O Que Quer Dizer 16v? O Que Isso Significa?

O que, exatamente, significa 16v? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto no post de hoje,

O “16 “quer dizer quantidade, já o “V” quer dizer, válvulas, isso significa que o termo “16v” quer dizer “16 válvulas”.

As válvulas são responsáveis pela saída e entrada do ar no motor. Por isso, elas são de extrema importância para que o motor do veículo funcione da melhor forma.

Existe uma grande discussão a respeito de motores 8v e motores 16v. Mas será que eles são tão diferentes assim? Se são, quais são essas diferenças? Um é melhor que o outro? Continue lendo para descobrir tudo isso agora.

Qual é a Função da Válvula?

Antes de falarmos das características de cada motor, vamos compreender melhor qual é a função da válvula.

Para que um motor de combustão interna possa funcionar de uma maneira correta, são necessárias duas válvulas. Essas válvulas são abertas no decorrer do ciclo de combustão.

Por cada cilindro, são necessárias duas válvulas, no mínimo, sendo: uma válvula de admissão e uma de escape. Essas válvulas estão localizadas dentro do cabeçote do motor. Elas estão divididas entre os cilindros em quantidades iguais. Elas são as responsáveis pela saída e entrada do ar no cilindro.

As válvulas abrem e fecham durante todo o momento em que o motor está em funcionamento. Elas são submetidas a altas temperaturas por causa das explosões que acontecem no interior da câmera de combustão.

O sistema de arrefecimento é responsável pela refrigeração das mesmas, que contam também com o sistema de lubrificação.

No entanto, pode haver mais que duas válvulas em um cilindro, o que vai proporcionar uma maior eficácia do motor. Há modelos com quatro velas, sendo duas para admissão e duas para escape.

Concluímos que, nos automóveis, os motores no geral são denominados de acordo com a quantidade de válvulas que eles possuem. Assim, um motor que tem 4 cilindros tem, em cada cilindro, 2 válvulas, o que é igual a 8 válvulas (8v). Em um motor com 4 cilindros, e em cada tem 4 válvulas, então ele tem 16 válvulas (16v).

Válvulas do Carro

Válvulas do Carro

Como é o Funcionamento da Válvula de Admissão

A função da válvula de admissão é mandar o máximo necessário de ar para o interior do motor. Isso quer dizer que a mistura do combustível com o ar acontece assim que a válvula é aberta, possibilitando o funcionamento do motor movido a combustão interna, para isso aconteça sem nenhum problema.

Essa mistura é comprimida pelo pistão localizado no cilindro, dentro do motor, possibilitando o trabalho da motorização. Em alguns motores, a válvula de admissão tem uma cabeça com a dimensão superior a de escape, fazendo com que os gases entrem no cilindro com mais facilidade. Essa cabeça pode chegar a uma temperatura de 250 ˚C, e aproximadamente 100 ˚C na haste.

Como Funciona a Válvula de Escape

O nome já diz tudo, válvula de escape quer dizer “escapar”. Depois da admissão, os gases que ficam acumulados na câmara, devem ser expulsos. E é nesse momento que a válvula de escape faz o seu trabalho. Ela atua retirando esses gases.

Esse processo tem que acontecer antes que válvula de admissão abra, para que a retirada dos gases acumulados seja realizada.

Esse é o motivo da necessidade de haver duas válvulas. No momento em que a válvula de admissão é fechada, a válvula de escape tem que ser aberta, deixando os gases saírem, e esvaziando o cilindro.

A temperatura da válvula de escape é bem mais elevada, podendo chegar a 750˚C na cabeça, e a 400 ˚C na haste.

Um grande erro da maioria das pessoas que adquirem um veículo, é não se interessarem por detalhes que envolvem o motor. A grande maioria das pessoas se preocupa em saber se o veículo tem uma boa potência ou se é econômico, e não se informa sobre mais nada.

Os motores 8v e 16 v são alvos de uma enorme discursão e dividem opiniões e informações. E é por este motivo que faremos uma comparação detalhada de cada um deles.

Porém, é preciso deixar bem claro que tanto motor de 8v quanto 16 v são motores confiáveis. No entanto, cada qual tem um comportamento diferente.

Normalmente, um motor de 8 válvulas tem uma arrancada melhor em comparação com um motor de 16v. No entanto, o motor de 16v sempre terá um rendimento melhor, quando atingir uma velocidade superior.

No quesito manutenção, a do motor de 8v tende a ser um pouco mais barata, e também mais simples, por causa da mão de obra. E também pela questão de quantidade de peças.

No caso de um motor 8v, um mecânico terá muito mais facilidade para mexer, por ser um motor de um funcionamento mais simples.

Esse motor é mais indicado para o tráfego urbano onde, normalmente, o trânsito é lento. O motor de 8v, comparado ao motor de 16v, pode ser considerado mais econômico.

No entanto isso não é uma regra. Por ter uma estrutura diferente, o motor de 8v possui uma incidência de carbonização menor.

Características do Motor de 16v:

Motor de 16v

Motor de 16v

O motor de 16v possui a manutenção mais trabalhosa, e o preço das peças também é um pouco mais elevado do que as do motor de 8v. O motor de 16v possui um desempenho melhor, quando este está trafegando em rodovias, pois ele tem mais potência.

Os motores 16v ficaram muitos marcados no começo, tanto por parte do despreparo dos mecânicos, como por parte das montadoras, que não preparam o mercado para o lançamento do mesmo.

Porém, atualmente, o cenário é bem diferente do que aconteceu anos atrás. Os proprietários de um veículo 16v não têm mais problemas na hora de vender seu veículo. Afinal de contas, tanto os consumidores, quanto os mecânicos já estão preparados. Afinal, depois de tanto tempo, esse motor deixou de ser uma novidade.

Alguns dos exemplos de veículos com motor de 16v que conquistaram seu espaço foram: Toyota Corola e o Honda Civic.

Cada motor possui suas vantagens e suas desvantagens. Por isso, não temos como avaliar qual dos motores é o melhor. Afinal de contas, isso vai depender do gosto particular de cada pessoa. Cada um terá que avaliar qual dos dois irá atender melhor suas necessidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *