Manutenção Mais Barata É a Do Onix Ou Do Hb20?

Todos os anos milhares de carros são vendidos pelo mundo e sempre há modelos novos lançados para conseguir rebater outras marcas. O automóvel gera milhares de empregos pelo mundo todo, seja para fabricação de peças, para projetar, para montar especificamente e ainda vender para o consumidor final. São tantas opções que sempre há discussões sobre a importância da indústria automotiva, principalmente por conta da grande automatização que estamos vivendo no mundo, diminuindo cada vez a mão de obra necessária para trabalhar neles.

Além de ser uma fonte de renda para a produção, os carros móveis milhões com corridas, exposições, manutenções e outras formas. A grande verdade é que para muitas pessoas, carros são um hobby, conhecendo diversas marcas, modelos e características de cada um. Por isso vemos que existem até mesmo programas na televisão específicos para falar sobre isso. 

Avanço Tecnológico

Você já pensou em como as pessoas viviam antes do carro ser inventado? A mobilidade urbana era um caos, muito dificilmente as pessoas conseguiam se locomover muitas distâncias de maneira segura e rápida. Claro que hoje em dia temos meios de transporte melhores que o caro inclusive como os aviões, porém para distâncias não tão grandes os carros são ainda mais indicados, principalmente pela praticidade.

O primeiro meio de transporte terrestre efetivo foi aqueles utilizavam a tração animal para conseguir se locomover. Como sabemos os animais não possuem uma resistência tão grande, necessitando de paradas, alimentação e cuidados frequentes. Assim foi durante muitos anos, algo que prejudicou muito o intercâmbio de produtos e principalmente de pessoas até chegar a revolução industrial.

Com a chegada da revolução industrial em 1750, o mundo sofreu grandes mudanças. Ela começou na Europa, tendo como grande referência a Grã-Bretanha e com isso foi se espalhando para o restante do mundo aos poucos. Houve três revoluções, cada uma marcada por algumas descobertas em especial. A primeira sem dúvida foi a locomotiva a vapor, sendo o vapor descoberto como uma fonte de energia incrivelmente poderoso que poderia ser utilizado em diversas máquinas.

Revolução Industrial Em 1750

Revolução Industrial Em 1750

Depois disso a humanidade não parou mais, em apenas duzentos anos o desenvolvimento tecnológico aumentou em números inexplicáveis. Seja na forma de produção ou até mesmo nos produtos inovadores. Entre pesquisas e soluções o motor a combustão foi sem dúvida nenhuma um divisor de águas, trazendo máquinas mais potentes para a produção e dando a oportunidade de desenvolver o carro como conhecemos hoje.

Algumas pessoas foram muito espertas na época, vendo que essa era o negócio do futuro. Henry Ford foi umas das pessoas que souberam aproveitar muito bem o começo da indústria automotiva, Henry já possuía dinheiro de outros empreendimentos e por isso foi fácil investir na marca Ford. Sabemos que de primeira um carro era bem caro para os moldes dos trabalhadores, por isso a ideia de Henry era aumentar a produção, diminuindo custos e barateando o modelo mais conhecido da história – o Ford T.

Depois disso outras diversas marcas ganharam fama no mercado como a Chevrolet, Volkswagen e depois algumas marcas orientais sobressaíram após a segunda guerra mundial como Toyota, Hyundai e Honda. Cada uma possui algum diferencial perante a outra, algumas produzem carro mais popular, de preço mais acessível, outras possuem designs mais arrojados, contando bastante com a velocidade, modelos mais esportivos e consequentemente caros.

Chevrolet

Chevrolet

Chevrolet

É uma marca norte-americana de veículos que surgiu em 1911 para disputar com a Ford. Seu criador é Louis Chevrolet, que teve excelente ideias de inovações que com certeza prejudicou muito as vendas do modelo Ford T. O que acontecia era algo bem simples, as pessoas já estavam cansadas do mesmo carro, na mesma cor, sem nenhuma mudança, com isso ao lançar novas cores, novos modelos rapidamente a Chevrolet alcançou grande número de clientes novos. Com o crescimento  ao longo dos anos se tornou um grupo chamado General Motors devido a outra aquisições como Cadillac, Pontiac, Holden e outras não tão famosas no mercado, mas que deixaram a marca milionária.

Hoje em dia é referência no Brasil por apresentar carros populares bastante confortáveis e modelos para todos os gostos, seja sedan, caminhonetes, hatch, cada um escolhe o que cabe no seu bolso. O primeiro modelo feito no Brasil para passeio foi o Opala, depois disso veio o Monza que só saiu de linha depois de ser substituído pelo Vectra. O Monza foi eleito o carro do ano várias vezes, além de ser líder de vendas por três vezes. Outro modelo muito conhecido foi o chevette, muito bem vendido e que ficou no mercado por vinte anos, sendo substituído somente pelo Corsa. Outros nomes muito importante que marcaram a empresa foram o celta, a zafira, o Prisma, a S-10.

S-10

S-10

Atualmente o carro mais vendido do Brasil é o Onix, também da Chevrolet, sendo conhecido por ser compacto, confortável e barato para o seu funcionamento. Em outros lugares do mundo, a marca também vende carros mais esportivos como Camaro e o Corvette, no Brasil há pouco números desses modelos devido ao preço e custo de manutenção.

Hyundai

É uma marca coreana, cujo o nome significa moderno. Sua sede se encontra em Seul na Coreia do Sul. sua fundação se deu somente em 1967 por Chung Ju-Yung, empresário que já possuía outros empreendimentos os quais ajudaram a criar nome na marca de carro. Desde 1947 ele já tinha uma empresa de engenharia e construção, e assim os primeiros veículos foram viaturas vendidas somente internamente devido a um acordo com marcas norte-americanas.

Hyundai HB20

Hyundai HB20

Depois de algum tempo ela começou exportar para o mundo todo e isso a faz hoje ter a maior fábrica integrada do mundo, podendo não ser a maior marca, mas que consegue produzir mais de um milhão de carros por ano. Sendo uma fábrica gigantesca, a Hyundai oferece mais de setenta mil empregos para a sociedade, essa fábrica se encontra em Ulsan, na Coreia do Sul.

No Brasil alguns modelos são bem vendidos como o HB20, Tucson, Creta, Santa Fé e outros, sendo que todos estão eles são um pouquinho mais caro do que outras marcas populares, isso se deve porque ela não produz totalmente seus veículos em solo brasileiro, mas ainda sim está ganhando cada vez mais o mercado.

HB20 e Onix

HB20 e Onix

HB20 e Onix

Para a Chevrolet, o onix foi uma grande mudanças entre os modelos que estavam sendo fabricados devido ao design ser mais chamativo e além disso é um carro compacto, mas que devido a algumas linhas marcantes na lataria consegue parecer mais do que é. 

O que chama de atenção no modelo da Hyundai é o painel do carro com maior tecnologia do que o onix. Que tenta não deixar para trás com uma tela de multimídia de touch-screen.

Em questões de desempenho o motor de ambos é 1.0, porém ambos fizeram reformulação para atingir melhores resultados. O Hb20 por exemplo possui uma arrancada melhor, sendo tricilíndrico e usado também no picanto. Em relação ao câmbio, o HB20 tende ser mais seco e o onix mais macio.

Em questões ergonômicas, ambos são confortáveis, mas o modelo da Hyundai possui maior acessibilidade ao ar-condicionado por exemplo. Contudo quando se trata de manutenção o HB20 acaba gastando um pouco mais devido as suas peças serem mais caras. 

Ambos são carros de excelente qualidade que apesar de não serem muito grande, tem encantado milhares de pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *