Caminhões Abandonados Pelo Mundo

Desde muitos anos, os automóveis fazem parte da vida dos seres humanos, que ajuda em vários tipos de serviços, desde o próprio deslocamento até carregar objetos mais pesados de um lado para outro.

É sabido que os seres humanos sempre buscaram fazer com que o seu trabalho ficasse cada vez mais simplificado, não é mesmo? Pois bem. Durante os primeiros ancestrais que passaram por aqui, há milhares de anos atrás, o ser humano teve a experimentação de como era viver em um ambiente hostil para a sua vida, sem muitos recursos para a sobrevivência, tendo que se defender das intempéries da natureza, bem como, também, enfrentar os animais presentes por ali.

Os Automóveis

No caso da criação dos automóveis, esta foi de grande importância, haja visto que o ser humano, depois da criação das ferramentas para auxílio em sua sobrevivência no planeta, queria encontrar uma maneira de fazer com que a tarefa de carregar coisas de um lado para outro ficasse mais fácil de se fazer. Com isso, a criação de um dispositivo que fosse colocado embaixo dessas coisas foi sendo cada vez mais necessário. Ou seja, a roda começava a nascer ali.

Primeiramente, foram utilizados troncos de árvores para serem colocados embaixo dos objetos, como pedras. E, perceberam que o esforço para carregar ficou muito diminuto. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que esse mecanismo foi o percursor da roda que conhecemos hoje.

Depois de muitos anos, a roda foi sendo moldada aos seus parâmetros atuais, contribuindo e muito para que ela fosse cada vez mais evoluída. Porém, isso não significa que a roda chegou aos moldes que é hoje rapidamente. Vale lembrar que o pneu, que é o que “encapa” as rodas das bicicletas e demais veículos, só surgiu a partir do século XVIII. Isso se deu com a descoberta do látex, que daria origem mais para a frente da borracha, o principal material do pneu.

E, com o tempo, a criação dos carros só foi beneficiada com a existência da roda e, consequentemente, do pneu. Mas, não foram somente os veículos de passeio que vieram a ajudar as pessoas em suas tarefas diárias: os caminhões e veículos pesados que ajudam o país a se desenvolver economicamente. No nosso artigo de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre a história dos veículos, bem como, também, a dos caminhões e demais veículos pesados. Vamos lá?

A História Dos Automóveis

Os automóveis foram um grande marco na história da humanidade. Isso porque eles reescreveram a forma de como a humanidade se movimentava entre os lugares. Toda essa revolução começou quando a indústria estava começando a dar os seus primeiros passos no planeta: a invenção do motor à vapor fez com que a criação de máquinas industriais e que o desenvolvimento do primeiro meio de transporte “autônomo” surgissem, que foi o caso do trem: equipado para carregar tanto pessoas quanto mercadorias, os trens foram muito importantes entre o fim do século XVIII, durante todo o século XIX e século XX. Ainda hoje desempenha um papel importante na economia de vários países, sobretudo em países desenvolvidos como os Estados Unidos e países Europeus.

Só que, apesar da existência do trem, muitos queriam criar um veículo que não dependesse exclusivamente dos trilhos férreos, podendo fazer um serviço ainda mais personalizado a quem se interessasse pagar um dinheiro a mais por esse capricho. E, assim, no século XIX, foi sendo desenvolvido vários tipos de motores que, com o tempo, foram sendo remodelados a fim de fazer com que ele ficasse com dimensões menores, para poder ficar portátil dentro do automóvel e fazer valer o fato de que o automóvel era, de fato, um veículo portátil.

E, assim, os carros começaram a aparecer, porém de forma artesanal: a produção de um único veículo levava aproximadamente 12 horas, ou seja, eram produzidos apenas dois carros por dia. Só que, o que não se esperava era que a evolução tinha nome: Henry Ford.

Ford

O fundador da montadora estadunidense tinha em sua mente que todas as pessoas (incluindo aquelas com deficiência) tinham plena capacidade para poderem trabalhar em apenas uma função: por exemplo, colocar os pneus ou apertar os parafusos deles. E, com essa nova proposta de indústria em sua cabeça, Ford conseguiu desenvolver uma das coisas mais utilizadas nas empresas atualmente: a linha de produção.

Logo da Ford

Logo da Ford

A linha de produção nada mais é do que uma linha horizontal, disposta nas empresas, onde o produto a ser feito vai passando de mão em mão e, assim, vai tomando forma. Para você ter uma ideia do sucesso dessa linha de produção, o tempo de produção de um carro caiu de doze horas para apenas quarenta segundos! Ou seja, a produção de carros por dia aumentou em uma porcentagem absurda, o que favoreceu o abaixo de preço do item, que era o que Ford desejava: que os seus veículos fossem consumidos por todas as classes sociais.

E, assim, o Ford T, que é o primeiro veículo que foi lançado pela Ford chegou às vitrines com o valor de 900 dólares, considerado bastante acessível. Foi assim que a Ford liderou o mercado de automóveis por longos e longos anos. Porém, quando a concorrência chegou, foi para matar, pois ela pegou no “calcanhar” de Aquiles de Ford: a personalização dos veículos estava longe de ser boa: a única cor disponível para os carros era a cor preta.

Os Caminhões

Em paralelo com as constatações dos automóveis, uma outra seção que estava a pleno vapor era o dos caminhões: eles começaram a ganhar espaço a partir da segunda década do século XX, com o surgimento de diversas montadoras dispostas a entregar ao consumidor máquinas preparadas para qualquer tipo de trabalho. E, nisso, conseguiu chamar a atenção de muitas pessoas, já que, com o desenvolver da tecnologia, os caminhões foram ficando cada vez mais adaptados.

As principais marcas de caminhões em atividade no Brasil hoje é a Iveco, a Volvo, a Volkswagen, a Ford, a Mercedes, entre outras. Como a existência de modelos novos de caminhões é uma consequência do desenvolvimento, muitos caminhões ficam abandonados por aí. Confira alguns deles no link a seguir:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *