Quantos Litros De Gasolina Tem a Reserva Do Honda Fit?

No mundo dos automóveis existem diversas informações que são desconhecidas pelo consumidor, o que dificulta a compreensão dos mesmo sobre a mecânica do veículo. Dessa maneira, é importante que se compreenda pelo menos o básico sobre o veículo que tem ou o sobre o veículo que pensa em adquirir, após feito esse estudo as chances de ser passado para trás por mecânicas e concessionários são bem menores.

O texto a seguir irá apresentar algumas informações que geralmente são passadas despercebidas pelos donos dos veículos e que não conhecem a funcionalidade das peças e dos processos realizadas, como por exemplo a funcionalidade do reservatório de gasolina.

Tudo Sobre Tanque De Combustível Do Seu Veículo

Os taques de combustível do veículo sem sombras de duvidas é uma das peças mais importantes para o funcionamento do pleno do veículo. Ele possui a capacidade de armazenar a substancia que será transformada em energia para se mover o automóvel.

E por isso, que os proprietários desses carros possuam pelo menos conhecimento mínimo sobre seu funcionamento, manutenção e conservação. Afim de não obter problemas e alguns desconfortos no momento de abastecimento do veículo ou até mesmo em oficinas mecânicas. É lamentável, mas existem diversos profissionais que tentam nos passar a perna, por isso é sempre bom ficar esperto e ter conhecimento do básico.

Nem todo veiculo possui a mesma capacidade de armazenamento de litros, essa informação fica contida no manual de usuário. No entanto, há uma presente pesquisa que aponta que praticamente todos veículos, possuem a capacidade de armazenamento de combustível maior do que a indicada em seu manual. Essa pesquisa foi feita pela Fecombustíveis e tinha com intuito sanar as dúvidas tanto dos vendedores quanto dos clientes sobre a real capacidade de armazenamento de combustível.

Dessa maneira, é importante que tenha conhecimento do manual de usuário do seu veículo e procure acompanhar as dicas que ele passa. Pois a maioria das informações contidas lá são essenciais caso haja algum problema em seu veículo e que precise recorrer a sua garantia. Caso ocorra de não seguir determinado passo que continha no manual e danificar o funcionamento de algum processo do seu veículo, você não terá direito s acionar a garantia do automóvel.

O Que É O Reservatório De Gasolina

Como dito anteriormente, grande parte dos proprietários dos veículos desconhecem algumas propriedades sobre eles. E uma delas é o sobre os reservatórios de gasolina do veículo.

Não é do conhecimento de todos, mas há diferença entre tanque de combustível e reservatório de gasolina. Os tanques de combustíveis têm como finalidade o armazenamento de combustível, podendo ser etanol, gasolina e diesel. No entanto, o reservatório de gasolina possui uma funcionalidade um pouco diferente.

Reservatório De Gasolina

Reservatório De Gasolina

O reservatório de gasolina, ou popularmente conhecido como tanquinho, se localiza próximo ao motor do veículo. E sua função é auxiliar na partida do automóvel que é totalmente abastecido com etanol e quando o local possui a temperatura inferior a 12°C. Os níveis de temperatura mais baixos, influenciam diretamente no processo de combustão do etanol, ele se torna mais lento e difícil.

O reservatório nem sempre precisa ser abastecido, por exemplo, se o tanque de combustível for completamente abastecido com gasolina é desnecessário o abastecimento do tanquinho. E também, não é aconselhável deixar combustível nesse espaço por um longo período de tempo, pois os combustíveis envelhecem e seu envelhecimento traz grandes danos ao veículo.

Agora, para os consumidores que utilizam o etanol para abastecer totalmente o reservatório do veículo é importante prestarem atenção no nível do tanquinho de gasolina do veículo. Outra dica importante, é optar pela utilização de gasolina aditivada, pois ela possui uma durabilidade maior devido as suas substancias detergentes que ajudam na limpeza do motor.

Como Funciona O Sistema De Reserva De Combustível Dos Veículos?

É bastante comum ouvir a expressão “meu carro entrou na reserva” ou “acendeu a luz de reserva”, mas o que ela significa?  A luz de reserva indica que o seu nível de gasolina, álcool ou diesel está chegando ao fim, ou seja, seu reservatório está ficando vazio.

Reserva De Combustível Dos Veículos

Reserva De Combustível Dos Veículos

A reserva de combustível tem um volume variável em cada veículo, podendo ser de 3 ate 10 litros suportados nesse compartimento. Outra pergunta bastante comum também feito pelos motoristas é “quantos quilômetros eu posso andar com meu veiculo na reserva?”. Isso irá depender justamente de quantos litros de gasolina há no seu reservatório e quantos km por litro o seu veículo faz.

Existem algumas situações que podem ajudar na determinação de quantos km/l seu carro ou moto irá fazer. No caso, os carros, os fatores que determinam são principalmente a velocidade que o motorista está conduzindo o veículo e ainda a utilização do ar-condicionado influencia muito no gasto de combustível do veículo.

Os modelos de carros mais atuais apresentam essas informações no seu computador de bordo, geralmente localizado no painel do veículo. Lá estarão informações de quantos km seu veículo conseguirá rodar com determinada quantidade de combustível no tanque.

Alguns estudos apontam que é possível andar cerca de 10km com seu veículo na reserva, no entanto é aconselhado que evite andar com o carro ou moto nessa condição. Pois caso fique sem combustível na estrada, há uma multa de pane seca, no valor de R$130,16 e ainda a perda de 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Então é bom realmente evitar esse problema que te dará um desfalque enorme no bolso.

Capacidade Do Tanque Reserva De Combustível De Carros Populares

Diversos motoristas, principalmente os iniciantes, não conhecem a capacidade de combustível que o seu carro detém no tanque de reserva. Afim de ajudar, iremos apresentar alguns modelos de carros populares no mercado e a sua capacidade de reserva. Outra coisa, muitas pessoas acreditam que há a presença de um tanque reserva ou um tanque secreto no veículo, mas não, a reserva é apenas uma quantidade mínima de combustível pré-determinada pelas montadoras para que aconteça o aviso.

Grande parte dos modelos de veículos 1.0 a luz da reserva acende quanto o tanque está próximo dos 5 até 8 litros de combustível.

Honda Fit 1.4 Lx 8v Flex 4p

Esse veículo possui uma série de modelos, no entanto, a capacidade de combustível em seu tanque de gasolina é bastante semelhante nos modelos. No geral, os tanques de combustível têm a capacidade de 46 litros em média de acordo com a ficha técnica do automóvel e a luz de reserva é acesa por volta dos 6 a 8 litros de gasolina.

Honda Fit 1.4 Lx 8v Flex 4p

Honda Fit 1.4 Lx 8v Flex 4p

Ford Fiesta Hatch 1.0 (Flex) 2012

Se tratando de um modelo de veiculo 1.0, a luz de reserva desse carro acende por volta dos seus 6 litros restantes de combustível no tanque. No total, o seu tanque de combustível possui a capacidade de 54 litros de acordo com sua ficha técnica.

Ford Fiesta Hatch 1.0 (Flex) 2012

Ford Fiesta Hatch 1.0 (Flex) 2012

Volkswagen Gol 1.6 2019

Esse modelo de veiculo possui o tanque de gasolina com capacidade de 55 litros de acordo com sua ficha técnica. E sua luz de reserva acende por volta dos 6 a 8 litros, pois obter uma capacidade maior no tanque do que dos demais modelos.

Volkswagen Gol 1.6 2019

Volkswagen Gol 1.6 2019

Acima foram apresentados 3 modelos de veículos e suas capacidades de combustível em seus respectivos tanques. No entanto, é notória a semelhança entre elas. A variação é mínima de um veiculo para outro, dessa forma, basta ter a noção de quanto é capacidade total de combustível do seu veiculo e levar em consideração as informações passadas, como por exemplo, se seu carro for 1.0 tenha consciência de que sua luz de reserva será acesa por volta dos  5 até 8 litros.

Feito essa observação, basta analisar quantos km seu veículo está fazendo por litro. E será possível saber até quantos km te restam para até que acabe todo o reservatório de gasolina do carro. A reserva foi criada como uma forma de prevenção e controle sobre até que ponto seu carro poderá andar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *