O Que Ocorre Quando Queima a Junta do Cabeçote?

Não é preciso desenhar muito para saber que os carros precisam e muito de uma manutenção de vez em quando. Para que eles possam manter sempre o melhor desempenho possível é de importância gigantesca que as revisões estejam em dia, bem como, também, cuidados básicos, como a aferição do nível de água no motor e, também, a calibragem dos pneus que, mesmo sendo coisas simples, podem causar grandes problemas ao veículo se não tiverem a atenção necessária.

E é de conhecimento geral também que um simples problema  pode desencadear um problema ainda maior. Por exemplo, quando falta água no motor e ela acaba não sendo reposta, a chance de acontecer com que o motor funda e tenha um grande prejuízo é muito grande. E isso acontece, justamente, por ser uma coisa relativamente simples – que é a falta de água no motor.

Só que temos que lembrar que existem outros infinitos problemas que podem acontecer aos veículos. Pense: um carro possuí uma infinidade de peças que, se o veículo não estiver em boas condições de rodagem, pode muito bem fazer com que essas peças se desgastem muito mais rápido do que o normal e exigir uma manutenção que não estava nos seus planos.

Mas você já pensou na possibilidade de queima da junta do cabeçote? Aliás, você sabe qual peça é essa e em qual parte do veículo ela está localizada? Aqui nesse post, você vai conhecer um pouco mais sobre isso, além de algumas informações importantes para poder saber como proceder quando a junta do cabeçote queimar. Vamos lá?

O Que é o Cabeçote E a Junta?

Para começo de conversa, o cabeçote e a sua junta passam totalmente despercebidos pelas pessoas, sendo notado somente quando acontece algum tipo de dor de cabeça que possa, de fato, atrapalhar o desempenho do veículo. O cabeçote nada mais é do que a parte de cima do pistão do motor que é o responsável por receber as explosões de combustível que acontecem dentro da câmara, de modo que força o pistão a trabalhar. Agora, em se tratando da junta, ela atua para evitar que gases e outros fluídos mecânicos acabem por vazar do motor para outros lugares, o que poderia prejudicar seriamente não só outras peças, mas também ao próprio motor, haja visto que o cabeçote iria perder o seu desempenho, gerando um efeito cascata sobre todos os outros.

Junta do Cabeçote

Junta do Cabeçote

Em uma forma mais técnica, a junta de um cabeçote zela para manter selado todos os gases quentes que acabam sendo produzidos durante a combustão, além de ter a função de manter o líquido do óleo, do arrefecimento e cilindros bem delimitados. Se isso não funciona, tanto os gases quanto os líquidos podem acabar vazando para o interior do motor, contaminando outras peças e, dessa maneira, condenando o veículo a um colapso total de suas atividades. Por conta disso, ao menor sinal de que algo possa estar errado com o funcionamento do motor, é importante levar o carro até o seu mecânico de confiança, pois lá ele poderá aferir com precisão se, de fato, a junta do cabeçote está causando problemas.

Sintomas de Que a Junta do Cabeçote Está Queimada ou Com Outro Defeito

Infelizmente, a junta não consegue demonstrar muitos sinais claros ao motorista  de que necessita ser trocada. A mais comum é perceber o superaquecimento do motor, bem como, também, a diminuição brusca do líquido de arrefecimento do motor do carro. É válido mencionar que se o carro apresentar essas condições, pode acontecer de o problema não ser a junta. Porém, em mais de 99% dos casos, a junta realmente é o problema.

Verifique sempre o óleo do seu carro. Se ele se apresentar em uma cor mais clara ou, se na tampa do reservatório uma substância pastosa estiver em evidência pode sinalizar que o líquido de arrefecimento está vazando para o tanque de óleo, o que demonstra que a junta pode não estar cumprindo o seu papel de manter selado o local, muito menos de impedir o vazamento dos líquidos e gases.

Se você notar que o seu veículo está com dificuldade de dar a partida no modo “a frio” ou, também, se durante o desenvolvimento o motor apresentar uma perda considerável no seu desenvolvimento, demonstra que os cilindros não estão conseguindo adquirir a compressão necessária para realizar o seu trabalho da melhor maneira possível e, desse jeito, mesmo com o carro parado, os líquidos continuam a circular pelo motor e, para que ele funcione, é necessário “queimar” todos esses líquidos, o que explica a dificuldade para que ele funcione depois de um período sem ser ligado.

É fácil perceber quando o motor está “fumando”, ou seja, apresentando um excesso de fumaça indesejada por meio do escapamento. Vale lembrar que essa fumaça pode ser excessivamente clara ou excessivamente preta, sendo que, se durante a manhã  ao ligar o carro a fumaça que sair inicialmente for muito preta ou branca e continuar saindo mesmo depois do funcionamento pleno do motor pode significar que há vazamento de óleo ou água diretamente para a câmara de combustão, o que necessita da troca imediata da junta do cabeçote.

Uma outra forma também mais correta de ter certeza de que pode ter algo errado com a junta do cabeçote é verificar se, ao abrir o capô, há gotas de água em sua parte superior. Isso pode significar jatos de água estejam sendo ejetados durante o funcionamento dos pistões. E isso significa não apenas que a junta do cabeçote está queimado, mas que ele está tão comprometido que será necessário fazer uma revisão completa no sistema de arrefecimento do veículo.

Tipos de Juntas

Tipos de Juntas

Tipos de Juntas

Existem diversos tipos de juntas a serem vendidas no mercado, como é o caso das juntas de amianto ou de grafite do tipo fibroso, no qual estas são as mais baratas a serem encontradas no mercado. Porém, a sua resistência é muito mais baixa do que as demais. Dentre essa e as de borracha, as juntas de metal são muito mais duráveis e com qualidade superior. Porém, os seus preços são altos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *