Qual a Diferença do Diesel e do Biodiesel?

O diesel é um tipo de combustível que polui mais que o biodiesel. E as diferenças entre eles não para por aí.

Ainda que esses dois combustíveis tenham a mesma aplicação, pois são usados em motores de tratores, caminhões, de veículos a diesel, dentre outros, e também por conterem carbono em sua composição, eles são originários de matérias-primas totalmente diferentes.

No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre esses dois tipos de combustíveis e qual a diferença do diesel e do biodiesel. Continue lendo e confira tudo aqui.

Quais São as Principais Diferenças Entre o Diesel e o Biodiesel

Para conhecer as principais diferenças entre esses dois combustíveis, listamos abaixo os tópicos com as principais informações a respeito de cada um. Acompanhe:

1 –  Diesel

  • Combustível líquido, usado em motores a diesel. Geralmente, ele é proveniente do óleo bruto. O diesel de petróleo, ou o petróleo diesel é um produto feito por meio de destilação do petróleo bruto, a uma temperatura quem varia entre 200°C, ou 392°F) e 350°C (ou 662°F), considerando a pressão atmosférica.
  • Durante a fabricação do diesel, está a etapa de perfuração do petróleo bruto. Dessa forma, o solo perfurado do solo é enviado para o refinador. Ao chegar na refinaria, usa-se o calor para a separação de vários tipos de produtos de inúmeros pontos de ebulição.

    Diesel

    Diesel

Nessa fase, faz-se uma etapa de destilação aplicada com pressão e calor, levando a uma reação química. Dessa forma, o que irá determinar se o produto será gasóleo ou gasolina será a pressão e o calor aplicados.

Quando o processo de destilação é finalizado, mistura-se aditivos ao combustível, que contribuem para que o combustível tenha uma qualidade melhor.

O óleo bruto usado tem vários hidrocarbonetos em sua composição, que possuem a composição diferente. São esses hidrocarbonetos que dão origem aos vários tipos de produtos derivados do petróleo. As cadeias mais longas de hidrocarbonetos são usadas para a criação de combustível.

  • É o número de cetano que determina a qualidade do combustível. Assim, se o combustível tiver um número muito alto de cetano, ele será um produto que inflama de maneira mais eficiente, se for pulverizado com ar comprimido quente.
  • No inverno, o diesel apresenta uma desvantagem com sendo um combustível para veículos. A sua capacidade de fluxo (viscosidade) leva à necessidade de uma bomba especial de combustível para que se possa bombear o mesmo.
  • O diesel possui cerca de 34,6 ML/L de conteúdo de energia. Ele também produz 2,65 kg de CO2 por cada kg de diesel usado. O diesel ainda possui um valor calorífico de 45,5 MJ/kg, ou megajoule por kg, e uma gama de ebulição que varia entre 250°C e 350°C.
  • O diesel é um combustível usado como alternativa à gasolina, por possuir uma melhor capacidade de economia, e também por emitir menos CO2. É considerado como uma fonte popular de combustível, e também acredita-se que ele é melhor ainda para carros que possuem um consumo muito alto.

Além disso, ele também é mais significativo quando comparado com a gasolina mais em conta, e ainda permite mais torques com velocidades mais baixas.

2 – Biodiesel

  • Um combustível desenvolvido da gordura animal ou do óleo vegetal, e que trabalha em motor a diesel. Esse tipo de combustível é produzido como um produto alternativo mais limpo e mais verde, em substituição ao diesel e à gasolina.

Na composição do biodiesel estão esteres de cadeia longa de alquilo (etilo, metilo e propilo). Esse combustível é feito por meio da combinação da reação química com álcool, que dão origem à esteres de ácidos.

  • O biodiesel, gás para líquidos (GTL) de diesel e biomassa pra líquido (BTL), tem o seu nome derivado do nome do inventor Rudolf Diesel, alemão, responsável por criar o motor de ignição à compressão. O diesel possui uma mistura que varia entre 8 e 21 átomos de carbono por cada molécula.
  • A composição do biodiesel é de ésteres de uma cadeia longa de alquilo (etilo, propilo ou metilo). A sua produção é por meio da combinação de uma reação química com álcool, resultando em ésteres de ácidos. A forma com que o biodiesel é feito o torna apto para ser usado nos motores diesel de petróleo.
  • Pode ser usado como 100% biodiesel ou puro, ou ainda combinado com diferentes porcentagens de diesel de petróleo. No caso de 100% biodiesel, pode ser preciso realizar algumas pequenas alterações no motor, para que o seu desempenho não seja comprometido, e também para evitar a ocorrência de problemas de manutenção.

  • O biodiesel possui várias propriedades diferentes de solventes, capazes de causar desgaste na borracha e na mangueira de uma forma bem rápida. E esse combustível não vem sendo empregado apenas em veículos, mas também em aviões, ferrovias e como um óleo para aquecimento.
  • Além disso, o biodiesel ainda pode ser usado também na limpeza de derramamento de óleo por ter uma grande capacidade de dissolução de óleo bruto, conforme a fonte de óleo. O conceito de biodiesel foi introduzido por dois cientistas J. Patrick e E. Duffy, no ano de 1.853. No caso do biodiesel, ele é uma opção mais limpa para os motores à diesel, uma vez que é renovável e possui menos emissão de poluente.

Biodiesel é Realmente Um Combustível Mais Sustentável?

Biodiesel é Sustentável?

Biodiesel é Sustentável?

Ainda existem polêmicas a esse respeito. Como a produção do biodiesel é feita a partir de culturas consideradas intensivas, ocorre a liberação o óxido de azoto, um tipo de gás nocivo, e que contribui para elevar o efeito estufa.

Além disso, cada vez mais estão sendo necessárias mais quantidades de terras para viabilizar o cultivo de fontes necessárias para a produção desse combustível. Com isso, o desflorestamento aumento, e o resultado é a redução na absorção de gás carbônico.

A grande quantidade de água necessária para o cultivo de vegetais usados na fabricação também é outra desvantagem, bem como a perda na diversidade biológica. Assim sendo, a única vantagem que podemos notar no uso do biodiesel é o uso da soja, que ajuda a alavancar a agricultura familiar e o agronegócio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *