Kit Obrigatório Veicular: Onde Fica e Como Usar?

Necessário ter o kit obrigatório veicular em dia no sentido de não receber infrações de trânsito. Consiste de componentes como: Triângulo, chaves de roda e macaco. Na prática grande parte das pessoas apenas se lembra do conjunto quando acontece o “aperto” na estrada.

Não se pode ignorar o fato de que grande parte de motoristas no mundo não sabe ao menos onde fica o kit obrigatório veicular, quanto mais utilizar as peças com qualidade e de maneira correta.

Em grande parte dos automóveis o kit se encontra no porta-malas, sob um tapete, em baixo do estepe. Caso necessite fazer a troca de pneu se faz necessário desenroscar a trava para retirar.

O problema da falta dos itens consiste em multa gravíssima que custa R$ 191, adicionais de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem não tem o estepe precisa pagar R$ 127,69 e recebe cinco pontos adicionais. Vale lembrar que ao chegar aos 07 pontos à carteira é suspensa.

Para Que Serve o Kit Obrigatório?

Os macacos nas épocas atuais são diferentes do momento dos primórdios de automotivos. Traz características leves e dobráveis que servem para facilitar o ato de levantar automóveis.

Nesse sentido não é necessário fazer musculação para erguer e tocar a manivela. O macaco precisa se encaixar no friso presente na lataria. Especialistas indicam ser necessário puxar o freio de mão e observar se a peça está fixa quando usada nos momentos de necessidade.

Triângulos são peculiares ao trazer segurança e ao mesmo tempo sinalizar que o veículo está parado para os outros motoristas que seguem na alta velocidade na estrada. Caso o automóvel pare na pista se faz necessário abrir o acessório que fica dobrado e colocar em pelo menos dez metros da traseira do automotivo que precisa estar com o pisca alerta ligado.

Assim os outros carros podem ver que existe alguém parado e podem tomar maior cuidado ao acelerar e frear. Apesar de ser fácil de montar, a atenção deve ficar no pé de suporte fixo de modo firme.

Estepe: Considerado item fundamental para calibrar o pneu e tornar o mesmo resistente e seguro. Necessário reparar se ele está no lugar porque a cada ano que passa aumenta as estatísticas de roubo.

Chave da Roda: Modelos de veículos antigos eram produzidos conforme o formato da cruz. Nas épocas atuais estão presentes em formatos variados, embora o “L” seja o usual. Certas unidades possuem adaptador com pequena alavanca a facilitar o momento de afrouxar parafusos.

Estepe Com Aro Menor

A prática dentro do Brasil está permitida desde que esteja dentro dos limites de especificações da velocidade e da carga dos pneus de reserva, informações encontrada de modo claro no manual do proprietário, conforme aponta Gerson Buri, analista técnico do (Cesvi) Centro de Experimentação e Segurança Viária, em artigo publicado no G1.

O especialista aponta que a largura pode ter menor diâmetro, mas o perfil necessita de semelhança exata aos modelos originais.  A combinação da roda com borracha determina a altura e perfil do pneu.

Especialistas apontam que estepes menores são usados para não preencher maior tamanho na região do porta-malas. Como se usa apenas em casos de emergência se pressupões que motoristas trafeguem com os modelos apenas até chegar ao local no qual se vai fazer o reparo, isto é, não estão previstos para rodar grandes distâncias e por consequência deixam de prejudicar o eixo em níveis consideráveis.

Dentro do manual dos veículos existe o máximo de quilômetros que os pneus podem ser usados. Montadoras possuem o máximo de padrão da responsabilidade com relação ao estepe.

Interessante notar que especialistas apontam não existir problemas em usar o estepe menor nos aspectos da segurança. No entanto, como existe especificação que se diferencia aos originais o aspecto da dirigibilidade pode afetar no sentido de deixar o veículo menos estável. Por esse motivo que existe a necessidade de consultar e respeitar a velocidade máxima de acordo com o limite escrito no manual.

Confusão Da Lei: Uso Do Estepe

De acordo com as regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro existe a obrigação de ter o item, porém não há informações com referência ao tamanho determinado. Existe projeto de lei que corre na Câmara dos Deputados no sentido de obrigar o fornecimento do estepe de acordo com as mesmas dimensões das rodas principais. O documento passou aos olhos de representantes do direito do consumidor e a Comissão de Viação e Transporte. Apenas depois dos processos e se tiver maioria na votação o projeto será aprovado.

Distância Do Triângulo

Especialistas apontam que dez metros representa a distância mínima para o triângulo no sentido de alertar os motoristas que seguem na estrada. Quando está escuro ou com chuva  aumente a distância por causa do risco de derrapar que pode existir entre as pessoas que começam a frear, derrapam e causam problemas na estrada.

Use o bom senso não apenas conforme o tempo e hora do dia ou quando se está perto das curvas. Na prática inúmeros aspectos influenciam na decisão final. Procure alguma forma de por o triângulo de modo claro e aumente as chances de evitar acidentes.

Macaco Do Carro

Consiste em ferramentas de uso no sentido de substituir os pneus de carros. O instrumento representa ponto para erguer o veículo com o uso da manivela ao sustentar o automóvel enquanto se troca o pneu. Necessário estar em boas condições para não acontecer risco de queda do automóvel da hora de substituir.

Porque a Peça Se Chama Macaco?

Existe o nome “macaco” por causa do marketing referente à empresa norte-americana que fabricava a ferramenta durante a época em que o filme de King Kong estava no auge. A comparação acontecia para dizer que a peça tinha força grande como o grande gorila.

Os macacos nas épocas atuais são diferentes das épocas dos primórdios de automotivos, trazem características leves e dobráveis que servem para facilitar o ato de levantar automóveis. Por esse motivo motoristas não precisam se esforçar para erguer e tocar a manivela do carro.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *