Aprenda a Reconhecer Combustível Adulterado

A gasolina é um dos principais combustíveis para os veículos, sendo bastante utilizada por quem dispõe de um automóvel em casa. A gasolina ainda causa muita dependência do ponto de vista econômico. Apesar disso, os governos vêm tentando incentivar o uso de outros tipos de combustível, temendo uma alta no preço do petróleo, sua matéria prima.

Entretanto, a maioria dos veículos ainda é projetada para funcionarem a gasolina. Em contrapartida, há outros tipos como o Etanol, o GNV (Gás Natural Veicular), o carro a álcool, a Diesel.

Entretanto, se o seu carro for à gasolina, é importante tomar algumas medidas relacionadas ao local onde você abastece o seu veículo. Alguns postos vendem GASOLINA ADULTERADA, que pode trazer vários danos e prejuízos ao seu carro e a você.

Neste artigo, vamos dar a definição do que é combustível adulterado, as consequências para o seu carro e como identificar se a gasolina ou álcool utilizado no seu veículo é de boa qualidade ou péssima.

Combustível Adulterado: O que é?

.

Para que um combustível seja considerado adulterado, algumas substâncias não permitidas são acrescidas ao combustível. Em cada combustível adulterado é adicionado:

*Gasolina: Álcool, diesel ou solventes, tais como benzeno ou equizano.

*Álcool: ao combustível do álcool, é adicionado água.

Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), adições de solventes na gasolina são estritamente proibidos. Somente é permitida pela agência a adição de no máximo 25% de álcool anidro. Entretanto, tal álcool é adicionado pela distribuidora do combustível, sendo um tipo especial de álcool, diferentemente dos utilizados para adulterar a gasolina.

Se o combustível for o álcool, a composição d’água pode ser de até 6,8%.

Os combustíveis alterados são, portanto, aqueles que possuem tais substâncias proibidas ou em excesso na sua composição.

Quais São os Danos para o Veículo que Utiliza Combustível Adulterado?

.

É fato que, quem utiliza gasolina adulterada terá muitos danos e dores de cabeça. Algumas peças presentes no motor são produzidas com plástico e borracha. Com o uso do combustível adulterado, tais peças começam a estragar. Mas para chegar ao estrago total, um tempo ainda é necessário. Por isso, se você utilizar gasolina adulterada, por exemplo, por um período de meses, logo tais peças deverão ser substituídas.

Além dessas, a perda de desempenho também é preocupante, já que o carro passará a não andar muito, e, em contrapartida, irá gastar muito mais. Engasgos no motor, a partida é dificultada, maior emissão de substâncias que poluem o ambiente, cesso do funcionamento do motor por completo, entre outros, são os danos causados aos carros que são abastecidos com gasolina adulterada.

Para os carros atuais. Que dispõe do sistema flex, a adulteração não é tão prejudicial, mas demanda um aumento maior de consumo. Já que o Etanol também é comumente introduzido na gasolina, em uma grande quantidade.

Como Identificar se o Combustível é Adulterado?

Como Identificar

Como Identificar

Felizmente, há uma maneira para você identificar se não está comprando ‘’gato por lebre’’. É também muito simples. Você deve se dirigir ao posto e solicitar o ‘’teste de proveta’’.  Os postos devem permitir sem hesitar tal verificação e também ceder os materiais necessários.

Depois de solicitar os materiais, peça ao frentista depositar 50 ml de gasolina e 50 ml de água (O tubo de ensaio deve ter 0 a 100 ml). Depois, agite sem muita força, e observe. O álcool presente na gasolina irá separar-se dele e se unirá á agua.

Parar ser considerado um combustível normal e de qualidade, a gasolina deve ocupar o nível 37,5 ml e a solução de água e álcool, 62,5 ml.  Essa medida é a permitida pela ANP. Se a medida ultrapassar, é sinal que o combustível é adulterado, tendo uma solução de álcool maior que o recomendado.

Infelizmente, esse teste somente identifica o teor alcoólico maior presente na gasolina, e não outros tipos de substâncias como os solventes. Para que seja detectado essas substâncias, é preciso submeter o combustível a outros testes, desta vez laboratoriais.

A Adulteração Fraudulenta na Mídia

No começo do ano de 2012, o Fantástico, revista eletrônica dominical da Rede Globo, denunciou um esquema de donos de postos paulistas que adulteravam o combustível (não quimicamente), mas sim economicamente: Lesionavam o consumidor, vendendo menos por mais. Utilizavam de armações eletrônicas para enganar o consumidor. Assim, eles (clientes) podiam perder até 6 litros de gasolina. Confira no link a seguir o vídeo da matéria:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1677694-15605,00-FANTASTICO+DENUNCIA+ADULTERACAO+EM+TANQUES+DE+COMBUSTIVEL+PELO+PAIS.html

Prevenções Para Não Cair no Golpe

Confira conosco agora algumas dicas para que você não use combustível adulterado em seu veículo.

*Quando for abastecer, exija o Cupom Fiscal. Assim, caso algum problema ocorra em seu veículo, há uma prova de que o abastecimento ocorreu neste estabelecimento.

*Abasteça somente em locais que você confia. Se precisar mudar de posto, verifique a procedência.

*Desconfie de preços ‘’baixíssimos’’. Tais preços, que geralmente estão abaixo do preço de mercado, são de combustíveis adulterados.

*Abastecer em postos de bandeiras é um ótimo jeito de escapar da adulteração, visto que é mais seguro e garantido de o combustível ser genuíno.

*Se você solicitar o ‘’teste de proveta’’ a um frentista e o mesmo recusar desconfie. Não abasteça seu carro no estabelecimento.

Algumas Traquitanas

Para poder enganar o consumidor, alguns frentistas desenvolveram algumas ‘’traquitanas’’ mecânicas. Caso algum consumidor exigisse o ‘’teste de proveta’’, uma simples chave e um consumidor distraído já é o bastante. A gasolina pura, sem adições, sai da bomba e, depois de feito o teste, convence o cliente.

Para que você não caia nessas ‘’maracutaias’’, o melhor mesmo é se prevenir e criar o hábito do abastecimento em um posto de confiança. Devemos enfatizar também que, pagar mais por um combustível não quer dizer que o mesmo é garantido e salvo de não ser adulterado.

Quando for viajar, abasteça no seu posto de confiança o suficiente para ida e, se possível, para a volta também. Evite parar em postos que não são de bandeira.

Apresentamos, aí, o que é um combustível adulterado, os seus males ao automóvel, como identificar e algumas dicas para que você não caia nessa e não passe dores de cabeça nem prejuízos no futuro.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *