O Que é o Torque de Um Motor? Para Que Serve?

Você sabe o que é torque de um motor? Se gosta de carros provavelmente já ouviu essa expressão, mas pode não saber necessariamente o que ela significa. A seguir vamos explicar o que é o torque do motor e qual é o seu papel. Já adiantamos que tem uma função bastante importante para o funcionamento do veículo.

O Que é o Torque de Um Motor?

Quando um carro entra em movimento duas forças começam a trabalhar: potência e torque. A função do torque é permitir que o motor produza força motriz, isto é, o movimento giratório. Com essa força em ação o veículo consegue se deslocar saindo da sua inércia. O torque permite que os carros passem por áreas de ladeiras íngremes sem a necessidade da troca de várias marchas.

É importante esclarecer que cada veículo possui uma faixa ideal de torque, ou seja, de rotação para que possa se deslocar. Quanto maior for o veículo de mais torque ele precisará para se movimentar. Ônibus e caminhões demandam muito torque para sair do lugar. O contraponto desse cenário é o carro de Fórmula 1 que demanda mais potência do que torque porque precisa imprimir mais velocidade.

Como Ocorre o Torque do Motor?

Agora que você já sabe o que é torque de motor deve estar se perguntando como ele ocorre. A seguir vamos apresentar os passos que levam a geração dessa força motriz.

Torque do Motor

Torque do Motor

Passo 1

Para que o movimento giratório se inicie uma explosão acontece na câmera de combustão do cilindro. No instante zero do processo a biela está posicionada verticalmente em relação à parte central de rotação do virabrequim. O conceito importante de entender nesse passo é que força sem distância não gera torque.

Passo 2

Na sequência o pistão é empurrado para baixo de maneira que exerça força sobre a biela e consequentemente leve a um movimento rotacional no virabrequim. Nesse momento torna-se possível calcular a distância perpendicular existente entre a parte central da rotação do virabrequim e o ponto em que ele está ligado com a biela. Assim que o torque começa a existir.

Passo 3

Quando se chega a maior distância perpendicular entre o ponto de ligação com a biela e o centro do virabrequim se tem o torque máximo. Observe que quanto maior for a distância maior será o torque obtido. Nesses três passos o torque se origina e atinge o seu pico máximo.

Para Que Serve o Torque?

A função básica do torque é permitir que o veículo crie força motriz, ou seja, movimento giratório saindo de um ponto inicial para um ponto final. Sem o torque os veículos não conseguiriam se deslocar.

Torque x Potência: Quais São as Diferenças?

Há uma grande confusão entre os conceitos de torque e potência, tanto que foi até criada uma frase que diz que o torque seria para dar arrancada enquanto que a potência é para gerar velocidade. Porém, isso não corresponde a realidade e vamos explicar quais são as diferenças conceituais.

Conceito de Torque

Torque é um esforço torcional realizado pelo motor. A mensuração é realizada através do uso de um aparelho chamado dinamômetro. O motor é colocado para funcionar em aceleração máxima mantendo várias rotações (1.000, 2.000, 3.000 entre outras) utilizando um freio elétrico ou hidráulico. A partir do conhecimento do torque em várias rotações é possível fazer o cálculo da potência.

Conceito de Potência

Seguindo o raciocínio apresentado acima no conceito de torque entendemos que potência nada mais é do que o torque multiplicado pela rotação.

Conceito de Torque

Conceito de Torque

Torque é Trabalho

Torque pode ser definido como sendo trabalho, deve ficar claro que o trabalho para subir um aclive, por exemplo, é o mesmo se realizado por um carro de 50 cv ou um de 500 cv. A diferença está apenas no tempo em que essa tarefa será realizada entre os dois veículos, mas os dois conseguirão subir. Carros com mais potência realizam trabalhos como esse em menos tempo.

E a Aceleração?

O mesmo conceito é válido para a aceleração, os dois carros do exemplo acima – o de 50 cv e o de 500 cv – conseguiriam sair de um ponto de 0 a 100 km, no entanto, o tempo que cada leva para chegar a essa velocidade é diferente. O carro com mais potência levará menos tempo para chegar a 100 km.

Ar-Combustível

Ar-Combustível

Ar-Combustível

Agora ficou simples? Com mais potência subir o aclive se torna mais fácil e rápido, o mesmo vale para chegar a 100 km. No entanto, as explicações não se resumem a isso, hoje em dia, grande parte dos carros funcionam aspirando o ar atmosférico. Esse ar aspirado se junta ao combustível originando o que se chama de ar-combustível. Uma vez que essa mistura é inflamada e se expande quando queimada dá origem a pressões internas elevadas que fazem com que o motor funcione.

Respiração do Veículo

Podemos fazer um paralelo do ar-combustível com o ar em nossos pulmões. O ser humano aspira o ar que chega aos seus pulmões que então se expandem criando uma depressão. A função do ar atmosférico é preencher esse espaço. Num motor há diversas condições para que o ar possa chegar ao seu interior, são realizados cálculos para que o propulsor possa funcionar da maneira que foi pensada pelo projetista.

Não é interessante que a potência utilizável só seja obtida em rotações elevadas, seria muito ruim dirigir um carro assim. Uma arrancada só poderia ser feita acelerando uma até chegar a uma rotação bem elevada, a embreagem deveria patinar por metros até que estivesse liberado o pedal. A embreagem seria submetida a um esforço muito grande de maneira que acabaria perdendo a sua vida útil rapidamente. A potência não pode demorar a aparecer.

Exatamente nessa parte que o torque entra, pois quanto mais rápido ele acontecer e quanto maior for maior será a produção de potência. Mostra-se inviável potencializar a busca por potência em baixas rotações, ela não poderá ser aumentada em rotações mais altas. São conceitos que devem ser pensados de forma relacionada para um melhor desempenho.

Gostou de saber mais sobre torque? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *