Ducato é Caminhão ou Caminhonete?

Desde a criação dos carros, há muitos anos atrás, é que a população notou que era possível, sim, ter muito mais comodidade para poder se deslocar por aí. Dessa forma, muitos foram os avanços empreendidos pela humanidade a partir dessa tecnologia.

Além dos automóveis, temos à nossa disposição diversos veículos com propósitos maiores do que somente carregar pessoas: são os utilitários, caminhões e caminhonetes. Mas sempre há uma dúvida: como definir o que é uma caminhonete e, claro, o que é um caminhão? Esse artigo visa tirar essa que é uma dúvida de muitas pessoas, bem como, também, mostrar se o Ducato, um dos modelos mais icônicos da Fiat, se encaixa em alguma dessas denominações. Vamos lá?

O Que é Um Caminhão?

Caminhão Ducato

Caminhão Ducato

Um caminhão nada mais é do que um veículo pesado que é majoritariamente destinado para o transporte de produtos em larga escala ou, também, para coisas que sejam muito pesadas de se transportar em veículos convencionais. Carnes, produtos diversos, eletrônicos, eletrodomésticos em geral são um belo exemplo disso. Geralmente, são veículos muito grandes e com um grande peso, podendo ultrapassar a casa das 10 toneladas facilmente. Por conta de ser um veículo mais voltado para o transporte de produtos, ele consegue comportar, no máximo, 3 pessoas, sendo que os modelos onde 2 pessoas são confortadas é o que é o mais comum.

Os principais fabricantes dos caminhões são a Volkswagen, a Mercedes, a Iveco, a Volvo e a Ford.

O Que É Uma Caminhonete?

A definição de caminhonete já é um pouco mais diferente do que a do caminhão. Tecnicamente ele trata de um carro de grande porte, que pode carregar de duas a cinco pessoas, nas quais ele conta com uma grande caçamba na parte de trás, permitindo que diversos tipos de coisas possam ser carregadas com grande segurança. Além disso, também, é um veículo mais alto que os demais, conferindo uma certa “soberania” para quem o dirige.

Com uma dimensão menor que a de um caminhão, mas com força suficiente para carregar pessoas e produtos, a caminhonete ganhou a preferência dos consumidores recentemente, já que, antes, era um veículo preferido justamente por quem morava em locais rurais e que necessitavam da caminhonete para poder realizar os diversos tipos de trabalho.

As principais fabricantes de caminhonetes no mercado hoje são a Ford, com a sua imbatível Ranger, a Chevrolet, com a sua imponente S10, a Nissan com a sua bela Frontier e, claro, não poderia deixar de falar da Hilux, fabricada pela Toyota que sempre é utilizada como referência quando o assunto é caminhonete.

A Ducato

A Fiat, apesar de não se destacar na fabricação de caminhonetes e caminhões apresentou, alguns anos atrás, a Fiat Toro, que prometia ser uma nova categoria, acima dos SUV’s mas ainda abaixo das caminhonetes tradicionais. O modelo têm causado certa frisson entre quem entende de carro, com vários modelos sendo adquiridos.

Porém, no que a Fiat se destaca de verdade, em se tratando de veículos mais pesados é na fabricação de veículos que possam ser utilizados tanto para a locomoção de pessoas quanto para carregar diversos produtos, mediante, claro, uma adaptação. Podem entrar nesse hall o Doblô e o Ducato, por exemplo.

Porém, o Ducato não se encaixa como sendo caminhonete, muito menos caminhão: ele está na categoria “van”, na qual é um dos modelos mais procurados por quem trabalha no ramo, justamente pela qualidade e pela fácil manutenção. Então, não se engane: o Ducato nada mais é do que uma van.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *