Esportivos Brasileiros: Modelos Históricos

Historiadores concordam entre si ao afirmar que os anos setenta e oitenta do século XX representou grande período de ascensão na fabricação de esportivos brasileiros com motores potentes.

Até os dias de hoje mesmo quem aprecia modelos modernos não tem como não ficar encantado com o Gol GTI, por exemplo, que junto com o turbo é imbatível nas pistas. De fato a sede por combustível não combina com épocas sustentáveis e os veículos saíram de linha das grandes produções, restando apenas veículos usados, novos ou velhos.

Esportivos Brasileiros: Modelos Históricos

Esportivos Brasileiros: Modelos Históricos

Passat VW Refrigerado

Em 1985 não seria o mesmo sem a presença do primeiro VW refrigerado com sistema de água que comemorava mais de uma década de vida. Na data de lançamento tinha painel considerado inovador por causa do alto teor de tecnologia. A estilização tinha para-choques compostos por plásticos. Não se pode ignorar o fato de que o mercado abriu os olhos com o lançamento do Passat GTS Pointer lançados no mesmo ano.

Passat VW Refrigerado

Passat VW Refrigerado

Interessante notar que o veículo original estava composto com o mesmo motor de quatro-cilindros do Santana, tipo 1.8l e 99 cavalos. Dentro do mercado correu o boato que representou medida no sentido de reduzi os impostos, visto que no projeto inicial deveria existir pelo menos dez cavalos adicionais.

Com relação ao estilo o modelo Pointer incorporou tendência que passou a ser utilizada para o Passat. Os para-choques de plásticos e painel moderno. Porém, mesmo com o sucesso inicial acabou sendo aposentado antes da virada para os anos noventa.

Gol GT

Um ano antes do lançamento do GTS em 1984 foi lançado o primeiro gol no mercado intitulado GT. Do ponto de vista mecânico se pode considerar que o veículo era igual em essência, no entanto tinha menor plataforma. Em termos dinâmicos o modelo não era refinado como o irmão mais velho, mesmo com visual considerado agradável.

Para-choques compostos por metais e faróis auxiliares que traziam o estilo que apenas os italianos conseguem impor nos veículos. De certa maneira o estilo esportivo ficava ressaltado em virtude da forma na traseira inclinada.

A história automotiva aponta que o modelo GT se tornou ícone na sua época também por causa de carburadores VW. O Passat ficou ofuscado no mercado entre os entusiastas da época de ascensão dos modelos esportivos.

Porém de acordo com comparativo realizado em teste da Revista Motor3 entre os modelos ficou evidenciado que o Passat tinha vantagens significativas no que tange à segurança na direção, equilíbrio nos eixos, distribuição de peso e sistema de suspensão traseira.

Na velocidade também aconteceram diferenças pequenas. Enquanto o Passat atingiu de zero a cem em 10,7 segundos o GT ficou em 10,2.

http://www.youtube.com/watch?v=Swl1Cz1JEdc

Tempra Turbo

O ano de 1994 ficou marcado no Brasil. O real se tronou moeda oficial, o plano fusca estava em todo o vapor e foi lançado o Tempra Turbo, como inovador motor de 2.0 e oito válvulas, junto com turbos regulados com sistema de pressão. Potência de 165 cavalos e torque em quase 30mkgf. Sistema rápido o suficiente para ir de zero a cem em menos de nove segundos, atingindo velocidade máxima acima dos duzentos quilômetros por hora.

Vectra GSI   

Considerado como esportivo de respeito, com usina de dezesseis válvulas duplo em pistões, cabeçotes, radiador, óleo e injeção sequencial. Tinha motor considerado consagrado, com usina 16 V e injeção sequencial da Bosch. Apesar de não ter indução forçada representou projeto com maior nível tecnológico do que o empregado no Tempra. Consegue chegar em 8,5 segundo de zero a cem quilômetros. Limite de 215 km/h.

Modelos Esportivos Dos Anos Noventa

Interessante notar que na década de 1990 nos carros populares eram consideradas as grandes estrelas do mercado. De certa maneira mesmo os modelos mais baratos tinham características essenciais em serem leves e com desempenho para levar os ocupantes para qualquer lugar, mesmo com pistas que trazem condições adversas.

Corsa GSI foi uma grande novidade, que estreou no mercado em 1995, apenas um ano após o Wind ser lançado no mercado. Tinha motor ECOTEC com 16 V e 108 cavalos. Atingia a faixa de 195 quilômetros por hora em menos de dez segundo, surpreendendo a todos os sádicos com relação ao poder de motor que também visar economizar para diminuir a incidência de gás carbono na atmosfera e por consequência provocar o aquecimento global, que faz surgir o efeito estufa, responsável por aumentar o calor, derreter as geleiras e crescimento dos níveis do mar.

Revistas especializadas em automotivos apontam que o conjunto do veículo era trabalhado para lidar com a potência e ao mesmo tempo ter segurança em virtude dos freios ABS e das suspensões compostos por molas com alta firmeza e barras estabilizadoras com maior resistência.

As vantagens em nível de mercados também eram evidenciadas com a presença do ar-condicionado, teto solar, direção assistida, retrovisores elétricos, vidros e ar-condicionado. Tinha ainda peças aerodinâmicas, para-choque e emblemas especiais que demonstravam todo o diferencial que ia além dos esportivos populares vendidos no Brasil.

O Uno Turbo competiu de maneira direta com Corsa no mercado da metade da década de noventa do século XX. Tinha freios e suspensão melhorada para que o ato de dirigir fosse mais cômodo para motoristas jovens e experientes. O interior da marca italiana também representou diferencial que não pode ficar de fora entre a comparação dos dois esportivos brasileiros.

Tinha cinto de segurança da cor vermelha, bastante autêntica para a época e painel repleto de instrumentos completos. Por fora também ficou liberada a timidez da marca que apostou em cores berrantes para aumentar imagem esportiva do modelo.

Honda Civic SI: Também foi outro esportivo que conquistou espaço no mercado de esportivos brasileiros apresentando amplo equilíbrio dinâmico, motor modernizado e desempenho aspirado como diferencial considerável frente aos concorrentes em níveis mercadológicos.

GOL GTI: Um dos mais cobiçados esportivos brasileiro, de maneira principal os turbinados. Com potência aliada ao porte compacto a VW inaugurou nova era em terras nacionais que revolucionou a forma de fazer esportivo que não estava oferecida por veículos importados, preenchendo lacuna importante no mercado. Até os dias de hoje possui relativa procura no mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *