Diferença Entre Van e Micro-Ônibus, Qual é?

De repente, você resolve montar seu próprio negócio no setor de transporte. Mas, para isso precisa investir na compra de veículos. E é aí que surge a dúvida. Qual veículo comprar? Uma van ou um micro-ônibus? Qual a diferença entre van e micro-ônibus?

Mesmo para quem só pretende alugar um veículo, é importante atentar para várias informações.

No post de hoje, iremos apresentar as principais diferenças entre esses dois veículos, bem como as vantagens de cada um.

Iremos esclarecer alguns pontos, para que você possa entender qual dos veículos se encaixa melhor para sua necessidade, ou para seu negócio.

Diferença Entre Van e Micro-Ônibus

Diferença Entre Van e Micro-Ônibus

Quais São os Pontos Em Comum?

Antes de começarmos a listar as diferenças entre vans e micro-ônibus, primeiro vamos ver e entender quais os pontos a van e o micro-ônibus têm em comum.

  • 1° ponto: tanto o micro-ônibus quanto a van são veículos indicados para fazer o transporte de uma quantidade menor de pessoas. A quantidade pode variar entre oito a vinte pessoas.
  • 2° ponto: os dois veículos (van e micro-ônibus), podem ser utilizados para trabalhar fazendo o transporte de pessoas em viagens interestaduais, ou até mesmo viagens internacionais.

No entanto, é aconselhável que estas viagens não ultrapassem 540 km. O que significa que, caso o seu objetivo seja fazer o transporte de uma determinada quantidade de pessoas, e os trajetos a serem feitos não sejam tão longos, ambos os veículos são adequados para suprir essa necessidade.

Vantagens e Desvantagens de Cada Veículo

Agora que já vimos os pontos em comum dos dois veículos, vamos conhecer quais são as vantagens década um e a diferenças dos mesmos.

Os Prós e Contras da Van:

  • Em comparação com o micro-ônibus, a van tem um ar bem mais informal, o que faz dela uma boa opção para ser usada como veículo de transporte para um público mais informal. Sendo assim, para transportar pessoas para um evento corporativo, por exemplo, a van não é o mais indicado.
  • Em relação ao consumo, a van é bem mais econômica do que o micro-ônibus.
  • É capaz de transportar muito bem quando leva até 12 pessoas, aproximadamente.
  • Permite uma interação maior entre os ocupantes, pois eles estão posicionados mais próximos uns dos outros, o que facilita e incentiva a socialização.
  • A van é uma opção de transporte mais econômica quando se tratar de trajetos mais curtos como, por exemplo, deslocamentos feitos dentro de locais urbanos, que são trajetos curtos e rápidos, e não precisam de um conforto muito grande.
  • Em comparação com o micro-ônibus, a van é bem menos confortável, pois o micro-ônibus oferece um espaço maior para cada passageiro.
  • O espaço destinado a bagagem de passageiros da van é menor do que o espaço do micro-ônibus.
  • Pelo fato de carregar menos passageiros, dependendo da quantidade de pessoas, a van terá que fazer duas viagens para que consiga levar todas as pessoas para o local determinado.
  • Como é um veículo que oferece menos conforto, a van não é indicada para realizar deslocamentos muito longos, em especial entre uma cidade e outra.

Prós e Contras do Micro-Ônibus

Micro-Ônibus

Micro-Ônibus

  • O micro-ônibus é bem mais confortável do que a van. Por isso, ele consegue proporcionar uma viagem bem mais tranquila.
  • Ao contrário da van, o micro-ônibus é o veículo ideal para realizar deslocamentos mais longos, principalmente entre cidades, onde o tempo gasto seja de mais que 2 horas.
  • Como é maior do que a van, o micro-ônibus consegue transportar um número maior de pessoas. Dessa forma, ele contribui para uma maior economia na quantidade de viagens.
  • O micro-ônibus também garante aos passageiros privacidade. O que é muito bom para profissionais que precisem verificar algo sobre trabalho, por exemplo.
  • Como é um veículo com aspecto mais formal, o micro-ônibus é ideal para eventos mais formais, e para o transporte de executivos, por exemplo.
  • O espaço destinado às bagagens também é bem maior. Ideal para quem precisa muita coisa na viagem.
  • Porém, todo esse conforto e praticidade tornam esse veículo menos econômico do que a van. Com isso, o valor do aluguel pode ser bem maior também.
  • Não permite uma interação entre os passageiros.
  • Tem a possibilidade de aumentar os custos, em especial de você precisar transportar uma quantidade de pessoas que seja superior ao número de poltronas no veículo, ou se for preciso realizar deslocamentos somente no perímetro urbano.

Qual Veículo é Melhor: Van ou Micro-Ônibus?

Van ou Micro-Ônibus

Van ou Micro-Ônibus

A resposta para essa pergunta vai depender de uma série de fatores. A começar pela quantidade de pessoas que precisa transportar, e também a distância do trajeto.

Se não for um número muito grande de pessoas, e se o trajeto for mais curto, o mais indicado é a van. Que também é mais apropriada para eventos mais informais.

Em contrapartida, para transportar um número maior de pessoas, ou se o trajeto for mais extenso, o micro-ônibus é o melhor.

No entanto, os dois veículos são capazes de oferecer um transporte com muita qualidade.

Como Escolher Uma Empresa Para Alugar Uma Van ou Micro-Ônibus

Na hora de escolher uma empresa para alugar algum desses veículos, você precisa levar em conta alguns pontos muito importantes. Afinal, eles poderão evitar muitos problemas no futuro, dificuldades durante a viagem, quebra de contrato, veículos desconfortáveis, e muito mais.

  • Experiência da locadora: quanto mais tempo no mercado a locadora tiver, melhor será. Afinal, isso demonstra que ela tem bastante experiência no ramo, e sabe como oferecer um serviço de qualidade.
  • Veículos novos: outro ponto essencial é verificar o estado da frota dos veículos que a locadora dispõe. Confira se os veículos estão com a manutenção em dia, se são novos, e se possuem condições de oferecer o conforto necessário.
  • Qualificação dos funcionários: é fundamental se certificar da competência dos profissionais responsáveis pela viagem. Certifique-se de que os motoristas são experientes, se eles são devidamente treinados, se os seus trajes estão apresentáveis (em especial se você estiver locando um veículo para um evento corporativo), e coisas do tipo.

Com isso, você garante uma viagem tranquila e confortável para todos. Além de evitar muita dor de cabeça também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *