Fotos de Caminhões Abandonados

Não é surpresa para ninguém que os carros fazem parte da cultura da humanidade. Quando eles começaram a fazer parte da rotina, não existia um só mortal que não gostaria de ter um veículo para chamar de seu. Mais do que liberdade traduzida em quatro rodas, o carro trazia (e ainda traz) sensação de pertencimento, de status e de riqueza.

É natural que, com o passar do tempo, diversos outros dispositivos derivados dos carros de passeio surgissem, tal como é o caso dos caminhões, que foram criados para poderem servir em trabalhos que exijam um pouco mais de força do que o normal. Atualmente, o mercado conta com modelos que possuem uma tecnologia que abrange desde os pneus até mesmo as lâmpadas internas deste, mostrando que, cada vez mais, a indústria automobilística busca se reinventar mais e mais.

Só que, com o passar do tempo, é natural que os veículos (tanto os de passeio como os caminhões e outros) passem por momentos de obsolência, na qual a tecnologia começa a se mostrar atrasada em relação às demais tendências. E, quando a tecnologia fica demasiadamente atrás das demais, é normal que muitas pessoas acabem por abandonar os seus veículos (um dos motivos, também, pode ser a falta de peças de reposição). O que se vê, a partir daí, são diversos modelos, carregados de histórias, à mercê dos diversos tipos de intempéries.

Os Caminhões

Como já dito anteriormente, os caminhões foram desenvolvidos para que estes desempenhem o trabalho que tanto os humanos quanto os carros menores não conseguiam fazer. Não é incomum relacionar, por exemplo, o desenvolvimento do motor à combustão com o desenvolvimento do caminhão, haja visto que ambos estão interligados justamente pelo período em que foram criados.

Em 1886, os fundadores da Mercedes Benz foram os responsáveis pelas primeiras pesquisas que iriam dar cara e forma ao motor à combustão, na qual a criação do primeiro caminhão derivou a partir dessa pesquisa: ele não tinha dimensões meteóricas tais quais existem hoje, porém, ele se assemelhava com um pequeno caminhão de carga estilo Bandeirante (modelo da Toyota lançado nos anos 1940 que até hoje é comercializado no Brasil).

Com o tempo, outras montadoras também foram tomando gosto pela fabricação de veículos pesados, entrando nesse mercado a Ford, a Scania, a Volvo e, mais tarde, a Volkswagen, tendo sido está a última das grandes montadoras a entrarem com tudo no mercado dos veículos pesados.

Caminhões

Caminhões

A Caterpillar: Caminhões Insanos

A maior parte dos caminhões que estão em circulação no nosso planeta atualmente são, justamente, os que fazem parte das marcas mais conhecidas, citadas acima. Aqui no Brasil, por exemplo, os modelos da Scania, da Ford e da Mercedes são as que mais aparentam ser comercializados por aqui. Só que, para um público mais específico, existem montadoras que tem a missão de projetar e construir caminhões que são verdadeiras máquinas.

Caterpillar

Caterpillar

Uma dessas fabricantes é a Caterpillar. A estadunidense é conhecida em todo o mundo por conta da fabricação de produtos muito duráveis, direcionados justamente para as pessoas que trabalham em lugares onde a resistência é mais do que necessária. Dentre esses produtos, os principais são os caminhões que são direcionados exclusivamente para as indústrias extrativistas, como mineração. Os caminhões produzidos pela companhia são tão grandes que parecem ser coisa de outro mundo. Eles costumam ser tão complexos que, às vezes, uma única pessoa não consegue ser capaz de guiar a sua direção, relegando esse tipo de atividade para outra pessoa.

Caminhões Abandonados Pelo Brasil e Pelo Mundo

Que todo mundo sabe que a tecnologia está em um eterno progresso, isso é verdade. O que muita gente acaba esquecendo é que o descarte daquilo que já não tem mais serventia, muitas vezes, não é feito de uma maneira adequada. Muitos são os casos onde carros e caminhões são largados a sua própria sorte em vias não muito movimentadas, em terrenos baldios e, pior: quando são descartados dentro de rios, por exemplo.

No Brasil (e no mundo) são muitos os casos de veículos nessa situação, que se degradam com as ações da natureza, chegando ao ponto de se inutilizarem e não puderem ser utilizados de forma operacional. Por conta do crescimento de casos de veículos que são largados a própria sorte, muitos são os programas lançados para dar um destino correto a esses veículos, entrando em contato com os proprietários e oferecendo diversos tipos de sugestão para ter o que poder fazer com os veículos que estão em situação de abandono.

Caminhões Abandonados

Caminhões Abandonados

Causas Para o Abandono

As causas para que isso aconteçam são várias: desde a falta de peças para poder fazer trocas e manutenções, bem como, também, a obsolência da tecnologia que está embarcada no veículo até mesmo pendências judiciais que, se resolvidas, acabam por se tornar mais caras que o valor do veículo, o que não compensa, portanto a sua regularização. Por conta disso, cresceram o número de desmanches legais com o intuito de desmanchar esses veículos e reaproveitar as peças, para que estas possam ser utilizadas na manutenção de outros veículos.

É válido ressaltar, no entanto, que no caso dos caminhões é muito mais difícil que estes sejam abandonados, pela grande presença de peças de modelos antigos, já que estes são os mais requisitados no mercado de usados e de seminovos, por conta de suas conhecidas propriedades mecânicas que faz, em algumas vezes, ser melhor do que a dos veículos mais novos.

No entanto, o caso de caminhões abandonados não é um problema só ambiental: diversas pessoas passam a ter problemas quando encontram veículos desse porte abandonados perto de si: pela falta de manutenção, esses automóveis acabam por ser um ambiente acumulador, podendo fazer juntar água e animais distintos (principalmente peçonhentos), o que propicia a proliferação de doenças e de animais venenosos. Dessa forma, se você conhecer algum veículo nessa situação e que este está, de alguma forma, causando problemas para você e para pessoas a sua volta, não hesite em comunicar as autoridades sobre isso, entrando em contato por meio dos telefones de órgãos responsáveis de sua cidade. Muitas prefeituras contam com secretarias especializadas nesse tipo de problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *