Rastreadores de Veículos: Características Gerais

Sistemas de rastreamento de veículo combinam instalação de dispositivos eletrônicos em com a finalidade projetada em software de computador e bases operacionais para permitir ao proprietário o serviço de rastreamento e localização do veículo, coleta de dados e entregas à base de operação. Sistemas de veículos modernos utilizam rastreamento GPS ou GLONASS. Informações sobre o veículo podem ser vistas em mapas eletrônicos via Internet ou software especializado. Autoridades urbanas de transporte público são usuários comuns, e maneira principal nas grandes cidades.

 Rastreamento Ativo / Passivo

.

Existem vários tipos de dispositivos de rastreamento. Normalmente são classificados como “passivo” e “ativo”. Medem armazenamento de localização GPS, velocidade, posição e, por vezes, evento de disparo, tais como chave liga / desliga e porta aberta / fechada. Com o veículo de volta ao ponto pré-determinado, o dispositivo pode ser removido e os dados transferidos para computador de avaliação. Dispositivos recolhem a mesma informação, mas geralmente transmitem os dados em tempo real via celular ou redes de satélite para centro de computador ou dados para a avaliação.

Muitos dispositivos de rastreamento de veículos modernos combinam habilidades de rastreamento passivas: quando uma rede celular está disponível e um dispositivo de rastreamento está conectado e transmite dados para o servidor, por exemplo. Quando a rede não fica disponível nas lojas do dispositivo de dados em memória interna, transmite os dados armazenados para o servidor mais tarde.

Historicamente o rastreamento de veículos é realizado através da instalação da caixa de dentro do veículo, seja no autoalimentado com bateria ou sistema do veículo de energia. O veículo detalha a localização e rastreamento como método predominante. No entanto, as empresas estão cada vez mais interessadas nas tecnologias. Estes sistemas também oferecem rastreamento de chamadas, textos, uso da Web e outra gama de opções.

GPS: Arquitetura Típica dos Rastreadores de Veículos

Rastreadores

Rastreadores

O dispositivo GPS se encaixa no veículo e captura as informações de localização além de informações de outros veículos em intervalos regulares para servidores centrais. As informações dos automotivos podem incluir:

  • Quantidade de combustível
  • Temperatura do motor
  • Altitude
  • Porta aberta / pressão dos pneus
  • Corte de combustível
  • Função para desligar a ignição
  • Ligar farol
  • Acionar status lanterna traseira
  • Bateria
  • Número de celular
  • Decodificador de satélites
  • Vidro aberto / fechado
  • Quantidade de combustível
  • Botão de emergência
  • Acumulado em marcha lenta
  • RPM do motor
  • Posição do acelerador posição.

Capacidade dos Rastreadores

Rastreadores de Veículos

Rastreadores de Veículos

Capacidade de estes dispositivos define a amplitude do sistema de rastreamento. O servidor de rastreamento possui três responsabilidades: Receber dados do aparelho de rastreamento por GPS, armazenamento seguro e servir a informação de demanda ao usuário. A interface do usuário determina a capacidade de acessar informações. Visualize dados do veículo e obtenha detalhes importantes a partir da informação.

Rastreadores de Veículos: Seguro do Carro

Interessante notar que os rastreadores de carros são responsáveis por diminuir os preços dos seguros e por este motivo pode trazer ainda maior economia ao longo prazo aos consumidores. Todos os aspectos relacionados com segurança representam notícia positiva às seguradoras.

Usos Comuns dos Rastreadores de Veículos

Sistemas de rastreamento de veículos são usados por operadores de frotas para gestão de frotas. Operadores de frotas comerciais, urbanas e agências usam a tecnologia para diversas finalidades, incluindo a monitorização de aderência à escala de ônibus em serviço, provocando mudanças na rota traçada.

Os dados coletados nos veículos seguem o percurso alimentado de maneira contínua por programas de computador que comparam a localização real do veículo e tempo da programação.  Esses programas também são usados para fornecer aos clientes informações em tempo real quanto ao tempo de espera até a chegada do próximo ônibus baseado nos próximos progressos dos veículos.

Ao invés de conceder informações quanto ao programa momento da próxima chegada, sistemas de trânsito fornecem este tipo de informação ao número único para cada parada, esperando os passageiros a obtenção de informações, digitando o número de parada em sistema telefônico automatizado ou em aplicativo no trânsito site do sistema.

Algumas agências de trânsito fornecem mapa virtual em seu site com ícones que descrevem as posições atuais dos ônibus em serviço de cada rota, fornecendo informações sobre clientes, enquanto outras fornecem conteúdo informativo aos despachantes ou outros funcionários.

Não se pode ignorar o fato de que sistemas de rastreamento de veículos também são populares em automóveis de consumo, como prevenção de roubo e dispositivo de recuperação. A polícia pode seguir o sinal emitido pelo sistema de rastreio e localizar a unidade roubada. Quando usado como sistema de segurança pode servir como adição ou substituição do tradicional alarme do carro. Alguns sistemas permitem controlar veículo de forma remota, incluindo as portas do bloco do motor, em caso de emergência.

Sistemas de rastreamento de veículos formam parte integrante da “abordagem em camadas” para a proteção do veículo, recomendado pelo Departamento Nacional de Seguros Crime dos Estados Unidos aos consumidores que desejam diminuir as chances de terem veículos furtados.

Alguns sistemas de rastreamento de veículos integram vários sistemas de segurança, por exemplo, o envio de alertas automáticos para telefone ou e-mail caso o alarme seja acionado ou o veículo é movido sem autorização prévia e deixa a área demarcada. Ao gerenciar a frota de veículos, conhecendo a localização em tempo real de todos os drivers, o condutor possui a gestão para atender as necessidades de maneira eficiente. Empresas com força de trabalho de serviço de campo para serviços como reparação ou manutenção devem ser capazes de planejar o tempo os trabalhadores que utilizam os veículos.

Rastreamento de veículos permite com que as empresas localizem de maneira rápida o engenheiro de campo e despache o mais próximo para atender a solicitação dos clientes. Neste sentido os serviços ganham em excelência aos cidadãos que aumentam a confiança do serviço oferecido pela marca.

Empresas de transporte e logística costumam operar caminhões com carga de transporte. A parte do veículo que leva a carga é conhecida como cabina e a unidade de transporte de carga como o reboque. Existem diferentes tipos de reboque utilizados para diferentes aplicações, como por exemplo, cama plana, refrigerado, cortina, recipientes e caixas.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *