01: Aerofólio
Peça instalada na carroceria cujo objetivo está relacionado com as funções de aerodinâmica. Ajuda os veículos na pressão conta o solo, principalmente quando estão em movimento com alto índice de velocidade. Porém, com as constantes limitações de velocidade espalhadas pelos centros urbanos, acaba virando peça decorativa dos veículos. Nos veículos de competição a presença do aerofólio é indispensável para que não decolem quando estão nas velocidades máximas.
02: AIRBAG
Representa acessório de segurança acionado em todas as vezes que acontecem colisões. Possui objetivo de proteger os motoristas e passageiros. Consiste em uma bolsa de ar que infla na batida. Embora existam airbags nas laterais, é mais comum à existência do acessório na parte frontal. Dentro do Brasil os airbags são acionados conforme os modelos europeus, isto é, são acionados somente quando os carros sofrem colisão estando em velocidade equivalente a 24 km/h, ao passo que os norte-americanos são acionados a partir de quinze km/h. De qualquer maneira o estrondo pode atingir 140 decibéis, número que se equivale ao produzido por turbinas de avião.
03: ALTERNADOR
Gerador da corrente alternada que é transformada em contínuas por causa dos componentes eletrônicos existentes no sistema do veículo. Sua ação acontece via correia que está ligada ao motor. Interessante notar que inclusive a bateria do veículo funciona em consequência do trabalho exercido pelo alternador.
04: AMORTECEDOR
O sistema de suspensão de automóveis está composto por diversas peças diferentes, entre elas, o amortecedor. Está embutido junto com as molas das rodas e funciona no sentido de trazer compensação de força e balanço, absorvendo as oscilações originas nas carrocerias, em grosso modo quando se trafega em alta velocidade, em pistas com superfícies irregulares.
05: AR-CONDICIONADO
Dirigir com excesso de calor ou frio pode ser prejudicial aos condutores. Por este motivo, existem parelhos de ar condicionados que trabalham para modificar a temperatura ambiente e nível de umidade existente no ambiente interno. Em termos gerais, não representa fonte primária de frio, mas sim um transformador do ar ambiente.
06: Barras Estabilizadoras
Servem para limitar o nível de inclinação lateral existente nos carros, principalmente nas curvas. Sem as barras estabilizadoras, o trabalho de evitar a inclinação da carroceria seria proporcionado apenas por molas e amortecedores. Mesmo desta maneira a suspensão precisaria ser muito dura para impedir a capotagem do carro. Neste sentido, auxiliada pela estabilização a suspensão pode ser macia e proporcionar maior conforto e estabilidade.
07: Bateria – Energia
Principal fonte de energia do carro que funciona como espécie de acumulador de eletricidade. Possui função vital de dar a partida ao motor. Tem responsabilidade em manter o sistema elétrico em funcionamento. Quando as luzes, rádios e ar-condicionado são ligados sem que a bateria esteja acessa acontece o desgaste prévio, fato que pode prejudicar nas futuras partidas dos veículos.
08: Bobina
Peça composta no sistema elétrico para gerar correntes de alta tensão para o distribuidor, que por sua vez está encarregado no fornecimento da faísca necessária para acontecer o começo do processo de combustão do combustível.
09: Bomba Água
Existente nos motores que possuem refrigeração a base de água. O equipamento possui a responsabilidade de manter o motor resfriado. Componente incumbido na ativação da circulação no circuito existente dentro do sistema de arrefecimento dos motores. Interessante notar que também trabalha para retirar o fluído quente dos blocos para levar ao radiador.
10: Bomba de Combustível
Equipamento responsável por carregar o combustível até o motor. Para isso, utiliza a linha de alimentação. Existem dois tipos diferentes de bombas de combustível: Elétrica e Mecânica. O primeiro está composto por sistemas modernos e estão instaladas na parte interna do tanque de combustível. A segunda opção é acionada por causa do excêntrico que está instalado no eixo.
11: Câmbio – Automático e Manual
Os câmbios automáticos (ou semiautomáticos) possuem até seis marchas. Interessante notar que este tipo de combinação dispensa o uso da embreagem para fazer a troca no câmbio. Letras e números, normalmente em inglês, demonstram as posições necessárias para o funcionamento do câmbio. Câmbios manuais possuem no máximo seis marchas, adicionadas da ré. Sem a presença do câmbio, velocidades distintas dos motores não poderiam ser atingidas.
12: Carburador
Dispositivo que serve para fazer a regulagem da mistura entre ar/combustível nas doses corretas para que o motor funcione de maneira perfeita. Especialistas fazem este tipo de manutenção de maneira manual, realizando ajustes nas válvulas, conhecidas de maneira popular como agulha. Em veículos modernos, os carburadores foram substituídos pela injeção eletrônica.
13: Cilindros de Válvulas
Os cilindros consistem em aberturas feitas nos blocos dos motores, locais nos quais acontecem deslizamentos dos pistões, que sobem ou descem conforme a explosão gerada pela movimentação do virabrequim. Permitem com que aconteçam entradas e saídas de ar e combustível na válvula de admissão, que auxilia na fuga dos gases que são resultados das queimadas de misturas válvula de escape.
14: Cintos de Segurança
http://www.youtube.com/watch?v=V68qUZAjWhQDe acordo com a lei do trânsito brasileiro o uso do cinto de segurança representa ponto elementar entre todos os ocupantes do carro, inclusive entre os condutores que estão à traseira. Nas freadas bruscas ou no deslocamento exercido pelo copo nas curvas feitas em alta velocidade o cinto de segurança segura o corpo do condutor e demais passageiros que estão dentro do automóvel. De acordo com os fabricantes do equipamento, se recomenda utilizar o componente de maneira esticada, evitando desconforto e chances de enforcamentos por causas das fortes colisões.
15: Comando das Válvulas
Eixo que possui objetivo de controlas as movimentações existentes nas válvulas de escape e admissão. Acionado pelas vibrações do virabrequim e das correias dentadas. Eixos que possuem comandos feitos por válvulas têm excêntricos que trabalham no sentido de obedecer a sequências de maneira equilibrada.
16: Combustível
Representa conjunto de substâncias que quando combinado com oxigênio se inflama, gerando assim o calor suficiente para que as peças funcionem no sentido de ligar o veículo. As substâncias combustíveis poder ser compostas em todos os estados químicos (sólido – líquido – gasoso). Gasolina, álcool, GNV, diesel, biodiesel, enfim, todos são combustíveis que funcionam em carros adaptados. Não se pode ignorar o fato de que os combustíveis fósseis são considerados como os mais poluidores.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier