Vendas de Veículos no 1º Semestre de 2010

Contra todas as expectativas do mercado para o ano de 2010, a Fenabrave anunciou que a venda de veículos no primeiro semestre foram acima da média, consideradas excelentes. A notícia anima as montadoras, que não dão conta de atender a crescente demanda, pois muitas pessoas chegam a esperar meses na fila para comprar veículos zero Km. A constatação do elevado crescimento do número de veículos comercializados tem várias perspectivas a serem abordadas.

Vendas de Veículos no 1º Semestre de 2010

Vendas de Veículos no 1º Semestre de 2010

O aspecto econômico é favorável, no entanto a questão ambiental é preocupante. Além disso, esse aumento abrupto da demanda é responsável por problemas com a qualidade dos produtos, como os que vêm sendo apresentados pela Toyota, com a necessidade de convocação dos clientes para diversos recalls. Neste artigo nós vamos conhecer os índices alcançados no primeiro semestre, as vantagens e desvantagens desse crescimento e o ranking das montadoras que mais venderam no primeiro semestre.

Record de vendas no primeiro semestre

Sérgio Reze, presidente da Fenabrave anunciou a imprensa que o primeiro semestre de 2010 apresentou um superávit na venda de veículos em todo o Brasil, tendo sido comercializado 8,89% mais veículos de janeiro a junho de 2010 do que o mesmo período do ano de 2009. Foram 1.579 milhões de veículos vendidos em apenas 6 meses, considerando-se carros, utilitários, ônibus e caminhões.

O crescimento foi estimulado por dois fatores: primeiro o crescimento da economia brasileira e segundo a redução do IPI no país. Há a expectativa que no segundo semestre estes índices diminuam, no entanto o resultado final do ano deve ficar mais de 7% acima do ano anterior. Destaca-se o crescimento da venda de caminhões, que em 2010 deve ser cerca de 40% maior do que no ano de 2009, o que deixa claro o aquecimento da economia brasileira.

Vantagens e desvantagens

Trânsito

Trânsito

Este aumento acima do esperado na venda de veículos no primeiro semestre de 2010 são positivos quando consideramos sob o aspecto econômico, pois demonstram que há um crescimento da economia nacional e a renovação da frota de veículos nacionais, no entanto se considerarmos as questões ambientais e estruturais das grandes cidades, esses dados se tornam alarmantes, pois são 1.579.712 veículos em 6 meses, o que corresponde a mais de 8 mil veículos que entram no trânsito nacional diariamente.

Ranking de montadoras

Com esse aumento nas vendas do primeiro semestre o Brasil garante a sua permanência no 4º lugar no ranking mundial da indústria automobilística, que se apresenta nesta ordem: 1º China, 2º Estados Unidos, 3º Japão e 4º Brasil. Dentro do Brasil também existe um Ranking das montadoras que mais venderam, que se apresenta nesta ordem: 1º lugar a Fiat, que vem se mantendo a frente há algum tempo, em 2º lugar vem a Volkswagen, em 3ª colocação vem a General Motors, e depois a Ford.

Previsão futura

Automóveis

Automóveis

A muitas contradições quanto as perspectivas para o próximo semestre, enquanto alguns apostam na acomodação do mercado, outros apostam num crescimento ainda maior, com os novos lançamentos para 2011 chegando as concessionárias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *