O Que é o Carro Diagnóstico Software?

O Carro Diagnóstico Software é mais uma daquelas inovações que nos fazem pensar como os computadores podem ajudar a tornar as nossas vidas bem mais simples. Na última década os computadores se tornaram mais integrados aos motores de carros e com isso se tornou mais fácil que problemas do motor sejam diagnosticados através de softwares de computador.

Já existem oficinas mecânicas que estão utilizando esse software de diagnóstico para conseguir encontrar os problemas do carro. Trata-se de um software que mudou a lógica da indústria automotiva. Saiba mais sobre os softwares de diagnóstico que podem te auxiliar em determinar quais os problemas do seu carro.

Softwares de Diagnóstico – Como Funciona

Existem três características diferentes em softwares de diagnóstico de problemas de carro. São elas as ferramentas de entrada, lógica, interpretação e dados específicos de cada modelo. O preço de um programa desses varia conforme o público-alvo e o modelo do carro. Boa parte dos softwares são pensados para trabalhar coma uma vasta gama de componentes de hardware oferecendo flexibilidade para os seus clientes.

Esse programa tem como objetivo auxiliar o dono ou mecânico do carro a identificar de maneira mais precisa qual é o problema e quais são as suas possíveis soluções. O software tem uma base de dados para que possa fazer leituras e comparação com padrões de uma lista em que estão os possíveis problemas. A comparação é feita com base nas leituras feitas no carro.

Carros Modernos

Os carros modernos já contam com um processador de computador instalado no compartimento do motor. Com essa facilidade é possível ao software recolher os dados a partir desse processador e usar para fazer o diagnóstico.

Os dados colhidos variam de acordo com o modelo do carro, contudo, em geral incluem leituras de temperatura do motor, produção e consumo de gás entre outros. Esses dados são usados para que se possa identificar quais são os problemas do carro e assim incluir ou descartar possíveis problemas na lista de possibilidades.

Software de Diagnóstico de Carro – Pessoal e Profissional

Os softwares de diagnóstico de problemas de carros podem ser divididos em duas categorias que são pessoal e profissional. A versão pessoal é desenvolvida para que o proprietário do carro possa fazer a detecção de problemas. O software trabalha recolhendo os dados do processador do computador que estão armazenados nele e então criando uma lista dos possíveis problemas. Essa lista quase sempre é bem básica e não tem muita abrangência.

Já o software de diagnóstico profissional é indicado para o uso de um profissional da área mecânica. O programa analisa os dados que estão no processador e então oferece ao mecânico uma lista mais complexa de opções de problemas. O software trabalha com cálculo e lógica para que o mecânico possa encontrar os problemas.

Como o mecânico consegue revisar as diferentes opções ele pode atualizar o sistema com novas informações de maneira a ter uma lista completa dos possíveis problemas. Os softwares de diagnóstico, tanto pessoal quanto profissional, tem o seu banco de dados de informações e especificações que permitem revisar diferentes modelos.

Leituras Reais X Especificações

Para encontrar os problemas do seu carro o software trabalha com a comparação de leituras reais e as especificações para o seu modelo. Isso quer dizer que o software faz a leitura e depois compara com as especificações de como deveria estar. Quando existe discrepância entre a leitura real e o especificado o programa encontra o problema.

Computador de Diagnóstico a Bordo

Desde de 1996 todos os veículos sem obrigados a ter um computador de diagnóstico a bordo, esse computador é conhecido como OBD-II. Os carros mais modernos possuem processadores instalados nos seus compartimentos do motor. O proprietário do carro pode procurar a ajuda de um mecânico profissional para entender o que significam os códigos de diagnóstico dos automóveis.

O profissional pode auxiliar explicando como os problemas podem ser reparados. O diagnóstico pode ser feito com bastante rapidez utilizando os dados e a interface do software de diagnóstico de problemas de carro. A tecnologia pode ser sua grande aliada para ter mais facilidade no dia a dia e evitar problemas com o seu carro.

Vídeos

Conheça a forma como o diagnóstico por software é feito:

Trata-se de uma inovação bastante interessante que permite fazer a detecção do problema do carro sem nem ao menos precisar tocar nele. O computador auxilia no sentido de oferecer uma lista de dados e fazer comparações das suas leituras para chegar a um resultado mais preciso acerca do que está acontecendo.

Como Baixar e Usar o Software de Diagnóstico

Nesse vídeo você aprenderá a como baixar e utilizar o software de diagnóstico para encontrar os problemas do seu carro. Contudo, a nossa dica é que você ainda consulte um mecânico de confiança para saber qual é o problema do seu carro. Assim como não devemos nos automedicar não podemos acreditar que podemos substituir o trabalho de um mecânico especializado.

Baixando Aplicativo de Diagnóstico

Já existem versões de aplicativos de diagnóstico de carros para o seu celular, pesquisando na internet você poderá encontrar opções para o sistema Android e iOS. Pesquise para saber qual é a melhor opção para o sistema operacional do seu celular e depois aprenda a como utilizar o mesmo. Contudo, lembramos de novo que não se deve substituir o mecânico devido ao fato de ter um app de diagnóstico.

Tecnologia e Conforto

A tecnologia é nossa grande aliada para deixar as nossas vidas bem mais confortáveis e práticas. Com o uso de um software é possível fazer a detecção de problemas mecânicos que possam estar ocorrendo com o seu carro. O trabalho dos mecânicos ficou mais fácil uma vez que eles contam com a análise de um banco de dados para saber melhor qual é o problema com o seu carro.

Vale a pena conhecer melhor essa tecnologia e esses softwares que estão sendo cada vez mais modernizados para encontrar aquele que pode te ajudar. Um bom software de diagnóstico de carros pode ser de grande auxílio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *