Caminhão Mais Antigo do Brasil

Não é novidade para ninguém que os carros causaram uma grande revolução no modo que os seres humanos passaram a enxergar a vida. Nem é preciso dizer o quanto as atividades cotidianas ficaram muito mais facilitadas a partir do momento em que os veículos, caminhões entre outros utilitários começaram, de fato, a fazer parte dos nossos ancestrais.

Antes do surgimento dos veículos a combustão como estamos acostumados a conhecer, os ancestrais que por aqui perambulavam utilizavam diversas artimanhas para poderem conseguir fazer o mínimo de esforço possível. Valia de tudo: desde utilizar a força animal, até mesmo a própria força utilizando equipamentos que deixassem o trabalho mais fácil.

Como pode-se imaginar, tal processo não era tão simples assim, já que, mesmo com os esforços sendo diminuídos quase que até a metade, ainda era muito demorado para que eles conseguissem atingir os feitos que conseguimos hoje com o auxílio dessas máquinas.

Se um carro em nossa vida já é um grande adianto, imagina para trabalhos mais pesados o quanto um caminhão não deve auxiliar nessas coisas? Pois é. Aqui em nosso artigo iremos falar um pouco mais sobre esse tipo de veículo, bem como, também, falar sobre o caminhão mais antigo que ainda está em atividade no nosso país.

Os Caminhões

Quando os primeiros carros foram criados, era natural que as montadoras atendessem a questões  mais profundas que a própria indústria tinha, como, por exemplo, a da mineração: estamos falando de toneladas de minérios que são retirados diariamente. Por conta desse volume, é bem necessário que os  veículos que forem fazer esse tipo de transporte sejam bem reforçados, com todos os equipamentos de segurança necessários para se fazer um bom transporte dos produtos.

O Mercedes

Caminhão Mercedes

Caminhão Mercedes

Não é exagero dizer que os primeiros caminhões surgiram assim que as tecnologias envolvendo o motor à combustão começaram a chegar e a povoar a indústria. O primeiro caminhão que se tem notícia foi criado justamente quando esta tecnologia veio à tona, em 1886. Os engenheiros responsáveis por essa façanha foram Gottlieb Daimler e Karl Benz que, além de terem dado vida ao projeto desse tipo de motor, também foram os responsáveis por construírem os primeiros caminhões equipados com eles. Ou seja, não é exagero nenhum dizer que a Mercedes foi a primeira montadora de caminhões que se tem notícia em todo o mundo.

O caminhão da marca se chamava, realmente “Mercedes – Benz”, na qual tinha uma caçamba que, para a época, era bastante generosa, equivalente aos dos caminhões de pequeno porte que circulam em nosso país hoje (um exemplo: Toyota Bandeirante).

O Dedo Da Ford

Caminhão Ford

Caminhão Ford

Todo mundo sabe que os carros só começaram a ser democratizados entre a população (já que era um item direcionado só para as altas classes que poderiam pagar por ele) quando o empresário Henry Ford viu que era necessário que os carros fossem produzidos com o intuito de serem tão baratos que todos pudessem ter acesso.

Depois de concretizar o seu mercado de veículos mais accessíveis, Ford investiu na montagem de caminhões, tendo lançado nos EUA o primeiro modelo da montadora no ano de 1917: o chamado Ford TT. Não é nem preciso dizer que o modelo também fez um sucesso estrondoso no mercado Estadunidense. E, quando a Ford resolveu abrir os seus olhos para a América Latina, em 1919, ela decidiu escolher o Brasil para poder firmar as suas operações. Por aqui, também, tanto os modelos de carros quanto os de caminhões fizeram um enorme sucesso.

A Scania

Caminhão Scania

Caminhão Scania

Em 1902, 15 anos antes de a Ford arriscar na entrada do mercado de veículos pesados, a Scania decidiu entrar no ramo também, com a produção de um caminhão que, tinha por padrão, motor com doze cilindros, 12 cavalos de potência, mais de uma tonelada e tinha a incrível velocidade de 12 quilômetros por hora. O diferencial do Scania para os outros é que ele tinha sido projetado para ser empregado, exclusivamente, em locais com calçamento de pedras, o que era observado, principalmente em áreas rurais. Não é à toa que, em 2002, a Scania comemorou o centenário deste caminhão, que ajudou a revolucionar a categoria.

A Volvo

Caminhão Volvo

Caminhão Volvo

Vocês, provavelmente, sentiram falta de uma marca aqui que é bastante conhecida, não é mesmo? A Volvo. Ela é outra que está sempre nas estradas brasileiras. Acontece que ela entrou “tardiamente” no segmento dos veículos pesados: ela lançou o seu primeiro veículo nessa categoria apenas em 1928. Tendo 28 cavalos de potência, poderia carregar, no total, mais de 1,5 tonelada de carga. Na época, o caminhão causou um grande alvoroço no que diz respeito á sua qualidade: ele foi planejado pensando nas condições severas do clima sueco. Atualmente, a companhia constrói veículos que podem carregar até 22 toneladas de produtos.

O Caminhão Mais Antigo do Brasil

Agora que já demos uma breve introdução sobre a história dos caminhões em nosso planeta, é hora de voltar os olhos para o nosso país. É fato que ele é muito grande, territorialmente falando: tem o tamanho de um continente, além da presença de diversos tipos de biomas que  o fazem estar em uma das rotas preferidas dos pesquisadores. Isso sem falar das riquezas minerais que esse subsolo ainda guarda.

Por aqui, pode-se falar que a indústria automotiva começou, de fato, a funcionar quando a Ford veio para cá, nos idos dos anos 1920. De lá para cá, o país recebeu diversas outras montadoras, que escolheram o nosso país como as primeiras sedes internacionais das suas marcas (a Volks é uma delas).

Porém, o caminhão mais antigo em rodagem por aqui não é nenhum modelo da Ford ou da Volks, mas sim, da Mercedes: estamos falando do Mercedes LP 321.

Mercedes LP 321

Mercedes LP 321

Ele é um modelo muito icônico e significativo para a Mercedes: ao lançar o caminhão em 1958 no país, logo chamou a atenção a sua força, na qual permitia o transporte de até 10 toneladas em sua caçamba, aliada com um consumo de combustível bastante satisfatório. O principal carro chefe, portanto, era a possibilidade de economizar dinheiro com o combustível sem comprometer toda a sua força. Uma ótima opção para quem exigia potência e, ao mesmo tempo, economia.

Até hoje, o modelo é disputado por alguns entusiastas, que não hesitam em investir seu dinheiro em um modelo do tipo. No vídeo a seguir, você pode conferir o Mercedes em ação:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *