Como Trocar as Marchas em Moto?

Os erros em trocar a marcha no tempo errado podem provocar danos consideráveis nos anéis sincronizadores, que não foram feitos para sofrer este nível de esforço e por isso dependem da total separação entre câmbio e motor pra atuarem e ao mesmo também proporcionarem longa durabilidade. As marchas de motos podem ser acionadas com ou sem auxílio da embreagem.

.

Procedimentos Básicos: Como Trocar as Marchas em Moto

  • 1. Coloque na primeira marcha (a mais de baixo) com seu pé esquerdo após pressionar a embreagem. Na sequência se faz necessário mover a moto para frente e para trás, se necessário.
  • 2. Quando estiver em primeira marcha, pegue velocidade considerada aceitável e troque para a segunda marcha. Pressione a embreagem e ao mesmo tempo solte o acelerador.
  • 3. Continue segurando a embreagem pressionada. Puxe o câmbio levemente para cima até sentir a sensação do “clique”. Esse é o ponto morto! Puxe com firmeza de forma firmeza o segundo clique até chegar à segunda marcha.
  • 4. Com movimento devagar solte a embreagem acelere ao mesmo tempo. O objetivo está em fazer tudo de com suavidade para não pulando feito canguru. Não acelerar faz com que o motor engasgue. Saiba a hora de mudar de marcha!
  • 5. Ao pressionar a embreagem e empurrar o câmbio para baixo com o pé esquerdo é possível reduzir as marchas.

Trocar de Marchas Sem Embreagem

Para atingir marchas altas existem dois métodos considerados elementares. O método descrito acima pode funcionar bem, mas a troca pode ser executada sem fazer troca de embreagem. Para isso se faz necessário aplicar ao câmbio leve nível de pressão para cima, e aos poucos soltar de maneira leve o acelerador.

Por consequência o câmbio realiza a modificação à próxima marcha. Não se pode ignorar o fato de que o método funciona em níveis qualificados ao acionar da primeira para a segunda. No entanto o movimento não acontece de forma suave porque o ponto moto está situado entra as duas primeiras marchas.

Freios da Moto

Motocicletas que possuem o título de modernas usam freio dianteiro para parar. Em termos gerais utilizar o freio traseiro ao parar quando se está em alta velocidade pode ser medida considerada pouco eficaz. Ao acionar o sistema dianteiro a moto fica com maior nível de estabilidade.

Neste sentido, ao estar em alta velocidade procure acionar de leve o freio da frente para conseguir parar com segurança e estabilidade. Aumente a força da pisada conforme a velocidade desejada a ser interrompida. Se precisar de maior segurança pode ser necessário acionar com leveza o frio traseiro. Proporção de força deve ser de 20% ao freio traseiro e 100% no freio dianteiro, variando conforme as condições da estrada ou da moto.

Menos freio traseiro deve ser usado, quanto mais brusca for a freada. A roda traseira interrompe o movimento de maneira rápida, visto que grande parte do peso vai para frente conforme acontece o acionamento dos freios.

Dicas Rápidas: Como Trocar as Marchas em Moto!

  • 1. Procure sempre reduzir uma marcha de cada vez;
  • 2. Escute o barulho do motor ao subir as marchas. Se existir ronco considerado frado se faz necessário diminuir a marcha e por consequência ganhar em potência, e vice-versa;
  • 3. Ao modificar da primeira ao ponto morto tenha a certeza de soltar a embreagem de maneira lenta no sentido de ter certeza de que está em ponto morto. Solte a embreagem de forma lenta e tenha a certeza de que está no ponto morto. Realizar o movimento rápido com marcha engatada pode fazer com que o motor afogue ou provoque solavancos.
  • 4. O motor pode explodir caso não aconteça o aumento de marcha até o limite dos giros;
  • 5. Para resolver problemas de marchas que emperram a solução pode estar na lubrificação;

Ascendente e Descendente da Moto

Ascendente (aumento de marcha) e descendente (diminuição de marchas); ambas não representam tarefa fácil, de maneira principal aos motoristas inexperientes. Em termos geris a primeira noção está relacionada com a carga de engrenagens que quando está em excesso pode fazer com que seja impossível a troca de marchas da motocicleta, independente se o motor puxado ou empurrado.

Por este motivo exato que se deve desengatar apenas em breves momentos, quando os elementos internos do engate e as luvas sincrônicas ficam sem nível de carga. Vale frisar que com exceção para a marcha ré, nenhuma é engatada com maior espaço de engrenagem.

Considera câmbio cuja primeira marcha possui relação de 4:1 da segunda (2:1) com motor de cinco mil RPM. Ao acelerar até o limite e quiser passar para a segunda marcha ano tempo exato devem existir no momento certo de levantar de maneira ligeira o acelerador e fazer a troca com ou sem engrenagem.

Em reduções quase tudo acontece de forma inversa. Suponha que ao atingir 5.000RPM em segunda marcha à motocicleta encontra caminho com subida, a velocidade não pode ser reduzida por causa dos riscos proporcionados ao excesso de rotação. Necessário ainda não atingir o limite de RPM na primeira, reduzindo ao chegar em 2.500RPM no máximo para trocar de marcha.

As luvas de engates utilizadas nas trocas de marcha funcionam de maneira parecida com sincronizadores, que possui sistema de freio do tipo cônico e utiliza anéis de bronze para auxiliar na respectiva função. Antes de auxiliarem a engrenagem a parte do freio cônico fica encostada na superfície com o mesmo perfil.

Caso não seja feita na troca ascendente a engrenagem faz o contato com a sincronização e passa a girar mais rápido do que ele. Na redução de marcha a engrenagem mais lenta deve ser acelerada. De certa forma esta representa função que deve ser exercida por sincronizador que iguala a rotação da engrenagem engatada e por consequência faz o sincronismo das rotações.

O que Fazer com Ausência de Conta-Giros?

Ás vezes do nada o contador pode pra de funcionar por causa dos mais diferentes motivos. Deste modo não existem alternativas senão usar o ouvido. Por este motivo é importante conhecer o ronco do motor característico da moto. Depois que se adaptam os motoristas experientes se mantém consumidores das novas edições por conhecer a longo tempo o barulho do motor da moto.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Como Passar Marcha De Moto No Tempo Certo

Existe algumas características especificas em relação a troca de marcha na moto. Vamos relembrar um pouco as partes da moto que são indispensáveis.

  • Cambio: fica junto a manopla da mão esquerda.
  • Acelerador: fica na manopla da mão direita.
  • Seletor de marchas: barra que fica em frente ao pé esquerdo.

É importante lembrar o som que o motor faz.  Sendo um som mais ‘’esganiçado’’ que do automóvel, são mais fáceis de perceber. Os passos a passo para fazer a troca de marcha não é difícil, basta treinamento. Primeiro você precisa aperta a alavanca da embreagem, quando fizer isso, baixe o acelerador para a moto não ficar acelerando enquanto faz a troca. Pise no seletor de marcha para diminuir a macha e empurre para cima para aumento. Depois solte a embreagem devagar, e por fim gire o acelerador para aumento o giro.

Como Passar Marcha De Moto No Tempo Certo

Como Passar Marcha De Moto No Tempo Certo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *