Quando Trocar as Pastilhas de Freio do Carro?

Especialistas recomendam verificar a situação das pastilhas a cada dez mil quilômetros.  Se a extremidade dianteira do carro vibra quando você aplica os freios, os discos podem estar deformados. Se nos rotores aparecerem ranhuras irregulares, pode ser o momento da troca.

Assim como o seu gás irá variar dependendo de onde e como você dirige, o mesmo acontece na vida de pastilhas de freio (ou forros), o material de atrito que fica pressionado contra um disco de metal ou tambor para parar o veículo e transmitir segurança para motoristas e demais pessoas que estão dentro do carro.

Se dirigir apenas oito milhas por ano em área urbana, como São Paulo, terá que substituir pastilhas de travão por maior número de vezes do que alguém que dirige 28.000 milhas anuais nas planícies de áreas rurais distantes dos grandes centros.

De fato não há cronograma claro que avisa quando é hora de substituir os freios, por isso se faz necessário confiar em seus ouvidos e nos conselhos de um técnico experiente automotivo. A maioria dos veículos deve ter os pneus rodados pelo menos a cada seis meses, e esse é um bom momento para ter os freios inspecionados. Um mecânico pode verificar a espessura das pastilhas e a condição do hardware do travão a detectar o desgaste.


Carros têm sensores embutidos que raspam contra um disco de freio. O motorista vai ouvir um som estridente irritante quando se aplicam os freios (ou quando os freios são liberados em alguns veículos).

Esses sensores não estão em cada veículo, por isso os motoristas devem ouvir gritos, guinchos, moagem (muitas vezes um sinal de que pastilhas de freio são nulas) e outros ruídos que indicam desgaste.

Alguns ruídos menores podem ser eliminados com a limpeza dos freios, mas persistem ruídos proeminentes que significam em geral pastilhas ou peças usadas em demasia.

Outros sinais são pulsações por meio do pedal de freio e maiores distâncias de paragem. Lonas trazes desgaste gradual, se pode não notar o desaparecimento no desempenho, de modo que é onde o olho experiente de um mecânico pode ajudar em níveis consideráveis.

Todos os carros têm uma luz de advertência do freio que vem por alguns segundos a cada vez que se inicia o seu carro. Se acender durante a condução, significa que o sistema de freio está baixo no fluido devido ao vazamento ou problema com o cilindro mestre. Nos últimos anos, no entanto, mais as montadoras passaram a trabalhar com  rotores que são mais leves, finos e trazem pastilhas com maior poder de ação;

Quase todos os carros hoje em dia têm freios a disco dianteiros, que se desgastam mais rápido do que os freios traseiros, por isso precisam ser alterados com maior frequência. Você precisa mudar quando elas ficarem finas, em especial se começarem a fazer um chiado metálico persistente ou triturar quando se pressiona o pedal de freio.

Mas o ruído sozinho nem sempre é o melhor indicador, por isso é melhor prever quando isso vai acontecer ao inspecionar de modo periódico à espessura das pastilhas de freio. Atenção: Se a extremidade dianteira do carro vibra quando se aplica os freios os discos de freio, podem estar deformados.

Como Mudar as Pastilhas de Freio do Carro?

Por ser uma surpresa saber que é possível mudar as pastilhas de freio do carro de forma rápida, fácil e sem ferramentas especializadas. Fazer sozinho também irá poupar dinheiro. Se não quiser fazer, procure saber o que envolve no processo para não pagar além do necessário quando for contratar alguém a realizar o serviço.

  • 1. Solte as porcas e retire a roda;
  • 2. Encontre os dois parafusos deslizantes (às vezes chamado de “pins”) que prendem a pinça no lugar. Em geral apenas retire o parafuso inferior. Ele pode ser longo, mas uma vez que esteja solto vai deslizar com facilidade;
  • 3. A mangueira de borracha, que é a linha hidráulica, dobrará para permitir não desligar as linhas hidráulicas. Nesse ponto fica fácil de inspecionar a espessura das pastilhas para confirmar se precisam alterar. A maioria das pastilhas de freio têm indicadores de desgaste de metal, que são pequenas abas que rangem ao entrar em contato com os rotores. 
  • 4. As pastilhas de freio estão expostas e os clipes de retenção mantidos livres no lugar. Basta deslizar as velhas pastilhas de freio para fora.
  • 5. Novas almofadas quase sempre vêm com novos clipes que permitem mover com facilidade.
  • 6. Por vezes um pequeno pacote de lubrificante à base de grafite virá com as pastilhas de freio. Aplique aos clipes das novas unidades.  As pastilhas podem ter calços acoplados que têm de ser mantidos na posição até bloquear as almofadas no lugar. As “orelhas” são abas de metal em cada extremidade da pastilha de freio. OS “ouvidos” se encaixam nas fendas dos clips de forma perfeita.
  • 7. Os pistões pressionam as pastilhas de freio e apertam o rotor para parar o carro que pode ter apenas o êmbolo para cada roda, mas com o mesmo princípio. Antes que se possa baixar a pinça no lugar os pistões precisam ser retraídos para que limpem as novas pastilhas de freio com características maiores na estrutura.  
  • 8. Quando se empurra os pistões de volta o nível do fluido de freio sobe de modo lento. Abra o cilindro mestre do reservatório e verifique. Aumente a preocupação ao trabalhar no segundo freio porque o volume de líquido combinado de duas pinças pode fazer transbordar o fluido de freio.
  • 9. Se parece que isso vai acontecer sugue um pouco de fluido de freio. O nível do conteúdo vai para baixo com as pastilhas de desgaste e volta para cima quando são substituídos.
  • 10. Com os pistões retraídos o paquímetro deve deslizar sobre as almofadas com pouco esforço. Às vezes, o ajuste é apertado e a pinça desliza sobre as pastilhas de freio recém-instaladas. Se os pistões pegar as pastilhas de freio verifique se o pistão está retraí por completo.
  • 11. Reinstale e aperte o parafuso deslizante. Endireite as rodas do carro, remonte o pneu e aperte as porcas. 

 Artigos Escritos por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *