Dicas Sobre Calibragem dos Pneus

A pressão de ar é o elemento vital de qualquer pneu, além de ser a única coisa do item que o motorista pode realmente mudar!  Necessário levar em consideração a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, com base no peso e tamanho do pneu.

Tenha Cuidado com Calibragem de Pneus

.

Muitos motoristas gostam de mexer com suas pressões de pneus, ajustando para passeios firmes ou suaves. Mudar com frequência exacerbada pode prejudicar o envelhecimento precoce.  A maioria dos carros modernos possui luz de aviso relacionada com a pressão dos pneus, que ilumina quando o nível está 25% da linha de base.

Alguns dizem que pressão correta de ar nos pneus pode ajudar a proteger as rodas contra impactos. Isto não é verdade, de fato muita pressão pode ser tão ruim ou pior do que pouca. Pneus mais duros transmitem maior energia de impacto para as rodas em consequência da pouca flexibilidade. “Escavação” ou excesso de desgaste no centro do piso representa sinal de sobre pressão. Muito desgaste para os ombros do pneu representa sinal de pouca pressão.

Variação da Temperatura e Calibragem dos Pneus

Calibragem

Calibragem

Para obter leituras consistentes verifique as pressões antes de dirigir quando os pneus estiverem frios. Ao adicionar ar para pneus quentes, deixe um quilo ou dois a menos do que o normal, dependendo da quantidade adicionada de ar frio. Quando o frio chega, certifique-se de verificar as pressões nas manhãs frias, que pode cair cerca de 1psi para cada queda de 10 graus na temperatura. Combinado com borracha fria pode endurecer, esta perda de pressão às vezes causa surgimento de vazamentos de outra forma inexplicáveis.

Baixa Pressão Danificar o Pneu

Correndo em baixa pressão no pneu por um longo período de tempo se pode danificar o progressivamente lateral do pneu, uma vez que começa a dobrar de novo. Apenas um pouco danifica a borracha, a certo ponto que a parede lateral dobra o suficiente ao toque das arestas interiores. Elas começam a esfregar borracha na parte interna do pneu, deixando os fios expostos, e um punhado de “pó de borracha” no interior do pneu, que nesse ponto está destruído.

Se o seu carro é um modelo 2007 ou posterior deve existir a opção de “baixa pressão dos pneus” na luz no painel. Aprenda o símbolo internacional de baixa pressão dos pneus, porque podem parecer muito confuso. O ponto inteiro de TPMS serve para avisar a ocorrência de problemas antes que de acontecer os danos.

Importância da Calibragem Correta dos Pneus

Calibrando

Calibrando

Manutenção de pressão de ar é realmente um dos mais importantes itens de manutenção do carro. Pressão adequada pode conceder milhagens de gás sem acontecer desgaste irregular, prolongando assim a vida útil de seus pneus.

Ao contrário da crença popular, a pressão dos pneus não é determinada pelo tipo ou tamanho, mas em cima de carga do veículo e dirigir aplicação de velocidades. Ou seja, para descobrir a verdadeira pressão dos pneus, consulte os fabricantes, encontrados dentro soleira da porta do condutor, porta-luvas, tampa de abastecimento de combustível ou sob o capô.

Pressões de pneus devem ser verificadas quando o pneu está “frio”, que com o aumento de pressão se torna “quente”. Em alta velocidade, (definida como a condução a 120 km h por mais de uma hora), os pneus se desgastam duas vezes mais rápido do que ao dirigir em 70-80 km / h pelo mesmo período de tempo. Quando estão inflados por 20 por cento de vida, podem ser reduzido em 30 por cento em apenas uma viagem.

Não encha os pneus acima de 280k. A pressão vai aumentar quando os pneus esquentarem a condução. Acredite ou não, a verificação da pressão dos pneus pode ter um grande impacto sobre nosso ambiente. Pneu menos inflado cria maior resistência ao rolamento e, portanto, aumenta consumo de combustível. Ao manter os pneus calibrados para os seus níveis adequados é possível ajudar a maximizar a economia de combustível e minimizar o impacto no meio ambiente.

Como Verificar a Pressão dos Pneus

  • 01. Pneus perdem pelo menos 1PSI (libras por polegada quadrada) a cada mês, de modo que se faz necessário verificar pelo menos uma vez por mês, ou antes, das longas viagens.
  • 02. Compre um medidor da pressão confiável.
  • 03. Verifique os pneus “frios” – antes que se tenha conduzido por pelo menos três horas depois de ter conduzido.
  • 04. Insira manómetro para a haste da válvula no pneu. (O indicador vai “aparecer” e mostrar um número medidor). O ar que sai não deve afetar a pressão substancialmente, a menos que se mantenha o medidor de pressão de ar por muito tempo.
  • 05. Compare a medida PSI com etiqueta interna da porta do motorista do veículo ou no manual do proprietário. Não compare com a PSI na lateral do pneu, que conta como se o modelo fosse novo.
  • 06. Caso o nível PSI esteja acima do número, deixe o ar para fora até que ele corresponda. Se a seguir, adicione o ar até atingir o número apropriado.

Nitrogênio Versus Ar Comprimido

A maioria dos pneus são cheios com ar comprimido. Mas alguns revendedores começaram a colocar nitrogênio em pneus e clientes (Nitrogênio é simplesmente ar seco com o oxigênio retirado. Contém nitrogênio do ar em cerca de 80%), porque o nitrogênio substitui menos oxigênio do ar para escapar dos pneus e a pressão fica com maior inflação. Infelizmente, há outras possíveis fontes de vazamentos que impedem a garantia de manutenção de pressão para os indivíduos com ar ou inflação de nitrogênio. Por este motivo que algumas vezes se faz necessário consultar o borracheiro para solucionar o problema.

Nitrogênio e ar comprimido podem ser misturados, se necessário. Pneus fabricados pela Michelin, por exemplo, são concebidos por prover o desempenho esperado quando inflado com ar ou azoto, desde que o utilizador respeite as pressões recomendadas pelo fabricante do veículo na placa do veículo ou da marca fabricante de pneus.

Quem Não Sabe a Pressão de Ar Adequada Deve Verificar os Seguintes Locais:

  • Manual do proprietário do veículo.
  • Batente da porta do veículo.
  • Dentro da tampa do depósito de combustível.
  • No porta-luvas, em alguns veículos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *