A resposta se relaciona de forma direta com o tipo de trabalho. Entregas de volumes pequenos em pequenos trajetos demandam moto leve que não consome combustível ao extremo. Porém, longos trajetos e montantes grandes precisam de maior potência e tamanho do motociclo. Trabalhadores precisam analisar a grande parte do caminho que faz ao dia antes de decidir o modelo correto para trabalhar.
Nos dias de hoje existe facilidade para comprar modelos de moto. A grande parte das motocicletas que estão na rua pertence à Honda não apenas por causa da facilidade do pagamento que a empresa possui nas concessionárias oficiais como também em consequência da qualidade das peças que apenas os japoneses conseguem empregar com tamanha perfeição. Porém, o modelo fica por conta dos trabalhadores que precisam analisar inúmeros aspectos antes de escolher a moto correta para trabalhar.
Média Geral: 150 Cilindradas
Não se pode ignorar o fato de que na média geral a moto preferida entre os motociclistas trabalhadores no Brasil tem 150 cilindradas, independente da marca. Tem potência, economia de combustível e pode fazer entrega de volumes grandes ou pequenos em curto espaço de tempo, o que varia de acordo com a distância e nível de congestionamento no trânsito.
Consumo e tamanho são dois aspectos a se considerar na escolha do modelo para trabalhar. De qualquer maneira, regras possuem exceções e a liberdade para escolher é plena e varia de acordo com outras unidades interessantes. Antes de fazer a escolha idealize o trajeto diário, volume e valor de entregas que acontece de forma diária.
Entregadores De Pizza
Entre os principais trabalhos de motociclistas vale o destaque por conta da entrega de alimentos. Poucos motociclistas de carreira nunca trabalharam com esse tipo de serviço. De fato, a entrega precisa ser rápida para a pizza chegar quente aos consumidores. Para esse tipo de entrega grande parte dos especialistas indica uso de moto que tenha entre cem e 125 cilindradas. Deve ter estrutura pequena e leve ao levar em conta que grande parte dos restaurantes possui mochilas térmicas com o logotipo da empresa que serve inclusive como publicidade enquanto o trabalhador realiza a entrega.
Entrega De Itens Volumosos
Modelos que possuem entre 125 e 150 cilindradas são ideais para entregas a longa distância de itens volumosos e valiosos. De fato, as motos precisam ser grandes ao levar em conta a instalação do baú que serve para guardar os lotes de forma segura até chegar ao destino final. Não se pode ignorar o fato de que mesmo para pequenas distâncias a estrutura se faz necessário ao levar em conta que o bem deve ser entregue sem nenhum tipo de dano e que o tamanho do modelo ajuda no equilíbrio aerodinâmico de motociclistas.
Estradas De Terra
Conforme a região pode existe a necessidade de fazer o tráfego em estradas de ferro, o que de certa maneira demanda inclusive a escolha dos pneus corretos por conta da segurança de quem está na pilotagem. Interessante notar que rotas longas que estão distantes entre cidades podem trazer locais nos quais deixa de existe a presença do asfalto. Para fazer esse tipo de entrega de forma segura e eficaz o investimento nas motos OFFROAD pode ser interessante, desde que tenha no mínimo 150 cilindradas.
Custo Em Consideração!
Existem custos extras para pessoas que desejam trabalhar com moto. Antes de tudo há necessidade de ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) adequada para o tráfego. Nada mais constrangedor do que ser parado por policiais no meio da entrega e não conseguir chegar ao destino final por causa da falta do documento básico para poder usar o modelo. Não se esqueça de que também precisa estar em dia. Evite futuras preocupações com os órgãos de autuação (Polícia Milita ou agentes da CET, no caso de SP).
Não se esqueça de trafegar com o máximo de cuidado. Leve em conta que ao ultrapassar vinte pontos será necessário ter curso de reciclagem de CFC, o que pode consumir o tempo de trabalho do motociclista.
Manutenção também representa ponto a se considerar na escolha da moto para trabalhar. Como o modelo vai ser usado de forma frequente, provavelmente as peças devem demonstrar desgasta antecipado e será necessário ter finanças reservadas para deixar a moto em plenas condições. Isso porque de acordo com a legislação de trânsito vigente os motociclistas possuem total responsabilidade por trafegar com o modelo em condições perfeitas, do contrário os agentes de trânsito podem lavrar multas.
Não se esqueça de que além da troca de peças também existe a necessidade de fazer revisão de forma constante. Quem compra unidades zero quilômetro pode ter anos de garantia para revisar, desde que não troque nenhuma peça sem autorização prévia por parte da montadora, do contrário a moto perde o direito. Também existe o custo por causa dos pneus que devem ser escolhidos de acordo com as condições da via para diminuir o desgaste e a necessidade de fazer trocas de forma constante.
Outro tipo de custo que não pode ser deixado de lado se encontra na necessidade de pagar os impostos de acordo com o dia correto. O IPVA precisa estar em dia para evitar com que a moto seja guinchada junto com a entrega. Se achar que vale a pena, também existem os gastos de seguro contra roubo.
Controle Do Consumo
Embora as motos sejam conhecidas por consumirem menos combustíveis do que outros tipos de automotivos também existem diferenciação entre os modelos. Unidades que possuem maior número de cilindradas costumam a traz maior consumo. De fato, motocicletas robustas podem trazer consumo baixo. Porém, antes de confirmar a compra existe necessidade de compreender quanto de consumo existe por litro.
Existe também a consideração dos preços das unidades automotivas. Difícil entrar no detalhe ao levar em conta que os preços podem se modificar de forma constante e diária. Nesse sentido, pesquisa com cuidado antes de confirmar a aquisição. Qualquer dúvida adicional o conselho está em conversar com profissionais que estão na estrada há tempos e podem trazer conselhos fundamentais para a escolha certo do modelo para trabalhar.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier