Dicas Para Manter a Pintura Sempre Nova

Muitas pessoas acreditam que apenas lavando o carro com cera no posto irão conseguir manter a pintura em perfeito estado. Na verdade com a lavagem com cera do posto é possível manter o carro limpo, mas não preservar a pintura.

Os cuidados com a lataria vão muito mais além dos que apenas o enceramento tradicional. Para começo de conversa os cuidados com a pintura têm o seu início na escolha da cor do carro que você vai comprar.

Se você deseja ter um carro com aparência de novo, mas ainda não conhece a fundo todos os cuidados prepare-se para um verdadeiro roteiro de como manter a pintura incrível por mais tempo.

Dicas Para Manter a Pintura Sempre Nova

Dicas Para Manter a Pintura Sempre Nova

Os Tipos De Pintura e Os Locais Para Estacionar

Os cuidados com a pintura do carro incluem um bom lugar para que ele pernoita, o tipo de pintura e claro o enceramento tradicional. Em relação ao tipo de pintura do carro é necessário esclarecer que são encontrados no mercado possibilidades diferentes.

As pinturas sólidas tem a tendência a queimar mais rapidamente, isso acontece porque as pinturas metálicas tem pó de alumínio e as perolizadas contam com cristais de quartzo. Esses elementos contribuem para a reflexão da luz solar e assim o carro fica menos sujeito aos raios ultravioletas, um grande vilão para a pintura.

Por isso quem não tem garagem coberta em casa ou durante o período de trabalho precisa deixar o carro ao relento deve investir um pouco mais no carro e preferir uma pintura que seja resistente às intempéries.

Cuidado Com Pombos e Outros Elementos

Quem precisa deixar o carro constantemente estacionado na rua precisa tomar cuidado com lugares com árvores ou fios da rede elétrica, pois eles costumam atrair os pombos. As fezes desses pássaros assim como a resina que a árvore solta, infiltrações de prédios e sabão com soda caustica agem de forma direta na superfície da pintura deixando com pouco brilho e sem uniformidade.

Além desses perigos podemos encontrar outros venenos para a pintura do carro como papéis e folhas de árvore que caem sobre a lataria. Eles podem acabar entrando em estado de putrefação e assim gerar ácidos que acabam corroendo a pintura.

Quando o carro é atingido por fezes de pombos, folhas e outros elementos que podem grudar na pintura e arrancar parte dela é necessário retirar o mais rápido possível esses elementos. Não deixe secar, pois depois é pior.

Cuidado Com a Infiltração

Outro fator preocupante para a pintura do seu carro são as infiltrações em prédios. Mas, fique tranquilo, pois apesar de perigosas são fáceis de remover. No caso de não conseguir limpar o carro antes que as gotas da infiltração sequem a dica é pingar vinagre ou limão sobre a mancha. Espere agir sobre a mancha.

O ácido presente nesses elementos ajuda a eliminar a mancha completamente e forma um sal que é bem fácil de remover. Vá repetindo o procedimento até que a mancha seja completamente eliminada.

Uma dica importante é fazer isso sempre a sombra, pois o ácido pode causar queimaduras na lataria do seu carro ou na sua pele.

Os Cuidados Práticos Com a Pintura Do Carro

Até aqui falamos sobre os cuidados para estacionar o carro na rua, como agir no caso de a lataria ser bombardeado com fezes de pombos e até mesmo como escolher o melhor tipo de pintura, mas a partir daqui falaremos dos cuidados do dia a dia.

Os Cuidados Praticos Com a Pintura Do Carro

Os Cuidados Praticos Com a Pintura Do Carro

O Enceramento

Esse é com certeza o procedimento mais simples para proteger a pintura do seu carro. Quando a cera é aplicada cria uma camada que reduz a ação da chuva ácida, da oxidação da tinta e também o surgimento de manchas por produtos químicos em geral.

Além disso, o enceramento é muito fácil, pois basta que aplicar a cera sobre o carro e depois removê-la. Uma dica interessante é realizar as duas operações (passar e remover a cera) com algodão e nunca com estopa. Para saber que o seu carro precisa passar por uma nova sessão de enceramento basta observar o estado dele.

Nos dias de chuva se a água escorrer pela pintura significa que ele ainda tem cera. Quando as gotas da chuva ficam agarradas num ponto significa que a proteção da cera está começando a sumir. Fique atento também ao fato de que algumas ceras atacam borrachas e peças plásticas provocando o ressecamento.

O Polimento

Em alguns casos a pintura já está tão maltratada que somente a cera não é o suficiente. Para essas situações é necessário polir a carroceria do veículo, mas atenção o polimento só é recomendado para pinturas que estão com riscos profundos ou então com pintura queimada.

O polimento é um processo que retira a menor parte possível da camada mais superficial da pintura, o verniz. Devido a isso o polimento não deve ser feito mais do que 3 vezes durante a vida útil do carro. Pense que cada vez que o seu carro é polido parte do verniz é removido, isso apaga o brilho e reduz o nível de proteção. O polimento numa empresa especializada custa entre R$ 190,00 e R$ 300,00.

Cristalização, Espelhamento Ou Revitalização

Os processos conhecidos como cristalização, espelhamento ou revitalização são praticamente os mesmos. Basicamente eles consistem na aplicação de uma resina que tem a função de proteger a pintura do carro. Os vários nomes são dados por motivos comerciais.

Em geral o processo é feito com o objetivo de deixar a pintura uniforme removendo todo e qualquer defeito. Quase sempre esse processo é feito usando uma lixa adequada  combinada com a ação de polidores, lustradores e de uma cera de alta durabilidade que conseguem devolver ao carro um nível alto de reflexão de imagem e brilho.

Algumas pessoas ainda tem receio de realizar esse processo no seu carro porque ainda tem boatos de isso pode danificar a pintura. Pelo fato de o processo de espelhamento usar polimento para realizar o seu trabalho acaba removendo parte do verniz da pintura. Como nem sempre esse processo exige o polimento nossa dica é que você se informe e dê preferência para a técnica que não faz polimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *