Media Consumo Scania R420

Você sabe como chega todo o alimento que você consome em sua casa? Além disso você sabe como o combustível que você abastece chega nos postos? É incrível como não percebemos a importância dos caminhões em nossas vidas. Por estarem sempre mais por trás de lojas e outros tipo de comércio, não fazemos nem ideia de quantos caminhoneiros são necessários para que todas as movimentações ocorram de maneira correta.

No ano de 2018, houve uma greve dos caminhoneiros em prol da diminuição do preço do petróleo e com poucas semanas conseguimos perceber o quão eles eram essenciais, até mesmo para conseguir andar com os automóveis, já que não chegava combustível nos postos locais.

Infelizmente o Brasil, mesmo possuindo algumas reservas de petróleo ainda possui os preços de combustíveis bem alto em relação ao restante do mundo. Isso desfavorece muito o transporte e prejudicando a mobilidade urbana, já que o investimento do governo vai todo para as rodovias que ainda não são das melhores.

Nos anos 50 do século passado, as empresas automotivas eram sinal de industrializam e de desenvolvimento. Com isso alguns presidentes incentivaram, trazendo algumas fábricas modernas para época, mas para um carro circular é necessário que tenha uma rodovia ou uma rua simples e naquela época o país só tinha estradas de terra. O governo investiu muito dinheiro para que os carros pudessem ser vendidos e consequentemente usados.

O grande problema foi ter deixado outros grandes meios de transporte como segunda opção, o sistema ferroviário, por exemplo, é um deles. Utilizava uma forma de energia diferente, sendo barato e conseguindo levar grandes quantidades. Hoje pouco se sobrou das ferrovias e dependemos total de caminhões para o transporte terrestre.

Caminhão

Foto de um Caminhão

Foto de um Caminhão

É um veículo assim como o carro, com funcionamento bem parecido e que costuma transportar somente cargas, das mais diversas possíveis. A grande diferença do carro para o caminhão é que eles normalmente apresentam mais de uma estrutura, essas novas estruturas possuem o nome de chassi e precisam ser registradas junto com a placa quando comprado. Pode apresentar diversas dimensões, desde pequenos como as caminhonetes que já possui um motor a diesel como os caminhões, quanto caminhões tão grandes que cabem vários carros dentro dele.

No começo, a história do caminhão e do carro se parecem bastante. No século XVIII, não havia muitas estradas e tudo começou com o transporte a vapor. Que logo saiu dos trilhos e veio a tona com o nome de “fardier”. As vendas foram crescendo e logo surgiram semi atrelados puxados por tratores, dando os primeiros passos com relação ao caminhões atuais. 

Os países mais comuns da venda desse caminhão a vapor foi França e Estados Unidos, que permaneceram com a venda até próximo ao começo da primeira guerra mundial, quando o motor a combustão interna chegou no mercado automaticamente os outros foram descartados por serem bem mais complexos e bem mais caros.

Em 1896 o primeiro motor foi lançado, o primeiro modelo possuiu dois cilindros , que não carregavam mais do que dois mil quilogramas. Mas com a iminência da Primeira Guerra Mundial, muitas empresas investiram em melhorar, para que o caminhões estivessem prontos para auxiliar no transporte de bens e pessoas.

A maioria das tecnologias foram desenvolvidas com ajuda das guerras, como a utilização dos pneus pneumáticos e uma parte elétrica do carro também foi implementada como a partida, as travas e mais para frente o vidro. Vendo que era um bom caminho, até grandes marcas de automóveis partiram para a produção de caminhões como a Ford.

Hoje em dia existem tantos tipos de caminhões, como o plataforma para carregar contêineres, o refrigerado para transportar produtos perecíveis, o caminhão tanque que costuma levar petróleo e outros líquidos similares.

Volkswagen

É uma marca de automóveis que surgiu durante a segunda guerra mundial na Alemanha, a qual se sobressaiu com o modelo fusca e outros pelo mundo afora, conquistando um grande mercado e adquirindo outras marcas importantes do mercado atual que muitas não imaginamos. Formaram assim o grupo volkswagen com as marcas Porsche, Audi, Lamborghini e Bugatti. Além disso também cresceu para outro campo, produzindo caminhões também e adquirindo a marca MAN e Scania.

Scania

Empresa sueca que fabrica além de caminhões, ônibus e motores a Diesel utilizados em máquinas. Possui operação em praticamente todos os continentes, com mais de trinta e cinco mil funcionários. Foi vendida no ano de 2011 para o Grupo Volkswagen por um valor bem alto, já que a empresa é centenária e já possuía muito crédito no mercado.

O primeiro caminhão produzido no Brasil pela marca foi em 1957 e fomos os primeiros a receber essa honra após a empresa expandir.

R420

A maioria dos caminhões produzidos pela empresa são bem grandes e esse não seria diferente, com isso é difícil possuir uma eficiência muito boa, já que o peso que eles transportam é bem grande e precisa de uma boa performance, alguns conseguem consumir cerca de um litro para cinco quilômetro, enquanto outros três por quilômetro. Lembrando que esses veículos são todos a diesel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *