Cuidados Básicos Com Motos

Existem diversos tipos de cuidados que devem ser considerados no sentido de manter a moto funcionando de forma adequada ou para diminuir as chances de acontecerem roubos que crescem junto com o aumento das compras de automotivos do gênero em terras nacionais.

Cuidados Básicos Com Motos: Manutenção

Em termos práticos a manutenção precisa estar em dia. Tenha em mente de que qualquer mínimo problema pode afetar o sistema em geral e tornar o custo alto. Procure seguir as indicações que estão escritas no manual de instruções. Vale ressaltar que moto não consiste em um simples aparelho eletrônico no qual o manual representa documento quase que inútil.

Existe a necessidade de guardar esse tipo de documento ao levar em conta que nele estão escritas os principais cuidados básicos. Também não se esqueça de que com o manual íntegro a moto aumenta de valor no caso de ser revendida no mercado de usados.

No manual do proprietário existe o prazo de validade dos principais componentes da moto, inclusive informações sobre combustível, como o nível de gasolina e etanol que deve existir nos modelos flex, por exemplo, que ao contrário de estruturas de carros possuem a necessidade de ter a mistura de combustível para acontecer à partida no veículo, conforme indica grande parte dos especialistas.

De forma mensal existe a necessidade de avaliar as condições da moto no sentido de evitar surpresas. Por exemplo, o ato de calibrar os pneus deve acontecer pelo menos em cada duas semanas conforma aponta grande parte dos especialistas. Não se esqueça de verificar como se encontra a qualidade do óleo no porto.

Fique com a atenção redobrada no que tange às qualidades do óleo que existe na estrutura. Tenha em mente que quando menos se espera pode acontecer espécie de pane na parte elétrica que prejudica não apenas a buzina ou força dos faróis como também ato da partida por conta de danos na injeção eletrônica.

Vale ressaltar que no momento de fazer a calibragem deve existir o cuidado necessário para calibrar quando os pneus estiverem em estado frio, ou seja, com tráfego inferior a dois quilômetros. Corrente também precisa de análises em termos qualitativos ao levar em conta o nível de lubrificação ou qualidade da estrutura para que a mesma não rompa durante o funcionamento da motocicleta.

Quando for calibrar o pneu da moto tenha a plena certeza de que o sistema do posto não está danificado ou quebrado, o que pode prejudicar na exatidão da calibragem e por consequência atrapalhar o desempenho nas pistas. Por vezes existem vândalos que destroem a estrutura e os donos dos postos não acham interessante arrumar porque não ganham dinheiro quando motociclistas enchem o pneu. Quem deseja ter maior certeza nesse sentido pode apostar na compra de modelos que servem para calibrar dentro da garagem.

Outros aspectos a se considerar de forma preventiva se encontra no fato de encontrar problemas em termos de refrigeração, o que pode gerar o superaquecimento dos motores e por consequência trazer alto custo em termos de manutenção ou mesmo troca da estrutura de motorização. Fique com o olho aberto sob a ótica dos conjuntos de fluídos para que o motor não sofra danos por conta de problemáticas no sistema.

Outro ponto a se considerar em termos de manutenção preventiva está no fato de aumenta o nível de atenção para conferir a existência de vazamentos, seja de óleo ou combustível, o que pode acontecer quando menos se espera. Antes de iniciar o tráfego usual teste os dois freios e tenha a garantia de frenagem nas pistas.

Cuidados Básicos Com Motos: Limpeza

Em termos práticos de forma quase que diária existe a necessidade de fazer a limpeza básica da moto ao passar um pano seco e limpo para retirar os resíduos que ficam na estrutura, independente se a unidade automotiva foi ou não às pistas. Deve existir o máximo cuidado por conta do perigo que representa a presença da corrosão na máquina. Sem contar que com o ato de verificar de forma constante existe a possibilidade de encontrar problemáticas e por consequência antecipar a manutenção para não existirem problemas no resto do sistema.

 De Olho no Nível de Combustível

Combustível brasileiro representa quase sempre uma incógnita. Existem donos de postos de gasolina que não se preocupam com a qualidade do combustível, apenas possuem preocupação sobre o quanto podem lucrar ao adulterar a gasolina ou o etanol. Nesse sentido, para evitar surpresas desagradáveis no sistema interno da moto procure postos de confiança e que possuem estereótipo de atenuar para a qualidade dos produtos oferecidos.

Proteção Contra Roubos

De certa maneira são poucos os motociclistas que investem em planos de seguro contra roubos de moto, não apenas por serem baratas como também em consequência do alto custo. Acontece que quem quer garantir o investimento precisa estar segurando, pelo menos enquanto estiver pagando as parcelas do financiamento.

Outro ponto a se considerar está na escolha de trancas que possuem qualidade. Com a tecnologia dos dias atuais as montadoras não conseguiram desenvolver sistema que consiga impedir os ladrões experientes de realizar o roubo. Outra tática indicada por grande parte dos especialistas consiste em acorrentar com correntes fortes e de qualidade a unidade automotiva junto ao poste, por exemplo. Nos dias atuais também existe a tranca do disco, o que de forma prática faz com a roda e pneus não girem e também consiste em elemento que tira o interesse de bandidos por causa da dificuldade.

A melhor maneira de proteger a motos nos ambientes noturnos está em estacionar o modelo em garagens que não são abertas. Caso esse não seja o seu caso, então procure encapar ao máximo no sentido de chamar a menor atenção possível dos ladrões que ficam a noite inteira em busca da próxima vítima.

Interessante notar que o fato de colocar um alarme, por mais barato que seja, representa ponto a se considerar de forma positiva para afugentar os ladrões noturnos. Apenas o ato de luzes pescando coloca em dúvidas a ação por parte de bandidos.


Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *