O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (INMETRO) abalou a indústria de autopeças brasileira, uma das que mais lucra no ramo dos automóveis, no começo do mês de agosto ao anunciar que a partir de agora todas as peças devem ser certificadas pelo órgão, que já atuava em outros mercados, inclusive em ramos automobilísticos.
O órgão já havia lançado o Programa de Certificação Compulsória de Componentes Automotivos, que visa um controle maior da qualidade da indústria automobilística existente no país. Segundo responsáveis pelo programa do INMETRO, a maior preocupação é com a segurança das peças produzidas.
Em tal situação, o consumidor pode começar a ponderar e se preocupar quanto as peças que usa para reposição em seu carro, moto ou qualquer outro veículo. Nesse caso, enquanto a avaliação do INMETRO não sai é preciso ficar de olho nas industrias que produzem com transparência, qualidade e que têm tradição na área. Quem se preocupar apenas com a loja que vende a peça e não procurar saber onde e como foi produzido pode acabar instalando no carro uma peça que não é suficientemente segura, gerando riscos ao próprio motorista e aos passageiros de seu carro.
As indústrias devem começar a produzir peças de acordo com as novas normas em um prazo máximo que vai até dezembro de 2012, enquanto o comércio terá até 2014 para começar a comercializar no varejo apenas as peças certificadas. Enquanto isso, não custo procurar saber quais são as industrias que possuem tradição em qualidade no mercado brasileiro.
A DS Indústria de Peças Automotivas foi fundada em 1971 e sua especialidade é a injeção eletrônica e a carburação. Além do Brasil, a empresa também atende o mercado exterior e atua com alta tecnologia de controle de qualidade. Observado a partir de métodos como análise de materiais, a maneira como os produtos são desenvolvidos e a própria montagem das peças, além de um teste final.
A companhia recebeu o ISO 9001:2008, um poderoso controlador de qualidade. Esse ISO afirma que os procedimentos realmente são controlados, como a empresa afirma, e obedecem às regras do Sistema de Gestão de Qualidade internacional. A linha de produtos produzidos na indústria pode ser consultada através do site http://www.ds.ind.br/ .
Outra indústria do ramo é a ALPENFIX, que foi fundada em 1993 e atua na produção de autopeças em geral. A empresa afirma que seu principal diferencial é a inovação tecnológica, pois inova nas máquinas que utiliza para produção no dia a dia.
A ALPENFIX possui vários itens automotivos no segmento de termoplásticos e também atua com linhas de reposição de bancos e vidros elétricos. No endereço da empresa na internet http://www.alpenfix.com.br/ é possível conhecer toda a linha de produtos, além de participar dos canais de comunicação com o consumidor.