Quanto Tempo Dura a Gasolina Comum No Tanque?

Quando o assunto é automóvel naturalmente surgem diversas dúvidas sobre seu funcionamento. Desde o processo de compra, manutenção e venda. Dessa maneira, é de extrema importância procurar saber como funciona a engenharia do seu veículo, para que consiga conserva-lo da melhor maneira possível.

Dessa forma, alguma das dúvidas mais correntes sobre o processo de combustão do veículo está condicionada a que tipo de combustível deve se usar, gasolina aditivada ou a comum? Se o carro for Flex, devo usar só um tipo de combustível ou reversar entre os dois? Ou ainda, será que o combustível tem prazo de validade? Essa pergunta e outras serão respondidas abaixo.

Quais As Diferenças Da Gasolina Comum, Aditivada e Premium

Para entender melhor quais os benefícios e o funcionamento de cada tipo de gasolina, o certo a se fazer é conhecer melhor as propriedades químicas que dão características a cada tipo de combustível. Dessa maneira, iremos mostrar três tipos da gasolina e suas recomendações.

A gasolina comum é um tipo de combustível que não possui nenhum aditivo de limpeza, não possui substâncias que servem para proteger o motor. Dessa forma, a gasolina comum deixa resíduos de combustão depositados sobre as válvulas, o que compromete o processo de mistura de ar e combustível no longo prazo. Ainda no longo prazo, tal resíduo pode comprometer o funcionamento do veículo, e ainda pode resultar no aumento do consumo de combustível.

A gasolina aditivada em sua composição apresenta aditivos e dispersantes químicos que tem como função ajudar na limpeza do motor. Uma espécie de “detergente” que ajuda a soltar a sujeira deixada no motor. Já os dispersantes servem para remover. A grosso modo, um tem a função de amolecer a sujeira e o outro de retirar.

Já na gasolina Premium sua principal diferença das demais está condicionada a sua octanagem (índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto) extremamente alta. Possui dispersantes e aditivos que também auxiliam na conservação e limpeza do motor. No entanto, esse tipo de combustível só terá seu desempenho significativo em veículos de alta compressão, como veículos esportivos e de luxo. Nos demais veículos o efeito da gasolina Premium é quase insignificante.

Qual Gasolina Usar: Comum Ou Aditivada?

Não existe nenhuma recomendação concreta de qual gasolina deve se utilizar. No entanto, o que difere a gasolina comum da aditivada é uma espécie de detergente que se encontra na composição da gasolina aditivada. E esse detergente tem como função ao passar pelo motor dissolver a goma, que com isso evita o acumulo de resíduos. Dessa maneira, os resíduos e a sujeira saem junto com o combustível e também é queimada no processo de combustão.

Dentre as opções, a mais correta é a tomada de decisão de qual combustível usar a partir da leitura do manual do veículo. La encontrará as dicas e aconselhamentos de como seu automóvel irá reagir com determinados combustíveis. Tudo que precisa saber sobre ele e seu funcionamento encontrará no manual.

A Gasolina Tem Prazo De Validade?

Um dos questionamentos mais correntes é se os combustíveis tem prazo de validade. E a resposta é sim, eles assim como qualquer outro produto de supermercado possuem um prazo de validade. A diferença é que a validade não vem escrita no fundo ou num rótulo igual dos demais produtos.

Não tem como obter um período exato de validade, pelo fato de que se envolve vários fatores que podem alterar o prazo de validade do combustível. Entre eles observa-se o armazenamento, as condições do tanque, condições climáticas e a forma em que o combustível foi refinado.

No entanto, é possível fazer um calculo levando em consideração todos esses fatores e obter uma média de um prazo de validade. Em média, o combustível dura entre dois a três meses.

Quanto Tempo Dura A Gasolina Comum No Tanque?

Outra duvida muito corrente sobre os combustíveis é a duração dele no tanque do veículo. É aconselhável que não deixe que ultrapasse o período de quatro meses por diversos fatores. Esse prazo pode variar de acordo com as condições do veiculo também.

No geral, não é aconselhado deixar o combustível armazenado por muito tempo no tanque do veículo porque ela começa a se deteriorar devida a sua exposição ao calor e ao oxigênio.  O combustível “velho” pode gerar problemas ao motor e dificuldade na partida do carro.

Isso ocorre devido a oxidação e o envelhecimento da gasolina. Nesse momento, o combustível fica mais denso gerando uma espécie de goma sobre o tanque nas tubulações, nos carburadores e injetores. Tais danos resultam no mal funcionamento da partida do motor e pode gerar “engasgos” no veículo.

Cuidados Com O Tanque De Combustível

Tanque de Carro

Tanque de Carro

Afim de aumentar o tempo de conservação do tanque de combustível é necessário adotar uma serie de cuidados para a manutenção do mesmo, de forma que evite sua deterioração no longo prazo. Muitos desses cuidados estão expostos o manual de usuário do veículo, que na sua grande maioria são ignorados pelo consumidor.

É de extrema importância cuidar da manutenção do tanque de combustível, pois ele exerce uma das principais funções de um veiculo que é o armazenamento de gasolina ou outro combustível.

Dessa forma, procure sempre garantir que seu veiculo seja abastecido em postos de confiança, troque o filtro de combustível dentro das recomendações do fabricante, evite que o tanque chegue a reserva, não deixe o carro parado por muito tempo com o tanque com combustível, pois o mesmo pode envelhecer e deixar uma gama de prejuízos.

Ainda se notar algum mal funcionamento no seu veículo, notar ele mais fraco sem potência procure um profissional especializado com capacidade para cuidar do serviço. Após de realizado exija dele o comprovante de limpeza e destinação de resíduos, pois tal comprovante é a sua garantia quando feito com empresas que são devidamente capacitadas e licenciadas para a realização do serviço.

Lembre-se que a manutenção do veículo depende de você e resultará em uma economia a longo prazo. Acredite. Cuidando da conservação do carro sempre terá um veículo pronto para a venda e muito mais seguro para viagens, emprestar para seu filho entre outras. Além de cuidar da estética do carro pense também em seu funcionamento, os dois devem ser aliados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *