Carros Antigos Abandonados Para Doação

Que a população brasileira gosta muito de um carro, isso não tem como mentir: muitos desejam ter logo a independência de movimentação, sem a necessidade de depender do temido transporte público. Lembrando também que, para muitos, ter um automóvel é um sinal de destaque na sociedade: mostra que aquela pessoa está  indo bem com a questão financeira, além de profissional também.

E, como as montadoras não são bobas nem nada, elas investem cada vez em marketing para deixar com que as pessoas sintam realmente a necessidade de ter um possante em suas garagens. Isso é, inclusive, objeto de estudo, que busca entender qual é o real papel do automóvel na vida dos brasileiros.

Carro Antigo Abandonado

Carro Antigo Abandonado

Só que, ultimamente, a humanidade está cada vez mais caminhando no sentido contrário ao da “motorização”: por conta dos diversos problemas ambientais causados pela emissão de gases poluentes na atmosfera feito pelos carros, muitos estão optando pela utilização de veículos que causam pouco ou nenhum impacto, como é o caso das bicicletas. Mesmo com esse cenário, as companhias automobilísticas estão em busca de cada vez mais inovação para aliar tecnologia com sustentabilidade. Um deles é o desenvolvimento do motor elétrico, que começará, em breve, a ser uma opção frente ao uso de combustíveis fósseis.

A tecnologia está em alta nos veículos? Sim! Entretanto, muitos ainda preferem o clássico. E os carros antigos nunca saíram de moda, tendo entusiastas pelas tecnologias já ultrapassadas por toda a parte. Aqui nesse artigo, iremos falar um pouco sobre os modelos que marcaram gerações e ainda causa frisson por onde passa, além de falar sobre a doação de carros antigos abandonados no país.

Os Carros Antigos Mais Badalados Até Hoje

O Brasil, por exemplo, é um dos maiores entusiastas de veículos antigos. Prova disso é a grande quantidade de pessoas que se apegam aos carros mais clássicos que já foram produzidos, principalmente os fabricados entre os anos de 1960 a 1990. Muitos argumentam que, nessa época, a indústria de automóveis era muito mais preocupada com o design do carro, sobretudo com a qualidade das peças e que hoje está se abrindo mão disso em detrimento de uma tecnologia que, na visão deles, não agrega muito ao conceito de dirigir.

O Chevrolet Opala

Esse é um veículo que não poderia ter sido deixado de lado nesse post. Isso porque ele é a maior personificação de veículo clássico que grande parte dos entusiastas gostaria de ter em casa. Com uma mecânica agressiva e um design bastante esportivo, um dos maiores detalhes do Opala era o seu gasto exacerbado: é um dos veículos mais “beberrões” já produzidos pela indústria automotiva. Porém, os realmente fãs do modelo nem ligam muito para a questão de muito consumo. O que eles querem, na verdade, é poder desfilar com o modelo pelos lugares e arrancar suspiros de outras pessoas. É. O Opala é um carro que é impossível não deixar de reparar.

Atualmente, os modelos existentes são bastante escassos, principalmente em se tratando dos que estão em bom estado.  A maioria está em posse de colecionadores, que não abrem mão do veículo por nada.

O Ford Mustang

É claro que o Mustang está, até hoje, em produção pela Ford. Mas os primeiros modelos que foram lançados ainda habitam no imaginário de muita gente. Entrando pela primeira vez em produção durante o ano de 1964, o Ford Mustang – cujo nome é derivado de uma raça de cavalos – logo caiu na graça dos consumidores, principalmente dos mais jovens, que viam nele uma forma de se impor entre os amigos. O design bastante esportivo não ficou restrito somente ao modelo da Ford: diversas outras montadoras também entraram na mesma onda, lançando carros com o mesmo apelo do Mustang. Até hoje, quando se fala em carros esportivos, a primeira referência a ser lembrada é a do modelo criado pela companhia de Henry Ford.

E, em 2015, fora lançada – até agora- a última geração do Mustang, com uma mudança bastante significativa em relação à sua performance e suas tecnologias, estando em produção até os dias de hoje. O sucesso do Mustang é tão grande que existe até mesmo um museu dedicado em sua homenagem, estando localizado no estado da Carolina do Norte, nos EUA. A cidade de Concord foi a escolhida para sediar o museu, sendo que a ideia veio depois do sucesso da comemoração acerca dos 50 anos do início da fabricação do modelo no ano de 2014 no circuito de Charlotte Motor Speedway.

Por Que Carros Antigos São Difíceis De Se Manter?

São vários os motivos pelos quais os carros antigos são muito difíceis de se manter. Um deles, talvez, seja a grande dificuldade de se encontrar peças de reposição. Temos que lembrar que estamos falando de modelos que talvez já tenham ultrapassado mais de 40 anos de produção, na qual as indústrias não se responsabilizam mais e, dessa maneira, não produzem mais peças, pela antiguidade e pela preferência pelos modelos mais novos.

Outra questão é também a não seguridade desses modelos pela grande maioria das seguradoras e instituições financeiras. Elas concordam que, com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil prestar seguro a esses modelos pelas dificuldades impostas pela idade.

Carros Antigos Abandonados Para Adoção

É por conta disso também que diversos veículos antigos acabam sendo abandonados, pela impossibilidade de conserto ou, claro, pelo alto preço cobrado para que ele seja colocado novamente para rodar.

Porém, em alguns casos, o que se vê não é a falta de manutenção, mas sim, irresponsabilidade no uso do dinheiro, principalmente o público. Em 2011, foi revelado uma grande quantidade de carros do Ministério da Agricultura que estavam abandonados em pátios do ministério, no Rio Grande do Sul que, se sofressem manutenção, poderiam muito bem servir à população. Logo que foi constatado esse absurdo, um plano foi criado para poder destinar esses veículos para diversas prefeituras Brasil afora, para que pudessem ser reformados e, dessa maneira, estarem à disposição da população para serem usados. Um lote contendo pouco mais de 20 Fiat’s Uno valeria, naquela época, mais de 171 mil reais, de acordo com informações da tabela FIPE.

Além desses carros que ainda têm condições de circulação, se acumularam no pátio da prefeitura diversas outras carcaças de carros que não tem condições nenhuma de trafegar, com planos de direcionar as latarias para leilão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Antigos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *