Existem muitas dúvidas referentes ao mundo da carroceria. Quem deseja fazer algum tipo de pintura deve ter em mente de que a superfície precisa ter um tipo ótimo de preparação. No entanto, por que existe esta importância? Existem inúmeros estudos que apontam os produtos utilizados na preparação como promotores de aderência com propriedades anticorrosivas.
.
Superfície do Carro
Acontece que para as tintas e vernizes, produtos utilizados na pós-preparação, são dependentes de excelentes condições existentes na região da superfície do carro. Vale ressaltar que dentro do mercado existem múltiplas opções de produtos que podem proteger a zona contra os temidos ataques da corrosão, problemática derivada de modo inicial da falta de cuidado no momento de preparação.
Itens Necessários para Preparar a Superfície da Carroceria
- Lixa 180
- Lixa 320
- Lixa 400
- Lixa 600
- Taco de Borracha
- Flanelas
- Pistola de Pintura
Como Pintar Carroceria de Carros?
01-O primeiro a se fazer quando o carro chega à oficina é retirar toda a tinta existente. Tenha cuidado porque podem existir problemas que podem dificultar o serviço, caso das trincas, que nada mais são de que resultados de amassados na lataria ou ação da ferrugem que evolui a cada dia até danificar o veículo quase por inteiro.
.
Para retirar o excesso deste problema será necessário empregar o uso de removedores pastosos. Procure colocar dose caprichada em uma camada estabelecida com a ajuda de pinceis. Não se esqueça de colocar os equipamentos de proteção individual antes de aplicar o produto para que não aconteça nenhum tipo de dado à pele, olhos e boca. Utilize luvas, óculos e mascaras.
Tenha em mente de que grande parte dos especialistas não recomenda aplicar o produto quando a lataria estiver quente por causa da ação do sol ou constante uso prévio antes da troca de tinta.
Com a lataria fira se deve aplicar o produto para obter ação enrugada que chega entre cinco a dez minutos. A raspagem da tinta deve ser feita no momento em que se detecta a ação da química, não antes nem depois. Após encerrar a fase de raspagem é preciso limpar com tiner no sentido de eliminar por completo o excesso de resíduos do produto.
02-Lave com água e sabão. Não se esqueça de que as duas composições devem ser neutras. O objetivo da aplicação está em limpar todos os tipos de impurezas existentes que são solúveis com a aplicação da água: Lama, poeira, entre outros. Especialistas indicam que o procedimento precisa ser feito de modo rápida, visto que a chapa pode oxidar. Utilize soprador térmico ou ar comprimido para secar.
03-Utilize desengraxante para realizar a limpeza da superfície ao eliminar o excesso de graxa, oleosidade, entre outros resíduos. Seque outra vez, agora utilizando flanela que esteja 100% limpa. Desengordurantes são produtos que possuem importância vital em quase todas as etapas de pintura do veículo.
Não se pode ignorar o fato de que se existir algum tipo de impureza ao aplicar o produto se corre o risco de obter problemas consideráveis no andamento do processo, caso de crateras, oxidação, entre outros prontos indesejáveis que podem colocar em cheque todo o trabalho empregado na pintura do carro.
04-Utilize algum tipo de taco de borracha e a lixa 180. Depois prossiga o trabalho empregando a de número 320. Não se esqueça de trabalhar com movimentos suaves e circulares para evitar danos.
05-Procure não deixar as superfícies com alto nível de exposição às modificações repentinas que pode acontecer em níveis climáticos, caso de chuva, sol, vento, entre outros. Aplique, de modo imediato, certa quantidade de WASH PRIMER (WP) junto com pistola reguladora de 40IBP/POL.
Vale ressaltar que o WP representa fundo composto de fósforo com alto teor de propriedades anticorrosivas e promover correta adesão dos demais produtos entre as variações existentes entre substratos. Pode inclusive ser usado sem maior problema nas chapas de aço, alumínio de cobre, galvanizados e correlatos que podem ser aplicados em cima de qualquer acabamento.
05-Coloque PN (PRIMER NITRO) logo depois de acontecer à secagem. Agora reinicie o trabalho com lixa 400 e depois use a 600. Especialistas apontam que a secagem final pode demorar entre trinta a quarenta minutos para acontecer de maneira completo.
06-Caso seja preciso se faz necessário aplicar massa rápida para fazer as correções de pequenas imperfeições que por ventura podem ter acontecido no desenvolvimento do trabalho. Quando secar, encerre com lixa 240 ou 280 e depois aplique aplicação de controle do lixamento.
Pintura e Durabilidade
Para que a pintura permaneça de maneira brilhante por longo tempo se faz necessário trabalhar de maneira correta a preparação da superfície, assim como na aplicação para a superfície. Também se recomenda utilizar algum sistema de pintura que seja consagrado no mercado. Use produtos e complementos que sejam dos mesmos fabricantes, de preferência entre as marcas conhecidas no mercado, desde WP até o verniz que serve para trazer o acabamento final. Este ponto é importante para a segurança do trabalho, visto que fabricantes realizaram testes e aprovaram as condições.
Aços para Construir Carrocerias
De fato não existe a possibilidade de enxergar ao olho nu as chapas que são utilizadas na carroceria do veículo, algo que de fato seria ótimo para saber como estão às condições do veículo, de modo verdadeiro e não segundo afirma o dono do mesmo que em grande parte das vezes que valorizar o bem de consumo durável, de modo principal quando existe situação de compra e venda de usados.
Desde a época em que os primeiros carros FORD foram construídos até os dias atais a indústria do aço evolui de maneira significativa no sentido de atender as grandes demandas da indústria automotiva. Novos processos foram idealizados para aproveitar novas invenções do metal. Em suma a indústria busca formulação entre leveza, segurança e economia.
Quem deseja o melhor nos painéis externos deve apostar nos aços isotrópicos e nas peças que estão sujeitas às movimentações das dobras pequenas. Possuem propriedades mecânicas que não depende da direção em que o aço foi solicitado com relação à localização da laminação;
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier