Quem é aficionado por cinema, já deve ter visto, principalmente nos filmes que retratam as épocas das décadas de 30 e 40, uma figurinha simpática circulando pelas ruas. Estamos falando do clássico e revolucionário automóvel Ford modelo A, que pode ser visto em filmes como as comédias de Charles Chaplin como “O Grande Ditador”, o famoso e consagrado “Cidadão Kane” ou o inesquecível “Casablanca” de Michael Curtiz.
A história do modelo A da Ford, começa com sua construção iniciada para substituir o primeiro automóvel que foi fabricado em massa e com preços acessíveis, o Ford T, que veio ao mercado no ano de 1908 e que foi campeão de vendas até o ano de 1926, quando a concorrência ficava ao encargo de outros modelos da Chevrolet e da Chrysler.
O Ford A foi batizado com o mesmo nome do primeiro modelo projetado por Henry Ford, e trazia traços muito mais refinados que o seu antecessor, fazendo com que a Ford fizesse um investimento da ordem de 100 milhões de dólares no desenvolvimento de um conceito de automóvel totalmente novo.
.