Que Cor É O Diesel S10? O Que Quer Dizer S10?

Afim de garantir um bom funcionamento do seu veiculo é importante saber a composição do combustível que utiliza nele. As condições do combustível trarão resultados de resposta do seu veículo, é a qualidade do mesmo é um fator que detém uma grande responsabilidade em trazer resultados, sejam eles positivos ou negativos.

No momento de escolha de qual o melhor combustível para a fazer a alimentação do seu veículo surgem diversas duvidas, tanto para veículos de grande porte como caminhões, carretas e ônibus, como para veículos de pequeno porte carros, motos e vãs. Afim de ajudar nesse momento de escolha, irão ser apresentados os tipos de combustíveis e os benefícios que eles proporcionam ao seu veículo.

O Que É Gasolina Comum E Aditivada? O Que As Diferencia?

Antes de fazer a escolha de qual tipo de combustível abastecer seu veículo, o mais correto a se fazer é conhecer as propriedades químicas presentes em casa combustível. Pois a partir daí verá s principais características desses combustíveis que trarão benefícios ao seu veículo. Agora, iremos falar dos dois tipos de gasolina e o que há de diferente entre elas e seus benefícios, e ainda de bônus mostraremos um outro tipo de gasolina com as propriedades um pouco diferente.

A gasolina comum, escolha de muitos donos de veículos no mercado. Esse tipo de gasolina não apresenta em sua composição nenhum tipo de aditivos de limpeza, ou seja, não possui nenhum substancia que serve para fazer a proteção e manutenção do motor. Dessa forma, o uso a longo prazo da gasolina comum gera resíduos de sua combustão sobre as válvulas de escape do motor, que pode resultar em um comprometimento no processo mistura de ar e combustível em seu veículo. Ainda, essa reação no longo prazo pode vir a danificar seriamente o motor do seu veículo, onde resultará numa perda de potência e aumento de engasgue, e o pior, seu automóvel pode começar a consumir maior quantidade de combustível.

Diesel S10

Diesel S10

Em contrapartida, a gasolina aditivada apresenta em sua composição aditivos de limpeza e alguns dispersantes químicos. A função dessas substancias é ajudar na limpeza e manutenção do motor do veículo. Os aditivos servem como uma espécie de “detergente” que facilita na soltura de sujeira do motor, já os dispersantes ajudam a remover essa sujeira. De forma mais grossa a se dizer, os aditivos são o detergente e os dispersantes são a esponja que usa para retirar a sujeira, um amolece e o outro retira.

Além da gasolina comum e aditivada, ainda possui mais um tipo: a gasolina Premium. O fator que diferencia ela das demais e a sua composição que está condicionada a sua porcentagem de octanagem (índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto) que é muito alta comparada com as demais. Assim como a aditivada, a Premium também possui dispersantes e aditivos em sua composição que auxiliam na limpeza do motor. Só que esse tipo de combustível é destinado para veículos de alta compressão, como veículos esportivos e de luxo, pois neles que terá um desempenho significativo. Nos demais veículos o efeito da Gasolina Premium é praticamente imperceptível.

Combustível Etanol E Suas Propriedades

O etanol também popularmente chamado por “álcool” em sua grande maioria, devido a sua composição. É o principal elemento no grupo dos álcoois. A produção do etanol no Brasil se dá através da fermentação da cana-de-açúcar. Mas ele também pode ser produzido pela fermentação de cereais, além dos açucares.

Poucos sabem, mas existem dois tipos de etanol que são produzidos e utilizados como combustível. Sendo eles o Hidrato e o Anidro.

Etanol Hidrato:  o hidrato é utilizado como combustível puro, ou seja, o veículo que possui o motor desenvolvido para o processo de combustão desse tipo de combustível é abastecido totalmente com etanol. O famoso álcool dos postos de gasolina.

Etanol Hidrato

Etanol Hidrato

Etanol Anidro: o etanol anidro é utilizado juntamente com a gasolina. Ele praticamente não possui água em sua composição. O Anidro possui vantagens e desvantagem ao veiculo e ao meio ambiente ao mesmo tempo. Como vantagem o uso do anidro aumenta a porcentagem de octanagem do veículo e ainda pode minimizar a dissipação de monóxido de carbono (CO) no ambiente. Como desvantagem o uso do anidro pode ocorrer o aumento no gasto de combustível do veiculo e ainda produz maiores níveis de óxidos de nitrogênio, uma das principais substancias responsáveis pelas chuvas ácidas.

Etanol Anidro

Etanol Anidro

O etanol de forma geral é a opção que mais beneficia o ambiente em questões relacionadas a poluição, pois ele é o combustível que menos danifica a atmosfera no seu processo de combustão. E ainda esse combustível, pode ser fonte de energia sustentável, renovável o que é totalmente oposto do petróleo.

Em contrapartida, como o etanol em sua combustão produz um índice menor de calor do que os combustíveis a base de petróleo, é necessário que o etanol seja utilizado em maiores quantidades, ou seja, ele gasta mais do que a gasolina, por exemplo. Dessa forma, se vê a importância dos carros Flex – biocombustíveis – nesses modelos podem ser utilizados os dois tipos de combustíveis, que trazem como garantia a permanência na produção do etanol e ainda a autonomia no momento de preferência do consumidor.

Combustível Diesel E Suas Propriedades

Combustível Diesel

Combustível Diesel

O óleo diesel é comumente utilizado em veículos de transporte de cargas, principalmente no Brasil, onde a economia é basicamente movimentada pelo transporte rodoviário como caminhões, carretas ônibus etc. mas também pode ser usado em maquinas industriais, como geradores.

O óleo diesel diferente dos demais combustíveis possui a aparência de um liquido oleoso, ou seja, é mais espesso como o nome já diz. A produção desse combustível se dá através da refinação do petróleo. Dentre todos os produtos que surgem através da derivação do petróleo, o óleo diesel é o que se apresenta em maiores quantidades.

Existem diversos tipos de óleo diesel no mercado, no entanto, apenas dois ocupam um lugar de maior importância no mercado, sendo eles o S500 e o S10. A seguir serão mostradas as diferenças entre os dois combustíveis e qual possui melhor desempenho para o veículo ou máquina em que está sendo utilizado.

Diesel Comum (S500) X Diesel S10

Diesel Comum (S500)

Diesel Comum (S500)

O nome dos combustíveis já adianta que possui diferenças entre eles, começando pela denotação S500 e S10, esses nomes trazem que no combustível comum (S500) existem em sua propriedade 500 partes de enxofre em 1 milhão. Já o combustível S10 quer dizer que existem 10 parcelas de enxofre por 1 milhão.

Outra coisa importante sobre esses combustíveis é que podem ser utilizados em ônibus e caminhões, só que, no entanto, é aconselhável que os veículos com o ano de fabricação até 2012 utilize o diesel S500 e os modelos mais recentes façam o uso do diesel S10.

Outra diferença notória entre os combustíveis está relacionada a cor do diesel, enquanto o S10 é praticamente transparente e ainda pode ter uma cor mais amarelada. Ao contrario do S500 que possui as cores bem mais escuras, como marrom, laranja e amarelo escuro.

Quanto ao desempenho, o combustível S10 é um pouco melhor, pois possui um numero de cetano superior ao S500. Sobre os danos ao meio ambiente, o diesel S10 apresenta na sua composição biodiesel, o que o torna menos nocivo ao ambiente.

É importante que saiba que ao utilizar o diesel S500 em veículos que são aconselhados a serem abastecidos com o diesel S10 poderá surgir sérios problemas ao motor e desempenho do seu veículo, o alto nível de enxofre pode prejudicar algumas funções e peças do seu caminhão ou máquina. É necessário ter responsabilidade e conhecimento no momento de escolha do seu combustível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *