No mercado automobilístico, mesmo que muitos não tem conhecimento existem uma série de variações de veículos criados para transporte de carga. Esses veículos são os caminhões e as carretas, no Brasil, esses automóveis são responsáveis por movimentar praticamente toda a economia já que basicamente tudo é transportado por meio das rodovias.
É comum vermos uma carreta transportando diversos veículos de uma só vez ou até mesmo outros caminhões. Esse veículo, a carreta, ganhou um modelo especial para realizar o transporte dessas mercadorias tão grandes e valiosas, esse modelo ficou conhecido no brasil como caminhão cegonha. No texto a seguir, iremos falar um pouco mais da história e recomendações desse veículo de grande porte.
Tudo Sobre O Caminhão Cegonha
No meio automobilístico é comum vermos um veiculo transportando o outro, os caminhões de reboques e socorro, uma ajudinha para alguém que teve problemas na estrada entre outras situações. Mas, a mais comum e que mais encanta quem encontra esses veículos circulando são os transportes de veículos novos, geralmente são feitos em grandes quantidades, quando veículo de pequeno porte.
Mas, agora surge o questionamento: existe um tipo especifico de veiculo para fazer o transporte desses veículos novos? E a resposta é sim. Existe um veiculo todo especial para cuidar do transporte desses automóveis. Foram feitas uma série de adaptações da carreta para que ela pudesse transportar com segurança esses carros e ficaram conhecidas como caminhão cegonha.
O nome realmente tem a ver com a função da carreta, se responsabiliza por transportar com segurança veículos novo até suas concessionárias. Além de veículos pequenos, essas carretas também transportam outros caminhões, dessa maneira ela possui algumas variações em sua estrutura para receber esse veículo maior.
Nem sempre essas carretas eram chamadas dessa forma, os primeiros veículos que carregavam outros automóveis, no entanto 0km eram chamados de “toco”. Eles surgiram por volta dos anos de 1960, mas logo em seguida receberam essa nomenclatura que é utilizada até os dias de hoje “caminhão cegonha”. E os motoristas desse tipo de veículo receberam carinhosamente a nomenclatura de “cegonheiros”.
Sem sombras de dúvidas, os caminhões cegonhas foram uma ferramenta essencial o transporte de carga.
CONTRAN E Caminhão Cegonha
O caminhão cegonha por ser um veículo extremamente extenso necessita de algumas especificações para transitar com segurança nas rodovias. Dessa forma, o CONTRAN estabeleceu uma série de normas exclusivas para o trânsito dos caminhões cegonha. Essas normas se subdividem em dois grupos, sendo eles: Combinações para o Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTPV) e Combinações para Transporte de Veículos (CTV).
Os caminhões cegonhas possuem características essenciais, principalmente do tamanho deles. Essa carreta deve possuir entre 2,60 metros até 3 metros de largura, a maior largura é utilizada em veículos que fazem transporte de automóveis de grande porte, caminhões, tratores ou ônibus. Agora o seu comprimento, deve possui 14 m para o transporte de veículos pequenos, carros e motos. E possui 22,40 metros para realizar transporte de caminhões, veículos com reboque ou articulados.
Como qualquer outro veículo, existem marcas que se destacam em questão de qualidade, confiança entre outras coisas. Com os caminhões cegonha não é diferente, as marcas que possuem destaque no mercado por desempenhas essa função são: Mercedes Benz, Volvo, Scania e Volkswagen.
Ainda há as restrições quando as toneladas que o veiculo aguenta transportar. São muitas variações quanto a dimensão que a carreta tem e a sua funcionalidade no momento, mas no geral esses números podem variar entre 29 toneladas até quase 60 toneladas. Lembrando que é o peso total da carreta. Os caminhões cegonha podem chegar a transportar até 11 veículos.
Além de realizar a função de transporte de veículos novos com maestria, os caminhões cegonhas por seu trajeto acabam ganhando outra finalidade que é essencial, de extrema importância para empresa que é a divulgação de sua marca. O que chamaria mais atenção que um caminhão repleto de veículos 0km? Muitos ficam impressionados e atraídos. Dessa maneira, essa carreta é peça fundamental no marketing da empresa.
Sem sombra de dúvidas, os caminhões cegonhas foram um marco para o transporte automobilístico. Um processo que seria extremamente lento e com alto valor, se tornou simples utilizando apenas uma peça. Essas carretas foram cruciais para a indústria brasileira de transportes e de todos os lados do mundo também.
Condições Básicas De Segurança Transporte Para O Dos Caminhões Cegonha
Os caminhões cegonhas por possuírem uma dimensão bem fora do padrão dos automóveis convencionais, necessita de uma série de normas de segurança afim de minimizar futuros problemas e até mesmo acidentes de trânsito. Esses veículos são extremamente pesados e circulam em velocidades menores do que um carro baixo, por exemplo. Ou até mesmo comparado a qualquer outro caminhão.
Dessa maneira, existem algumas condições técnicas e também de segurança que precisam ser obrigatoriamente cumpridas pelos motoristas desses automóveis. Então vamos começar, em primeiro falaremos dos pneus desse veículo. Todos os pneus necessitam estar agarrados a estrutura do caminhão com uma espécie de cintas feitas de nylon. E em todos os caminhões, em sua parte de traz, deve constar todas as dimensões daquele veículo. Isso permite que o condutor do veiculo que se encontra atrás tenha conhecimento e noção do tamanho do veículo que futuramente irá ultrapassar.
Outra condição de segurança e técnica desse veículo é a obrigatoriedade de luzes fixadas nas laterais do veículo. A cada 3 metros é necessário a presença de uma luz, isso tudo nos dois lados do cegonheiros. Mais uma condição diz respeito aos freios, sempre devem ser conjugados.
Se tratando de velocidade agora, os cegonheiros devem transitar de acordo as especificações do CONTRAN. O órgão estabeleceu a velocidade máxima de 80km/h, isso dos veículos que possuem comprimento até 19,8 metros. Já os veículos que possuem mais que 19,8 metros são estritamente proibidos de circular nas vias simples a noite, ou seja, no período noturno. Quanto em pistas duplas, ainda não existem limitações quanto a circulação.
Cuidados Para Transporte Do Caminhão Cegonha
Como todos os veículos de grande e pequeno porte, antes de realizar qualquer viagem devemos nos atentar se os veículos estão em condições aceitáveis de transportar. Com os caminhões cegonha não é diferente e ainda deve existir preocupações maiores pelo fato que está transportando uma série de carros em uma só estrutura.
O mais correto a se fazer sempre é certificar que o veículo está em condições e com as revisões técnicas em dia, isso é essencial. No mais, existem umas recomendações básicas que precisam ser seguidas, como: antes de mais nada faça um seguro do veículo, pois eles são alvo grandiosos de roubos; sempre dirija com segurança, procure estar descansado; confira todas as travas de segurança que o veículo possui; procure por uma companhia para fazer viagens longas; evite tráficos que possuem uma má fama.
É preciso ter responsabilidade na hora de conduzir qualquer veiculo automotivo, mas é necessário ter ainda mais quando se trata desses veículos de grande porte. Então, dirija com segurança. A vida importa.
Curiosidades Sobre Caminhão Cegonha
Certeza que uma das maiores curiosidades que o ser humano desenvolve quando se depara com um caminhão cegonha repleto de veículos é a forma em que eles são colocados naquela estrutura. Então vamos desmistificar esse segredo.
Os caminhões cegonhas em sua composição existem dois pisos, em que o piso superior possui a capacidade de se inclinar. Agora, o sistema utilizado para realizar essa inclinação é controlado por uma série de mecanismos hidráulicos, que de certa forma simplifica o carregamento e a descarga dos veículos que ali se encontram. No entanto, os motoristas dos cegonheiros precisam ter habilidade para manusear esse sistema, se não terá problemas sérios e caros com os veículos. Outra coisa, na plataforma possui uma espécie de trava que segura os veículos.
Por todo o mundo se utilizam os caminhões cegonhas, afinal todos utilizam, vendem e trocam de veículos com uma certa frequência. A china é realmente o destaque nos caminhões cegonhas podendo carregar até 30 carros por vez em sua estrutura.