Condutores que não possuem atenção redobrada com relação ao consumo do carro correm riscos de gastarem mais dinheiro com combustível e manutenção. Sem contar que excesso de combustível pode aumentar o envio de CO2 à atmosfera. Especialistas apontam que é possível economizar até vinte por cento na cidade.
Cuidado com a Evaporação
Em termos gerais, os especialistas indicam que o melhor horário de encher o tanque é pela manhã, quando a temperatura ambiente e dos solos estão baixas. Por estar de maneira fria na terra, a densidade do combustível está em níveis menores. Ao contrário do período da tarde, quando as luzes solares estão fortes e os a gasolina possui maior tendência de evaporar.
No sentido de evitar a evaporação, procure encher até acima da metade. Tenha em mente de que quanto menor o nível de ar dentro do tanque, menores são as chances de acontecer a evaporação do combustível. Outra dica está em não encher o tanque nos momentos em que os postos estão sendo reabastecidos. Isso acontece porque o novo combustível ainda precisa se misturar com outros sedimentos. Neste sentido, existe risco do tanque ficar contaminado com combustível sujo.
Como Economizar Combustível com o Carro em Movimento?
.
No momento de guiar se faz necessário acelerar de maneira constante e progressiva. Necessário pressionar o acelerador sem acelerar as mudanças da marcha. Por exemplo, quando os semáforos fechar procure diminuir o ritmo da velocidade de maneira gradual. Necessário ter em mente de que freadas bruscas e aceleradas frequentes exigem maior nível de combustível.
Manter os motores em boas condições também representa passo importante no sentido de evitar o desperdício. Faça verificação de maneira periódica nos estados das bobinas, velas e cabos. O funcionamento da ignição com qualidade representa ponto elementar para manter o excelente nível na queimada dos combustíveis.
No momento em que sentir que está patinando, motoristas precisa acelerar para que o carro trafegue. Interessante notar que a direção alinhada e os pneus calibrados representam outros pontos que devem ser consideráveis para que aconteça a diminuição do consumo.
Modo de Dirigir: Economia do Carro
.
Automóveis são considerados péssimos investimentos. Quando saem das lojas já estão desvalorizados. Existem diversos custos extras, caso dos impostos, multas, manutenção do veículo, estacionamento, lavagem, entre outras dezenas de gastos que podem colocar em risco o orçamento idealizado no mês ou nos anos. Sem contar com os imprevistos, casos das batidas, ou mesmo quando o veículo quebra de maneira inesperada.
A manutenção preventiva representa principal método no sentido de economizar. Os motoristas devem ficar atentos com o gasto dos pneus. Trafegar com unidades desgastadas pode fazer com que os demais componentes do veículo não sejam descartados. Troque os fluídos, filtros de ar e velas nos períodos descritos no manual do proprietário.
Porém, o modo de dirigir pode fazer com que exista menos força por parte de diversos componentes do veículo. Especialistas apontam os tráfegos intensos como vilão dos veículos, seja pelo consumo de combustível ou acidentes. Interessante notar que as estradas com estilo sinuoso e que estão em péssimas condições demandam de maior força por parte do carro.
Carro na Banguela!
Desde o momento em que o automóvel se tornou popular as opiniões sobre fatos isolados se misturam. Existem diversos mitos que já foram vistos como verdades absolutas no mundo dos automotivos. Como o folclore não possui embasamento científico, a grande parte das opiniões relacionada com a tematização parte de pessoas que não conhecem quase nada sobre mecânica. A banguela está entre os mitos de que o carro pode trafegar proporcionando mais economia para os condutores.
Para economizar não existe melhor conselho do que descer ladeiras com o carro sempre engatado. Por causa do acoplamento com o câmbio a injeção paralisa o fornecimento de combustível ao motor que somente funciona em consequência da inércia, isto é, gira sem a queima do fluído por causa do auxílio das rodas.
Existe outro motivo considerável para que os condutores dispensem o uso da banguela, ou seja, a segurança. Imagine que motoristas não podem escapar de situações emergenciais, sem conta que a força no feiro fica sobrecarregada.
Dicas Rápidas: Diminuir Consumo de Combustível
- 01: Abasteça de manhã, quando a temperatura está amena e o tanque e a terra fria, combinação que proporciona maior quantidade de combustível;
- 02: Quanto mais tanque no combustível menos são as chances de acontecerem evaporações;
- 03: Estacione na sombra em dias de muito calor;
- 04: Não abasteça poucos minutos depois que os postos foram abastecidos, o combustível precisa ser misturado com outros aditivos no sentido de ficar limpar;
- 05: Necessário ter em mente de que freadas bruscas e aceleradas frequentes exigem maior nível de combustível;
- 06: Manter os motores em boas condições também representa passo importante no sentido de evitar o desperdício;
- 07: Direção alinhada e os pneus calibrados, dois pontos consideráveis para que aconteça a diminuição do consumo;
- 08: Somente faça troca de velocidades quando as rotações do motor estiverem em três mil RPM. Não existem motivos para esticar as marchas.
- 09: Não trafegue em alta velocidade. Por exemplo, 120 km/h pode trazer variação adicional de vinte por cento superiores do que quando se está a 100 km/h. Porém, as rotações baixas podem forçar o motor, aumentando o consumo. Neste sentido, o ponto de equilibro deve ser encontrado, fato considerável simples aos condutores experientes.
- 10: Evite congestionamento.
- 12: Desligue o motor ao ficar com o veículo parado por mais de dois minutos. Economia não somente de combustível como também da energia fornecida pela bateria;
- 13: Utilizar o ar condicionado pode aumentar o consumo de energia em até vinte por centro.
Evite Comportamentos que Consumem o Carro
- 01: Jamais esterça o volante quando o veículo estiver parado. No entra e sai do estacionamento procure mover o carro no primeiro instante. Tenha em mente de que o esforço da virada de direção pode prejudicar o sistema em níveis consideráveis;
- 02: Nunca acelere antes de desligar o motor. Ao fazer a contraindicação alguns vestígios de combustível não queimado pode ficar no catalisador. Como passar do tempo o líquido que está acumulado corrói a parte interna da peça, provocando desgastes prematuros no motor e exigindo maior consumo de combustível no futuro.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier