Um extintor de incêndio é uma ferramenta muito importante em situações de risco, especialmente no combate a pequenos focos de incêndio, mas na realidade poucas pessoas têm conhecimento sobre o seu uso adequado, pois existe uma classificação para os incêndios e os extintores são específicos para cada uma das classificações.
Classes de Incêndios
Classe A
Na classe A estão inclusos todos os tipos de incêndio em que se formam resíduos como, por exemplo, borracha, papel, madeira, etc. Neste caso é indicado o uso de extintores de água ou de espuma com carga e recarga.
Classe B
Na classe B estão inclusos onde ocorre ardência na superfície, porém, não há resíduos como nos casos de queima de gasolina, álcool, etc. Neste caso é indicado o extintor com carga de dióxido de carbono, pó ou espuma, cuja recarga deve ser feita com este mesmo produto.
Classe C
Na classe C estão inclusos os incêndios nos quais exista a presença da eletricidade, nestes casos a carga do extintor deve ser de gás carbônico e pó, sendo que o composto químico não pode conduzir energia.