Como Fazer uma Revisão no Carro?

Periodicamente, os condutores precisam se preocupar com a revisão pelo menos a cada quatorze dias. Este cuidado representa ponto fundamental no sentido de manter o estado do veículo conservado, evitando problemas com peças e valorizando para o caso de revendas. Vale ressaltar que as revisões básicas de forma alguma podem substituir as indicadas pelo manual do veículo. Tenha em mente de estas são duas coisas bem diferentes!

01: Revisão na Água de Radiador

.

Item importante que necessita ser revisado de maneira constante, visto que a consequência da falta de água provoca problemas consideráveis nos radiadores, caso dos superaquecimentos do moto. Eles são parte integrante do arrefecimento do carro. Possui a função de realizar constantes trocas de calor entre ar, água e óleo. Ele exista para manter o motor e os seus componentes em temperaturas consideradas ideais para que fiquem em funcionamento constante, sem que o veículo aponte problemas de desempenho.

Em quase todos os reservatórios de água do radiador possuem marcadores que indicam o nível mínimo e máximo de quantidade da água que pode ser inserida. Tenha em mente que o ponto ideal está no meio, ou seja, não muito acima nem abaixo do padrão. Necessário lembrar que este tipo de verificação deve acontecer nos momentos que os motores estão frios, normalmente de manhã, após terem ficado desligados a noite inteira. Cuidado! Quando os motores estão quentes a água jorrada pode espirar para fora e causar queimaduras consideráveis.

02: Nível de Óleo do Motor

.

O excesso ou a falta podem causar estragos sérios na estrutura do motor. Para fazer este tipo de medição, se faz necessário utilizar a vareta, que de forma usual está sitiada próxima ao bloco do motor. Especialistas indicam que o óleo deve estar no nível máximo existente no marcador. Esta representa outra verificação que precisa ser feita com o motor frio. Quem por ventura ligou o veículo deve esperar pelo menos trinta minutos para fazer a verificação. A bolinha que está perto da ponta representa o ponto mínimo, ao passo que a outra bolinha, mais distante da zona da ponta, simboliza o nível superior.

Especialistas contraindicam colocar óleo novo junto com o velho no sentido de ficar com o nível máximo e ao mesmo tempo economizar. A mistura entre os conteúdos novos e usados podem causar danos irreparáveis nos motores. Vale ressaltar que o óleo possui prazo de validade, que está ligado com quantidade de quilômetros rodados ou data de vencimento.

Em algumas trocas de óleo, são pregados nos para-brisas os adesivos que indicam a quilometragem em que o óleo precisa ser renovado. Jamais ultrapasse este limite de quilometragem. Sempre que fazer alguma troca de óleo se faz necessário verificar a validade na embalagem. Caso esteja próxima do vencimento não pense duas vezes em recusar o produto.

03: Filtros de Ar

Filtros de Ar

Filtros de Ar

São os principais responsáveis por manter o excesso de sujeira longe do motor. Conforme o tempo passa acontece o acúmulo no filtro e por consequência o carro não respira de maneira adequada. Sem contar que os carros que não respiram jamais podem funcionar com todo o seu poder e potencial. Verifique de maneira periódica, caso existe excesso se faz necessário providenciar a troca.

04: Atenção ao Estado dos Pneus

Necessário ter em mente de que os pneus podem são culpados de grande parte dos acidentes que acontecem nas estradas. Com o tempo, os pneus se desgastam e por consequência passa a exigir mais por parte das outras peças e componentes dos veículos, entre eles a suspensão, que possui papel vital para que a direção seja confortável aos condutores e passageiros presentes dentro do veículo.

Na medida em que se desgastam, os pneus perdem a capacidade de aderência, aumentando assim a possibilidade de perda do controle. Na atualidade, grande parte dos pneus possuem marcadores demonstrados perto dos pinos que indicam os momentos corretos da troca. Ou seja, a troca deve existir nos momentos que em a superfície estiver no marcada no mesmo nível. Outro ponto que demonstra desgaste acontece quando os riscos das superfícies ficam desgastados, quando elas ficam lisas por completo.

Especialistas indicam que a melhor maneira de manter a vida dos pneus por tempo maior do que o convencional está na calibragem, fato que além de ajudar na economia por demandar de menos combustível também evita com que motoristas percam o controle ao dirigir o carro. Não se esqueça de fazer a verificação inclusive nos pneus que servem como estepe, visto que com o tempo ele pode esvaziar.

05: Reservatórios de Água: Esguicho do Para-brisa

Para Brisa

Para Brisa

Outro item que possui importância vital para um tráfego de qualidade está em manter os reservatórios de águas nos esguichos. São essenciais para limpar o vidro e fornecer visão com maior nível cristalino aos condutores. São uteis inclusive nos momentos que o para-brisa fica coberto por neblina. Em estradas de terra, os pigmentos podem ficar secos nos vidros caso o esguicho não seja acionado. Na chuva, a sujeira se espalha, se transformando em um grande lamaçal.

06: Revisão dos Faróis

Verifique os faróis com frequência, principalmente com relação ao nível de regulação. Para que isso aconteça se faz necessário colocar o carro de frente para a parede. Na sequência, ligue as unidades e aponte para a mesma difração. Se estiverem desregulados se faz necessário procurar alguma oficina para fazer a regulagem.

07: Freios

Ao pisar nos freios e escutar algum barulho representa que alguma coisa está errada. Neste sentido, procure alguma oficina, visto que de maneira provável chegou o momento de fazer a substituição das pastilhas, discos ou fluído de freio.

Revisão de Itens Adicionais

  • 01: Lanterna traseira
  • 02: Triângulo de sinalização
  • 03: Macaco para trocar pneus
  • 04: Extintor de Incêndio
  • 05: Chave da roda para trocar os pneus

Revisão do Carro: Vídeo

No programa Auto Esporte, televisionado pela Rede Globo, aos domingos de manhã, foram concedidas algumas dicas sobre como fazer as revisões do carro. De certa forma, a revisão com qualidade representa ponto fundamental para que o veículo não deixem os motoristas na mão. Tenha em mente de que as revisões podem ser feitas na sua própria garagem.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *