada bom andar por aí com o óleo vazando.

Depois de ter os resultados em mãos, basta analisá-los para ter certeza de que está certo com a pressão do óleo no motor do seu carro. No caso de ter problema procure a ajuda de um mecânico especializado. No caso de você não ter intimidade com o motor do seu carro deve procurar a ajuda de mecânicos como fazer esse tipo de verificação.

O mais importante é ter a certeza de que tudo no seu carro está trabalhando de forma correta para não ficar a pé.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • meu carro é palio 2003 mod.2004 o mesmo esta apresetando o seguinte poblema e não consigo resover o mesmo esta com perssão no motor e esta jogando a vareta do medidor do oléo para fora e também a tampa do motor onde se coloca o oléo o que vc pode me dizer sobre isso que tá acontecendo ,obrigado espero seu retorno até.

    jucemar nunes 30 de janeiro de 2014 0:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *