Cuide do seu carro e ele vai cuidar de você. Seguir dicas básicas de manutenção ajuda a manter o veículo na estrada, fora da oficina. Milhões de consumidores gastam anos economizando ou pagando as prestações e ao mesmo tempo esquecem as dicas básicas, o que de fato pode diminuir os valores do bem de consumo durável no mercado de usados.
.
01-Cuidados com os Pneus
Pneu de carro inflado a 35 libras por polegada quadrada pode perder quantidade considerável em cada mês ou modificação de dez graus centígrados de mudança na temperatura. Por isso na lista de manutenção do carro deve existir a verificação de pressão. Encontre o nível recomendado no manual do proprietário ou em um adesivo no vidro ou na porta do motorista. Não esqueça o estepe!
Gire os pneus a cada 6.000 milhas para evitar o desgaste irregular. Substitua quando desgastar e tenha alinhamento verificado se o carro puxar para um dos lados quando se conduz ou detecta a irregularidade.
.
02-Bateria e Cuidados
A maioria das baterias de automóveis é livre de manutenção, selada e pode durar mais de três anos. O primeiro sinal de desgaste demanda a troca de modo instantâneo. Acontece que quando estão com problemas podem deixar motoristas em apuros, como não conseguir ligar o carro, por exemplo.
Jamais escute som dentro do carro sem que pelo menos a chave acionada. Especialistas apontam que este representa um dos principais problemas que acontece com relação à bateria do carro.
Quem deseja fazer a manutenção deve soltar e retirar os grampos do cabo nos terminais. Em seguida, abra os grampos que prendem a bateria e leve ela para fora do automóvel. Limpe e lave a superfície superior usando bicarbonato de sódio e água.
Na sequência procure retirar o excesso de ferrugem a partir dos grampos e terminais utilizando escova de malha de arame e uma lixa. No momento em que terminar a limpeza se faz necessário colocar a bateria de volta para o carro e depois os ganchos na posição correta. Corrija as braçadeiras nos terminais e apertar com firmeza. Aplique um pouco de graxa sobre os grampos da bateria.
Especialistas indicam que se faz necessário sempre procurar conversar com o mecânico sobre outras coisas que podem ser capazes de proteger a vida da bateria do carro.
Podem existir dicas especiais que variam conforme a marca, modelo, clima e marca. Jamais dispense a consulta com o mecânico de confiança ante de fazer qualquer tipo de procedimento. Existem diversos tipos de modelos de carros com motores e sistemas de baterias diferentes.
Não se pode ignorar o fato que fracasso da bateria pode chegar ao pior momento na vida dos motoristas. Esta representa a principal razão na qual os especialistas recomendam utilizar baterias verificadas no mínimo em cada três meses, independentemente do local onde se vive. Embora o calor e a umidade possam causar problemas. A peça pode estar sujeita a vibração se não está estiver montada de forma correta na caixa em que repousa. Um suporte na parte superior pode manter ela no tabuleiro.
03-Dicas: Óleo do Motor
http://www.youtube.com/watch?v=2tQ2n9hcO8AVerificação e troca de óleo é fundamental para manter os motores funcionando de forma correta e eficiente. Siga as orientações do fabricante para alterar o lubrificante, em geral, a cada três mil quilômetros no período semestral.
Verifique o nível do óleo com o motor desligado e o carro estacionado em uma superfície plana. Abra o capô, retire a vareta, limpe com pano ou toalha de papel, em seguida devolva ao reservatório de óleo. Tire e veja se o nível está dentro do intervalo aceitável marcado na vareta. Ao adicionar óleo não encha demais, pode danificar o motor.
04-Fluido de Transmissão
Verificar o fluido da transmissão automática é outro item vital na lista de verificação de manutenção do carro. Procure um reservatório marcado ATF (fluido da transmissão automática) e siga os mesmos passos, como monitorar o nível de óleo, por exemplo, só que desta vez com o motor ligado. Siga as recomendações do fabricante para os intervalos de troca, em média em cada trinta mil milhas.
05-Fluido de Direção Hidráulica
Trocar fluido de direção hidráulica a cada três anos ou cinquenta mil milhas. Quem tem um poder reservatório de fluido na direção pode verificar o nível de visual, caso contrário, siga com o método da vareta. A potência indica vazamento, necessário encaminhar o veículo do modo urgente ao mecânico de confiança.
06-Freios e Fluido de Freio
Verifique para garantir que os níveis de fluido de freio fiquem dentro da tolerância. Sinais de alerta do problema de freio incluem ruído, vibração ou “agarrando” quando se aciona o pedal para frear. Deixe o trabalho de manutenção dos freios aos profissionais.
07-Filtros
Manutenção básica do carro sugere mudar o filtro de ar a cada ano ou a cada 12.000-15.000 quilômetros. Quando o componente está limpo é possível ajudar o motor a “respirar” melhor, melhorar o consumo de combustível e reduzir as emissões nocivas.
Filtro de combustível: Substitua de modo anual para ajudar a evitar entupimento de detritos linha do seu carro de combustível.
08-Para-Brisa do Carro
Cuidado com para-brisas é um dos mais negligenciados cuidados básicos de carro. Substitua as lâminas a cada seis a doze meses ou sempre que a borracha se desgastar. Verifique o reservatório de fluido de limpeza a cada semana e mantenha cheio.
09-Faróis e Luzes de Freio
Substituição de lâmpadas em veículos de hoje pode ser um desafio. Tenha mecânico para fazer o trabalho, em particular na substituição dos faróis. Um profissional também sabe se o problema tem relação com o fusível queimado.
10-Dirija com Cuidado Diário
Ser atencioso carro não tem relação apenas com a constante manutenção. Dirija com cuidado todos os dias e seu carro vai recompensar com intervalos mais longos sem reparo.
Evite dirigir em alta velocidade e acelerando rapidamente, em especial quando está muito quente ou frio lá fora. Tal comportamento de condução vai resultar em mais reparos frequentes.
Procure evitar os buracos e objetos na estrada. Não execute meio-fio ou acerte o pneu contra ao estacionamento.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier