Quais São Os Carros Com Motor Atrás?

Os veículos automotivos sem sombra de dúvidas se tornaram uma ferramenta quase que essencial para o ser humano, principalmente para aqueles que necessitam transitar diariamente por um grande percurso, como por exemplo a grande realidade dos trabalhadores. A maioria é extremamente dependente dos veículos automobilísticos, podendo ser eles privados ou transporte público.

No entanto, mesmo quem ainda não possui ainda seu veículo próprio possui a curiosidade de saber um pouco mais sobre a configurações dos veículos em que ele transita ou que quer transitar futuramente. Cada veiculo possui uma forma de funcionamento especifica, localização de peças, sistemas automáticos e tudo mais. A única coisa que as pessoas tem certeza é que a localização do motor do veículo fica na frente, mas e se eu te falar que isso não é uma regra.

É isso mesmo, além do Fusca, existem outros modelos de carro que possuem o motor localizado na parte traseira do veículo. Mas essa configuração tem uma explicação toda especial e funcional, no texto iremos mostrar o porquê de os veículos terem o motor localizado em sua parte traseira e alguns modelos de veículos que possuem essa configuração.

Importância Dos Automóveis Na Sociedade

Os veículos automotivos estão em grande quantidade no mundo, tanto quanto os números de pessoas. Isso pelo fato de que as pessoas nos dias atuais necessitam extremamente dos transportes para fazer coisas básicas e essenciais do dia a dia, como por exemplo sua ida até o trabalho.

Antigamente, os veículos eram vistos coo objetos de luxo e apenas pessoas com alta influencia e poder aquisitivo possuía esse meio de transporte. Esse fato é bem representado pelas novelas de época, e realmente era assim que ocorria. No entanto, hoje, já não é mais assim, ter um carro passou de ser um objeto de luxo para um objeto de necessidade humana.

Aqueles ainda que não possuem a capacidade de adquirir seu veículo próprio fazem o uso dos transportes públicos, uma ferramenta importantíssima na vida de muita gente. Principalmente dos trabalhadores e estudantes, e na maioria das vezes até mesmo aqueles que possuem seu veículo próprio optam por utilizar os transportes públicos afim de fazer uma economia ao final do mês.

Homem Dirigindo um Carro

Homem Dirigindo um Carro

Além de obter uma grande importância na vida da sociedade, os veículos automotivos também pode ser a paixão de muitas pessoas. Os veículos possuem configurações que conquistam os amantes de automação e engenharia, no entanto poucas pessoas conhecem mais sobre o funcionamento do veículo, localização de peças e tudo mais.

Pensando nisso, o artigo irá mostrar um pouco mais sobre os veículos que possuem o motor na parte traseira, parece estranho, mas é bem comum e faz parte da configuração de veículos extremamente antigos.

Carros Com Motor Traseiro: Características E Configurações

No mundo dos automóveis, principalmente os carros baixos, as pessoas se acostumaram com a localização do motor na parte dianteira do veículo. Mas e se falarmos para vocês que isso não é uma obrigatoriedade? Exatamente, existem diversos veículos que seus motores se localizam na parte traseira do carro.

O principal exemplo que se possui e muito conhecido por possuir o motor localizado na parte traseira são os Fuscas, mas eles não são os únicos. Agora, você deve estar se perguntando se existe alguma explicação técnica e funcional para que esses veículos tenham o motor instalado na parte traseira. E realmente possui, e é isso que vamos explicar para vocês a seguir.

Foto do Motor Traseiro do Fusca

Foto do Motor Traseiro do Fusca

Então, na configuração do design de alguns automóveis, é colocado uma estruturação chamada de motor traseiro, um layout (arranjo de localização das peças) em linguagem técnica. Nesse layout o motor fica localizado na parte de trás do automóvel, mais precisamente localizado posteriormente do eixo traseiro do veículo. O que isso quer dizer? Quer dizer que o motor está instalado por trás do eixo traseiro, ou seja, o centro de gravidade do motor desse automóvel.

Mas, deve se atentar que essa configuração jamais pode ser confundida. Mas surge a pergunta, não pode ser confundida com o que? Simples, o veículo possui um centro de gravidade, mas não estamos falando do veículo todo. Estamos falando apenas do centro de gravidade do MOTOR. Afinal, um desequilíbrio sobre o centro de gravidade do veículo traria problemas gravíssimos na configuração do automóvel, como por exemplo a permanência das rodas dianteiras do veículo ficarem no chão.

Os automóveis que possuem motor traseiro, em sua grande maioria possuem também tração traseira em suas rodas. No inglês, os carros com essas configurações são popularmente conhecidos pela sigla ou layout RR, essa sigla no inglês quer dizer rear engine, rear wheel. Traduzindo essa frase para o português, obtemos: motor traseiro, tração traseira. Alguns modelos de veículos com tração 4×4 não possui essas configurações.

Um exemplo bem claro e mais utilizado por todos de um veículo com essas configurações são os ônibus de piso baixo. Eles possuem o motor localizado na parte traseira e tração traseira. Ele possui essa configuração pelo fato de aproveitar de melhor forma o espaço, há uma economia significativa.

Agora, vamos falar um pouco sobre as vantagens da localização do motor na parte traseira dos veículos., principalmente dos ônibus. A primeira delas é a robustez do veículo, isso resulta em uma manutenção mais barata e menor. Outra vantagem está relacionada ao sistema de frenagem do veículo, isso devido a melhor distribuição a carga sobre os eixos do veículo.

Mas como nem tudo são flores, também há desvantagens e é uma das piores que um veiculo pode ter. a maior desvantagem desse veículo é a tendência de eles tombarem, em uma linguagem mais técnica é chamado de tendência a sobreviragem.  O resultado disso é por conta do excesso de peso sobre os eixos traseiros, isso resultada no desequilíbrio efetivos dos veículos no momento das curvas que necessitam de maior rapidez.

Modelos De Carro Com Motor Localizado Na Parte Traseira

Depois de apresentar um pouco mais sobre as configurações e funcionamento dos veículos que possuem o motor localizado na parte traseira. Agora iremos mostrar alguns modelos que possuem essa configuração e mais algumas informações sobre ano de fabricação, modelos entre outras coisas.

Fiat 500

Fiat 500

Fiat 500

Por volta do meio do século XX as concessionarias procuravam fabricar veículos populares, ou seja, com valores mais acessíveis para que a população possa adquirir o produto. Dessa forma, eram selecionados pelos fabricantes o motor traseiro nesses veículos. E com o Fiat 500 entrou nessa mesma fase, esse modelo de carro foi lançado no ano de 1957. Seu design era robusto, possuía capacidade de quatro pessoas e possuía a forma arredonda, era um carro compacto.

Volkswagen Fusca

Volkswagen Fusca

Volkswagen Fusca

Sem dúvidas o Fusca é o principal modelo de veiculo conhecido que possui motor traseiro. O Fusca foi o modelo de carro mais vendido no mundo todo no ano de 1972. Esse modelo de carro se tornou bastante popular, por ser compacto, atender as necessidades do povo e ainda ser um veiculo popular, que naquela época era extremamente raro.

Porsche 356

Porsche 356

Porsche 356

O Porsche 356 é mais um modelo de veículo com o motor traseiro, sua fabricação teve inicio entre os anos de 1948 e se estendeu até 1965. Na verdade, o Porsche 356 é uma linha de modelos de veículos. Atualmente, esses veículos possuem grande valia, são extremamente caros isso devido a sua raridade, o valor histórico que esse veículo possui e ainda a sua beleza que era extrema para um veículo daquela época.

Os modelos acima são apenas uma prévia, pois existem muitos outros modelos, no entanto é mais comum encontrarmos os carros com o motor na sua parte dianteira. Os modelos de carro com o motor na parte traseira são bem antigos e possuem toda uma história sobre a trajetória de fabricação, com toda a vontade de se produzir carros populares naquela época.

Enfim, a produção de veículos com a tecnologia e as revoluções da indústria fizeram a diferença no processo de fabricação dos veículos automotivos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *