1113 Transformado Em Caminhonete

A invenção dos veículos automotivos foram um avanço extremamente importante para o desenvolvimento da economia. Tempos atrás os carros eram símbolos de riqueza, luxuria e estado social, isso os carros de passeio. Já os transportes de carga já não eram muitos vistos ainda naquele momento, mas logo depois chegou a vez de eles brilharem.

Os veículos que transportam carga pesada, as famosas mercadorias que abastecem os mercados mundiais, se tornaram essenciais e com o passar dos anos foram ganhando história e vida dentro da sociedade. Grandes marcas e grandes modelos de veículos ganharam espaço até nos seriados de televisão.

Não é segredo para ninguém que o transporte rodoviário brasileiro, diz muito sobre a economia do país. Quase tudo é transportado pelos caminhões e carretas no Brasil, até mesmo outros automóveis.

No texto de hoje vamos falar um pouco dos automóveis que fizeram história no mundo dos caminhões, os modelos que serão apresentados circulam até hoje e ainda ganharam outra utilização, como alguns que foram transformados em caminhonetes ou como artigo histórico.

No caso, vamos dar um pouco mais de ênfase sobre os modelos da Mercedes-Benz, sem duvidas os modelos mais antigos dessa marca, marcou a vida de muitos e muitos caminhoneiros, mas também falaremos de outras marcas. E acredite, ainda tem muitas pessoas que sonham em ter algum desses modelos que iremos falar abaixo.

Modelos De Caminhões Que Marcaram A História Do Brasil

Esse artigo é destinado especialmente para os amantes da história sobre a frota de caminhões que marcaram a história do Brasil. Os caminhoneiros, que nos dias atuais, já se encontram aposentados tiveram o prazer de utilizar essas maquinas que foram o inicio de um ciclo muito importante no meio automobilístico.

Abaixo serão apresentados cerca de dez modelos de veículos de diferentes marcas que marcaram a história dos grandes veículos de carga.

Mercedes L-1113

O modelo Mercedes L-1113 é um sucessor fidedigno do modelo bastante popular do Mercedes 1111. Foi lançado no ano de 1969, suas características eram bastante semelhantes com o modelo do seu sucessor, como por exemplo a cabine. No entanto, ele possui algumas diferenças, como a maior potencia e mais modernidade do motor.

Outra característica que destaca o L-1113 é o conforto incomparável que sua cabine possuía, isso devido a sua suspensão feita com molas e amortecedores, no entanto, não era qualquer amortecedor. Ele possuía dupla ação, ou seja, ainda melhor que o comum, o dobro da eficiência.

Mercedes L-1113

Mercedes L-1113

O modelo se mostrou bastante confiável e ainda tinha o bônus de ter uma manutenção mais acessível em valores do que os demais. Esse modelo ganhou uma popularidade gigantesca e até recebeu um apelido carinho: “Fusca das estradas”.

Dados para curiosidade: foram vendidos cerca de 200 mil caminhões desse modelo até o ano de 1987. Isso sem adicionar as variações do modelo que também eram vendidas, como o 1313 e 1513. Modelos que possuíam um pouco mais de tração e carga. Ainda há estimativa que cerca de 170 mil desses veículos ainda estão em circulação, o que indica a qualidade desse modelo.

Scania L111

Scania L111

Scania L111

O modelo L111 da Scania sem duvidas arrancavam suspiros dos caminhoneiros. Esse modelo era o mais robusto e forte daquela época. Nos dias atuais ainda são encontrados facilmente em circulação para a transportação de contêineres.

No Brasil, esse modelo de caminhão foi lançado no ano de 1976. E sua origem se deu através dos modelos L75 e L76, dos anos de 1959 e 1963, respectivamente. O modelo L111 entre os três foi o que obteve mais sucesso, teve o maior número de produção em escala.

Uma característica marcante desse modelo é a sua cor, um laranja extremamente forte. A produção desse modelo de veiculo se estendeu até o ano de 1981. No entanto, isso não impede que você encontre um L111 circulando pelas rodovias brasileiras graças a sua robustez e sistema mecânico completamente simples e chamando atenção da mesma forma que chamava a muitos anos atrás.

Chevrolet C6500

Chevrolet C6500

Chevrolet C6500

O modelo Chevrolet C6500 foi o modelo de veículo que inspirou na fabricação das picapes. O Chevrolet C6500 foi o primeiro modelo de caminhão da marca a ser produzido inteiramente no Brasil.

Sua produção teve inicio no ano de 1958, a sua cabine teve como inspiração as famosas picapes americanas. Mas só a versão 3100 desse modelo que foi oficialmente considerada uma picape, o mesmo foi responsável por dar origem a novos modelos, como o Amazona e Alvorada.

Mercedes L-1620

Mercedes L-1620

Mercedes L-1620

Esse modelo é o xodó dos produtores rurais, principalmente aqueles que possuem e criam gados, em pequena quantidade. Certamente você já se deparou com um 1620 e o chamou de “caminhão de boi”.

O Mercedes L-1620 foi lançado no ano de 1996 e as pessoas o consideram o principal sucessor do modelo L-1113. Isso devido a capacidade de carga semelhante e também o sucesso de vendas que obtiveram no mercado. O modelo L-1620 foi campeão e destaque de vendas por um longo período de tempo, aproximadamente 6 anos. Foram produzidos até 2012, mas depois foram substituídos pelo modelo Atron 2324.

Ford F-Series

Ford F-Series

Ford F-Series

No de 1971 acontecia uma das coisas mais comuns em modelos de caminhões, a quinta geração dos veículos do modelo Ford Serie F encontrava-se saindo totalmente de linha, isso nos Estados Unidos. Com isso, surgiu o desejo de importar a produção para o Brasil.

O modelo dessa serie que possuía o maior cavalo mecânico daquela época entre os outros caminhões era o modelo F-8500, chegou por volta dos anos de 1977 e ficou por quase 10 anos no mercado alavancando a fama da Ford dentro do segmento.

Mercedes L-608 D

Mercedes L-608 D

Mercedes L-608 D

Conhecido como “mercedinho” o modelo L-608 D foi lançado no ano de 1972. A marca apostou em um modelo que pudesse circular nas áreas urbanas, ou seja, um veiculo um pouco menor que os demais. E essa aposta foi vencedora, o modelo foi bastante vendido e até os dias de hoje é possível ver muitos ainda em circulação.

Volkswagen Costellation

Volkswagen Costellation

Volkswagen Costellation

Esse modelo de veiculo sem dúvidas fez o maior sucesso, foi parar até em série de televisão, a famosa Carga Pesada. O Costellation é pertencente a família de caminhões mais pesados e mais novos da marca.

Atualmente existe aproximadamente umas 25 variações desse modelo. Isso por conta de tração, potencia, carga entre outros.

Mercedes 1113 Transformado Em Caminhonete

Muitos conhecem a paixão do povo do Estados Unidos por grandes picapes, no entanto, no Brasil essa paixão ainda não chegou totalmente. Mas existem pessoas que já se interessam por esse modelo de automóvel.

Você pode achar até estranho ou até mesmo inviável transformar um caminhão em uma picape, no inicio pode ser estranho, mas não é algo impossível. Como por exemplo, no estado do Paraná, precisamente na cidade de Curitiba, um apaixonado pelas grandes picapes transformou seu caminhão 1113 em uma caminhonete.

Existem poucas informações sobre ela na internet e muito menos sobre como foi feita essa super customização, mas há vídeos que mostram um pouquinho de como esse veiculo reestruturado ficou após essa mudança drástica no seu designer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *