Nas grandes metrópoles a presença de bicicletas nas ruas representa ponto vital para que o trânsito fique menos caótico e ao mesmo tempo com menos poluentes na atmosfera que não consegue ultrapassar os limites da estratosfera por causa do excesso de calor. Porém, assim como os carros, bicicletas precisam de manutenção constante para que os ciclistas não fiquem na mão e ao mesmo tempo valorize o produto no momento da revenda no mercado de usados.
.
01. Limpe e Lubrifique a Cadeia
A cadeia de rodas dentadas na bicicleta desempenha papel chave na transferência de poder das pernas para as rodas. Sujeira e areia gomoso trazem maiores desgasto. Mantendo a cadeia limpa e lubrificada é uma das melhores maneiras de manter a bicicleta funcionando bem. Esta não representa tarefa diária ou semanal. Faça isso a cada mil quilômetros, mais ou menos. Deve existir maior frequência se existe costume de andar em condições de poeira ou sujeira. Dica! Use óleo leve projetado especialmente para bikes. Fique longe de óleo do motor, pois é muito pesado e atrai sujeira. Lubrificação é a chave do sucesso. Limpe o excesso no final.
02. Lubrifique as Partes Móveis dos Freios e Desviadores
A bicicleta possui punhado de peças de metal móveis vulneráveis à poeira e umidade. Para manter a bike feliz e funcionando bem, essas peças devem ser lubrificadas regularmente. Pontos de articulação sobre os freios e desviadores são bons exemplos dos tipos de lugares que merecem atenção porque são vulneráveis a atrair sujeira e areia, devido à colocação na bicicleta. Por exemplo, pense sobre os freios. Na maioria das bicicletas de estrada existe montagem sobre um parafuso no quadro acima da roda. Ao aperta a alavanca, os pivôs de freio em torno deste parafuso se contrai. É nesses lugares que se devem aplicar poucas gotas de óleo.
03. Inspecione Pastilhas de Freio
Verificação rápida de pastilhas de freio pode revelar problemas potenciais fáceis de serem corrigidos. Veja se as pastilhas estão alinhadas de maneira correta. São compostas por borrachas pequenas que reprimem as bordas para desacelerar ao apertar as alavancas de freio. Certifique-se de que estão atingindo com as bordas uniformemente, e que não serão esfregadas ao pneu ou à falta de borda parcial ou completa.
As pastilhas de freio da bicicleta também devem trazer almofadas que necessitam tocar a bicicleta ao aro. Elas esmagam um pouco ao apertar com força. Necessário que o contato esteja cheio até a borda para evitar chiados.
Inspecione a superfície das pastilhas de freio onde se encontram os aros. Use instrumento pontiagudo afiado como uma faca e raspe todos os bocados de areia ou metais que possam ter sido incorporados no bloco. A remoção dos grãos impede a degradação das almofadas e ajuda a fornecer paradas consistentes.
04. Verifique a Pressão dos Pneus
Uma das coisas mais simples a se fazer e que a maioria das pessoas ignoram. Preste atenção ao manter o nível adequado de pressão de ar dos pneus. Em qualquer posto de gasolina é possível verificar a pressão e ao mesmo tempo deixar o pneu no estado perfeito para realizar aventuras urbanas, praieiras ou campais.
05: Itens Necessários para a Limpeza
- Jornais velhos;
- Trapos velhos – camisetas funcionam bem para isso;
- Solvente de algum tipo, tal como WD-40 ou álcool isopropílico;
- Escova de dente velha;
- Lubrificante de qualidade para bicicleta, como Boeshield T-9 – à prova de água;
06: Dicas de Limpeza em Bicicletas
Localize onde está sendo realizado o trabalho, se espalhou jornais no andar de baixo da bike. Tenha em mente que se faz necessário utilizar local espaçoso para inclinar a bicicleta e ao mesmo tempo manter as mãos livres.
Mude as marchas na bicicleta quando ao girar os pedais de forma com que a cadeia esteja maior no anel na frente e menor à tomada na parte traseira. Com a bicicleta na posição, aplique solvente (algo como WD-40 ou álcool isopropílico) para a cadeia. Ciclistas podem fazer isso de maneira lenta, transformando os pedais para trás para mover a cadeia no sentido de limpar por pulverização do solvente como limpar a corrente com trapo velho.
Limpe a corrente com pano saturado com solvente. Isso vai soltar a gordura e sujeira recolhida na corrente, permitindo seja apagado de maneira mais fácil. Tenha em mente que o solvente evapora de forma rápida.
Continue aplicando solvente e limpando a cadeia ao girar os pedais com lentidão até trabalhar com cuidado em cada ligação. Se a corrente tem um elo mestre, pode ser maneira mais fácil de acompanhar o seu progresso. Repita conforme necessário. A cadeia deve parecer mais limpa cada vez que trabalha nela. Esta técnica representa método de limpeza superficial em comparação com a remoção completa da cadeia e imersão em solvente, ou por meio do aspirador de corrente de bicicleta.
Uma escova de dente mergulhada em solvente ajuda a trabalhar entre os elos da cadeia para baixo em áreas que os seus primeiros esforços com o pano simples não poderia alcançar. Use a técnica de novo lentamente, transformando os pedais para trás, trabalhando em cada elo da cadeia, a partir de cima, dos lados e no fundo, prestando atenção em dobrar o pincel para descer àqueles lugares difíceis de serem alcançados. Trabalhe o caminho através do comprimento da cadeia.
Agora que a cadeia está livre da sujeira, reaplique lubrificante. Isso ajudará a proteger a cadeia de ferrugem, fazer pedalada mais eficiente e aumentar a vida útil da cadeia. Dica! Não lubrifique a corrente de maneira imediata antes de andar. Necessário esperar pelo menos duas horas para permitir com que o lubrificante penetre e depois limpe o excesso.
- 01. Marque a altura do assento com pedaço de fita envolvendo ao redor do poste direito onde se encontra o quadro;
- 02. Retire o post e limpe com pano limpo;
- 03. Esfregue a graxa dentro do tubo do assento e deslize o posto de volta para a armação acima da linha de fita;
- 04. Aperte a braçadeira;
- 05. Certifique-se de aplicar lubrificante no lugar certo da cadeia;
- 06: Ao lubrificar a corrente é necessário deixar de molho em por alguns minutos e limpar o máximo de excesso possível.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier