Qual a Diferença Entre O Diesel Comum E O S10?

Uma das coisas mais importantes para a locomoção de qualquer automóvel é o combustível que você põe nele. Então, é essencial que conhece as propriedades, benefícios e malefícios desses combustíveis. Pois são eles que dirão sobre a potência, manutenção e durabilidade do motor do seu veículo.

Dessa forma, o texto tem como função trazer todas as informações necessárias para que entenda um pouco mais sobre as propriedades e as diferenças de cada combustível. De forma que, você tenha a capacidade de escolher qual o melhor tipo será ideal para o seu veículo. No texto, serão apresentados os tipos de gasolina, diesel e etanol presentes no mercado.

Diferença Entre Gasolina Comum E Aditivada

Muitos no momento em que vão fazer o abastecimento dos seus veículos se deparam com a dúvida de qual tipo de gasolina devem utilizar a comum ou a aditivada. No entanto, não conhecem as propriedades que diferenciam esses dois tipos de combustíveis. Pensando nisso, iremos mostrar o que cada uma é e as diferenças entre elas. É importante ter em mente que são as substancias presentes em sua composição que trarão os benefícios para o seu veículo.

Começando pela gasolina aditivada, esse tipo de combustível apresenta em sua composição uma espécie de aditivo de limpeza e dispersantes químicos. Esses aditivos tem como função auxiliar na manutenção e conservação do motor, eles funcionam da seguinte forma: os aditivos funcionam como uma espécie de “detergente”, que possibilita a soltura das impurezas, sujeiras presas no motor, e além desses aditivos, possuem os dispersantes que possibilitam a retirada dessas sujeiras. A grosso modo, os aditivos amolecem a sujeira e os dispersantes são como buchas, que retiram as impurezas daquele local.

Gasolina Comum e Aditivada

Gasolina Comum e Aditivada

Agora, em contrapartida, a gasolina comum não possui essas substancias aditivas em sua composição e geralmente, elas são escolhidas preferencialmente por grande parte dos donos dos automóveis. A diferença de valor entre a gasolina comum e aditivada não é muito grande, no entanto, a gasolina comum possui um valor menor em relação a aditivada. Como já dito, a gasolina comum não possui aditivos de limpeza e nem dispersantes químicos, isso pode ser um problema a longo prazo. Por não possuir essas substancias, os veículos que são abastecidos com a gasolina comum por um longo período de tempo, possuem maior tendência em acumular resíduos em seu motor, o que pode prejudicar o funcionamento do mesmo. Por exemplo, um dos problemas de funcionamento pode ser a perda de potencia e aumento do gasto de combustível do veículo.

Além desses dois tipos de gasolina, possui um terceiro tipo: a gasolina Premium. No entanto, a característica principal desse combustível que a diferencia da gasolina comum e aditivada está diretamente relacionada a sua capacidade de octanagem (octanagem diz respeito ao índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto) que quando comparada ao demais é extremamente alta.  A gasolina Premium possui grande parte das suas propriedades semelhante a gasolina aditivada, como a presença de aditivos e dispersantes em sua composição. Só que, a gasolina Premium não é utilizada nos veículos populares, e sim em veículos esportivos e de luxo, pelo fato de que seus benefícios se tornam insignificantes nos veículos populares.

Diferenças Entre Diesel Comum (S500) E Diesel S10

Combustível Diesel E Propriedades

Combustível Diesel

Combustível Diesel

No brasil, o óleo diesel é utilizado comumente em veículos destinados a transporte de grandes cargas, maquinas industriais e outros aparelhos de grande porte. A economia brasileira é movimentada basicamente pelo transporte rodoviário, então acredite o diesel é um fator determinante em nossa sociedade. O aumento desse combustível pode acarretar no aumento de passagens de ônibus e produtos automaticamente.

O óleo diesel apresenta uma aparência diferente dos demais combustíveis, a sua textura como o nome já diz é oleosa, ou seja, ele é um pouco mais espesso do que os outros combustíveis, como a gasolina por exemplo. O óleo diesel é produzido através da refinação do petróleo. Uma curiosidade sobre os derivados do petróleo, entre os inúmeros produtos que o petróleo deriva, o óleo diesel é o que se encontra em maior quantidade.

Assim como a gasolina, o óleo diesel possui vários tipos deles no mercado, até mais que a gasolina propriamente dita. Porém, existem dois tipos que possuem maior importância no mercado, que são eles o diesel comum, conhecido também como S500 e o diesel S10. Abaixo será feita a diferenciação desses dois tipos e os benefícios.

Diesel Comum (S500) X Diesel S10

Diesel Comum (S500) X Diesel S10

Diesel Comum (S500) X Diesel S10

De primeira vista é possível saber que existem diferenças entre esses combustíveis a partir da observação da denotação dos nomes que eles recebem. As denotações S10 e S500 possuem sim um significado. Elas estão relacionadas a quantidade de enxofre por parte de milhão que estão presentes na propriedade de cada combustível desses. Dessa forma, o diesel S500 possui em sua propriedade 500 partes de enxofre em 1 milhão e o dieses S10 possui 10 partes de enxofre em 1 milhão.

Uma das outras coisas que diferem o diesel S10 do diesel S500 é a tonalidade dos combustíveis, enquanto o diesel S10 possui uma aparência praticamente transparente, podendo chegar a um tom meio amarelado. Já o diesel S500 possui uma cor mais forte e concentrada, fazendo semelhança com um alaranjado, marrom ou um amarelo bem escuro.

Agora, fazendo relações ao desempenho dos veículos com a utilização dos tipos de diesel, o diesel S10 se destaca um pouco quanto a isso, devido a sua maior quantidade de cetano em sua propriedade, que é superior a quantidade presente no diesel S500. É interessante saber também que o diesel S10 apresenta biodiesel em sua composição, o que o torna um combustível mais sustentável, ou seja, menos nocivo ao ambiente.

No entanto, não é aconselhável que todos os veículos utilizem o diesel S10. O diesel é usado geralmente em caminhões, ônibus, maquinas entre outros. Mas é aconselhável que se utilize o diesel S500 em veículos com o ano de fabricação até 2012 e os modelos a partir desse ano utilize o diesel S10.

O uso dos combustíveis em veículos que não são aconselháveis podem gerar problemas no funcionamento do motor do seu veículo, prejudicando assim o seu funcionamento. O elevado numero de enxofre depositado em veículos que não suportam prejudicam as peças e o funcionamento das mesmas. Então, dessa forma, é importante seguir as recomendações e ter responsabilidade na hora de fazer a escolha do tipo de diesel.

Etanol E Suas Propriedades

A produção se dá no Brasil principalmente a partir da fermentação da cana-de-açúcar, mas também pode ser feita através da fermentação de alguns cereais e outros açucares. Popularmente o etanol é chamado de “álcool”, isso devido a sua composição. O etanol é o principal elemento presente no grupo dos álcoois.

Existes dois tipos de etanóis que são produzidos e utilizados, sendo eles o Hidrato e Anidro.

O etanol hidrato é utilizado como combustível puro. Os veículos são abastecidos completamente apenas com etanol, o famoso álcool dos postos de gasolina. No entanto, existe outro tipo de etanol, o anidro. Esse etanol é utilizado juntamente com a gasolina, em sua composição quase não apresenta água. Esse etanol aumenta o nível de octanagem do veículo e minimizar a liberação de monóxido de carbono (CO), que é um ponto positivo, mas em contrapartida ele também aumenta a produção de óxidos de nitrogênio, substancia responsável pelas chuvas ácidas. E ainda o anidro pode aumentar um pouco o consumo de combustível do veículo.

De forma geral, o etanol é o combustível mais sustentável entre os demais, sua queima não gera danos como os combustíveis a base de petróleo. E ainda pode ser fonte de renovável. No entanto, o etanol deve ser usado em maiores quantidades relacionados aos combustíveis de petróleo, por conta do seu processo de combustão produz menos calor que a gasolina, por exemplo. Isso quer dizer que o veículo que utiliza etanol, gastará mais do que um que é abastecido com gasolina. Mas também existe uma grande diferença entre o valor desses combustíveis, que quando comparada as vezes vale mais a pena abastecer com etanol para transitar dentro da área urbana e utilizar gasolina em auto estradas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *