Todos os dias os motoristas se preocupam com o aumento do preço da gasolina. Manter o carro abastecido pode ser mais difícil do que parece, pois conforme o tanque vai ficando cheio valor final vai crescendo de forma assustadora em alguns casos. Muitos motoristas pensam nesse momento em trocar o seu carro por um modelo mais econômico.
Alguns motoristas também se preocupam com a forma como o seu carro contribui para o aquecimento global por meio da emissão de gases do efeito estufa. Buscando soluções para esses impasses a indústria automotiva desenvolveu alternativas apoiadas na tecnologia. Um dos conceitos que conquistaram os motoristas é o do carro híbrido. Muitas fábricas de carros do mundo já trabalham com versões de motores híbridos, mas no Brasil essa opção ainda não se consolidou.
O Que é Um Carro Híbrido?
Um carro normal é aquele que tem um motor de combustão interna, já o carro híbrido é aquele que funciona através da combinação de energias que é feita através de um motor à combustão e um elétrico. O primeiro carro híbrido produzido em série foi o Prius, da Toyota, em 1997.
O modelo foi lançado no Japão e surpreendeu pela possibilidade de ajudar o motorista a economizar para abastecer o seu carro. O nome do modelo “Prius” significa pioneiro e se encaixou bem na proposta que além de mais econômica também demonstrava um cuidado especial com o meio ambiente algo que era uma preocupação crescente nesse momento.
Hybrid Synergy Drive do Toyota Prius
O sistema híbrido desenvolvido pela Toyota para esse carro foi um verdadeiro marco para esse segmento de carros híbridos e também porque mostrou que é possível ter mobilidade sustentável. Cerca de 90% dos componentes desse motor híbrido foram redesenhados de forma a criar um sistema mais leve e compacto.
O objetivo é conquistar maior potência, um funcionamento mais eficiente e temperaturas mais baixas além de um consumo menor de combustível. A redução das emissões de CO2 é realmente bastante interessante.
Como Funciona Um Carro Híbrido?
Os modelos de carros híbridos já conquistaram muitos motoristas que gostam principalmente do fato de que esses carros são capazes de fazer até 20 quilômetros a mais por litro do que um carro convencional. Outra dúvida que cerca os modelos híbridos é se eles são menos poluentes somente porque são mais econômicos. A seguir vamos explicar com mais detalhes como funciona um carro híbrido.
Entendendo os Híbridos
Talvez você já tenha tido um veículo híbrido e nem saiba disso. Uma bicicleta com motor, por exemplo, é um veículo do tipo híbrido uma vez que o seu funcionamento se dá pela combinação da potência de um motor movido a gasolina com a energia mecânica das pedaladas do condutor.
Se pararmos para observar os modelos de carros híbridos podem ser encontrados em todo o mundo. Locomotivas, por exemplo, funcionam devido a uma combinação de diesel e eletricidade. Basicamente um modelo híbrido é aquele que funciona devido a combinação de duas ou mais fontes de energia que tem como objetivo oferecer a sua propulsão.
A maioria dos modelos híbridos que existem atualmente são aqueles que funcionam devido a uma combinação de eletricidade e gasolina. Porém, é importante destacar que existem carros que são híbridos devido a combinação diesel-elétricos, por exemplo. Contudo vamos nos concentrar nos híbridos a gasolina que são aqueles em que o mercado automotivo mais investe.
A Energia Térmica e a Energia Elétrica
Os modelos de carros híbridos a eletricidade e gasolina funcionam devido a uma combinação de elementos de um carro elétrico e de um carro a gasolina. Os carros que funcionam a gasolina possuem um tanque de combustível que tem a função de fornecer gasolina para o motor e por sua vez esse motor faz o acionamento de uma transmissão que faz com que as rodas girem.
Já os carros elétricos funcionam devido a um conjunto de baterias que são responsáveis por oferece eletricidade para o motor elétrico. Esse motor faz o acionamento de uma transmissão que faz o movimento das rodas. Um automóvel híbrido faz uma combinação desses dois sistemas e tenta reduzir de forma significativa o gasto de combustível além de diminuir as emissões que são feitas pelo carro que funciona a gasolina. Além disso, esse modelo híbrido busca superar as deficiências que um carro elétrico possui.
Para entender melhor como esse carro prima pela eficiência é interessante saber que um modelo híbrido deve rodar pelo menos 500 km antes de precisar ser reabastecido e o reabastecimento precisa ser rápido e fácil. A velocidade média desse carro deve ser parecida com a dos outros carros da estrada.
Diferenças de Carros Convencionais e Híbridos
Os carros que funcionam a gasolina atendem as exigências citadas acima, mas produzem um volume de poluição relativamente maior e roda pouco por litro. O carro elétrico por sua vez quase não emite gases poluentes, porém, faz apenas entre 80 e 60 km entre as suas recargas.
Há ainda a questão de que a recarga do carro elétrico é feita muito lentamente o que é bem inconveniente. Sendo assim um carro híbrido faz uma combinação de dois sistemas que podem funcionar muito bem juntos. Um oferece mais eficiência e outro mais sustentabilidade além da economia.
Estrutura do Carro Híbrido
Motor Que Funciona a Gasolina
O modelo de carro híbrido possui um motor que funciona a gasolina que é bem parecido com aquele que existe nos carros que funcionam somente a gasolina. Porém, o motor a gasolina de um carro híbrido é menor e use tecnologias que são mais avançadas para fazer o controle e redução das emissões de poluentes o que aumenta a sua eficácia.
Tanque de Combustível
A função do tanque de combustível num modelo híbrido é armazenar energia para o motor que funciona a gasolina. É importante lembrar que a densidade de energia da gasolina é muito maior do que a das baterias.
Motor Elétrico
Esse motor que está presente num carro híbrido é bem mais sofisticado possui tecnologia eletrônica mais avançada o que torna possível agir como um motor e ser um gerador. Se for necessário o carro híbrido pode pegar energia das baterias e fazer com que o veículo acelere. Quando age como um gerador esse motor pode reduzir a velocidade do veículo e criar energia para as baterias.
Um carro é considerado um carro híbrido se é alimentado por pelo menos duas fontes de energia diferentes, incluindo uma fonte de energia que não são poluentes. Estas fontes não-poluentes podem ser um sistema de armazenamento de energia de bateria recarregável, hidrogênio, ar comprimido, vento, a interação humana, o gás natural liquefeito ou ainda a energia solar. Atualmente, as fontes de energia alternativas mais populares são o hidrogênio, as baterias elétricas e a energia solar.
O Que é a Diferença Entre um Carro Híbrido e um Carro Elétrico?
A diferença entre um carro híbrido e um carro elétrico é que o modelo híbrido é equipado com dois motores: um elétrico e um motor convencional de combustão interna. Estes motores podem trabalhar simultaneamente quando estão em movimento.
Ao contrário de um veículo híbrido, o veículo elétrico é equipado com um motor que funciona com baterias que podem ser carregadas na rede de eletricidade, como um eletrodoméstico. Os carros híbridos reduzem as emissões de CO2 e os carros elétricos sequer emitem poluentes.
.