Dicas para Trocar o Filtro do Carro

Trocar os conjuntos de filtros do carro representa ponto indispensável no sentido de manter o sistema a funcionar sem demonstrar problemas ao longo prazo. Também serve para manter as peças com maior durabilidade.

A: Filtro do Carburador

Não apenas a água como também o filtro deve ser trocado de forma constante para não provocar sujeira no sistema que pode trazer a corrosão em partes importante do carro. De acordo com especialistas a abastecimento deve contar dois terços de água e um terço de fluído. Faça a limpeza de forma constante ao desconectar as mangueiras e retirar o excesso de resíduos.

B: Motor e Filtro de Ar

Filtro de ar representa ponto importante e que está entre os mais baratos no carro. Apesar de ser barato, o fato é negligenciado por parte dos condutores e por esse motivo existe maior tendência de aumentar não apenas o nível e umidade como também a entrada de outros poluentes no motor e por consequência prejudicar o desempenho do veículo, ou mesmo o nível de durabilidade. A maioria dos manuais de proprietários e fabricantes indica que a troca do filtro precisa acontecer entre quinze e vinte mil quilômetros.

O filtro de ar representa ponto básico em termos de trocas constantes para manter o veículo a funcionar sem problemas de forma principal à estrutura do motor. Com o constante tráfego os veículos podem absorver diversos tipos de impurezas que existe na estrada, de forma principal quando está repleta de terra ou umidade, por exemplo. Em termos práticos não existe como o veículo ter rendimento no máximo sem que o ar no sistema interno trabalhe de forma pura. A falta de atmosfera purificada pode fazer com que aumente o consumo de combustível por causa do excesso do trabalho no motor.

C: Trocar Filtro de Óleo

O óleo precisa ser trocado de forma constante de acordo com as informações dos fabricantes. Porém, também existe a necessidade de abastecer também com filtro no sentido de aumentar o nível de pureza e por consequência não prejudicar a estrutura da motorização. De acordo com grande parte dos especialistas em cada nova troca de óleo existe a necessidade de também injetar o fluído.

Em termos práticos a troca do lubrificante de óleo deve ser trocada de acordo com informações do fabricante ou dos manuais dos proprietários. Importante seguir as regras de forma correta ao levar em conta que os produtores fizeram testes rígidos antes de indicar. Ao seguir as regras do manual também existe a indicação do uso certo de lubrificantes. Quem não possui o documento pode baixar na internet ou procurar informações nos fóruns de notícias que se estabelecem na rede mundial de computadores. Talvez a concessionária licenciada possa ter a informação do gênero.

A viscosidade representa ponto importante em termos de lubrificantes e precisa ser levada em consideração de acordo com as características dos motores. Entre os produtos internacionais existem dois tipos de normas, norte-americana (API) ou da Europa (ACEA).  Depois de saber a informações correta sobre o tipo de óleo a troca pode acontecer nos postos de gasolina ou na própria garagem. Leve em conta que a quantidade de fluído deve ser menor do que de óleo.

D: Cabine e Sistema de Ar

Os filtros do gênero possuem o objetivo principal no sentido de impedir com que condutores respirem os poluentes que são gerados por carro, de forma principal quando o trânsito está parado. Interessante notar que parte dos manuais dos proprietários indica que a troca deve acontece no máximo de forma anual, o que varia de acordo com os costumes do condutor na pista ou a grande parte do cotidiano que o veículo recebe em termos de poluição.

Sem o filtro da cabine não existe a possibilidade de ter segurança ao fazer o tráfego em estradas que estão repletas de poluição, o que representa ponto normal nas grandes cidades do mundo. Quando a cabine do carro recebe excesso de poluentes a saúde de quem está conduzindo fica em cheque ao levar em conta que os pulmões sofrem danos prejudiciais que podem gerar inclusive o câncer. Por esse motivo a troca precisa acontece de forma periódica.

E: De Olho no Filtro de Combustível

Outro tipo de filtro que precisa de troca constante por parte dos proprietários consiste no filtro de combustível. A troca deve acontecer entre dez e quinze quilômetros nos veículos antigos. Unidades automotivas que trazem sistema de injeção direta pode alongar o período para no máximo quarenta mil quilômetros. Principal objetivo de filtro do combustível consiste em impedir com que a sujeira do combustível prejudique o motor. De fato, nunca se sabe ao certo quando a gasolina abastecida tem qualidade, mesmo depois de fazer os testes, ou inclusive quando existe a necessidade de abastecer de forma emergencial em postos desconhecidos.

Por vezes o filtro por ser rompido, o que de forma prática representa uma temeridade para quem quer economizar com o consumo de combustível. Além de entupir o sistema, também existe a chance de acontecerem desgastes de forma rápida e prematura, prejudicando de modo direto nas finanças automotivas. Não se pode ignorar o fato de que a injeção eletrônica também pode ficar danificada em níveis a se considerar de forma negativa, assim como a estrutura composta no carburador.

Vale ressaltar que os filtros se modificam de acordo com a sistemática de combustível. Por exemplo, quem tem carro que funciona com base de álcool precisa de filtro distinto ao comprar com os sistemas a gasolina. A questão da injeção eletrônica também deve ser levada em consideração à escolha do produto, assim como as estruturas de diesel que em termos práticos estão compostas de papel especial.

Os filtros são importantes no sentido de evitar com que aconteça a entrada de contaminantes no sistema. A oxidação acontece nas partes metálicas em pouco tempo nos sistemas a diesel que não possuem troca de filtro constante por causa do enxofre que existe nesse tipo de combustível. Sistemas avançados são desenvolvidos com drenagem que tem o trabalho e capacidade de separar a água do óleo diesel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *